3 investimentos para lucrar mesmo em cenários de crise financeira

Ao contrário do que muita gente pensa, momentos de crise financeira também podem oferecer grandes oportunidades. Vários fatores como as incertezas políticas, eventos econômicos e até mesmo mercados globais  impactam preços e taxas de juros, deixando alguns investimentos mais atrativos.

Já existiram situações de crise em nossa história, em que muitos investidores souberam aproveitar o momento e alcançaram suas recompensas. Um exemplo foi a Crise Global de 2008-2009, conhecida como bolha imobiliária, uma grande crise de crédito que se desencadeou nos Estados Unidos.

Naquele momento, muitos investidores abandonaram o mercado de ações e a bolsa de valores caiu cerca de 40%. A grande questão foi que, enquanto alguns investidores saíam do mercado, outros aproveitaram para investir em empresas de grande potencial, que estavam com preços acessíveis. Quando o pior passou, as empresas voltaram a se valorizar e muitos investidores alcançaram excelentes resultados.

Como fazer parecido para lucrar mesmo em cenários de crise financeira? Veja 3 sugestões nossas de investimentos para este momento!

Como investir em momentos de crise financeira?

Uma crise financeira não é só um momento de recessão e de redução de consumo. É também uma fase em que os mercados desenvolvem um grande potencial de crescimento a longo prazo.

Já que momentos de crise financeira podem representar grandes oportunidades, onde elas podem ser encontradas? Abaixo, separamos três tipos de investimentos que podem oferecer grandes chances de bons negócios, mesmo em momentos críticos. Confira!

1. Investimentos em Ações

O mercado de ações pode ser uma grande oportunidade para quem deseja realizar seus investimentos, em cenários críticos ou não. Em momentos de crise financeira, boas empresas podem ser negociadas com preço abaixo do valor praticado pelo mercado. Mas, ao mesmo tempo, possuem um grande potencial de crescimento.

Assim, o momento é ideal para avaliar a compra desses ativos para poder se beneficiar no futuro. Por isso, é importante ficar atento às oportunidades.

No entanto, caso você não possua conhecimento sobre o mercado de ações, é preciso investir de forma gradativa. Assim, você começa aplicando pouco dinheiro para, aos poucos, ir ganhando confiança para investir montantes maiores.

Busque conhecimento

Sempre busque informações sobre as empresas que deseja investir e também sobre o mercado em geral. Conhecimento é a chave para o sucesso no mercado de ações.

2. Investimentos em Renda Fixa

A Renda fixa também pode ser uma boa opção de investimento em momentos de crise financeira.  Em cenários onde a Selic (taxa básica de juros brasileira ) está baixa, mas com perspectiva de alta, pode ser interessante buscar investimentos atrelados a ela, pela possibilidade de bons resultados.

Vale lembrar que é sempre importante avaliar e conhecer melhor cada produto na hora de investir. Buscar modalidades que proporcionam ganhos reais além da inflação e custos de administração baixos pode ser uma excelente saída. Alguns exemplos de investimentos em renda fixa são os títulos públicos (Tesouro Direto), as Letras de Crédito (LCI e LCA) e os títulos privados (CDB).

3. Investimentos imobiliários

Investir no mercado imobiliário em momentos de crise financeira também pode ser uma boa saída. Se você souber aproveitar bem as oportunidades, poderá comprar imóveis a preços atrativos.

Em cenários críticos, as dificuldades financeiras assolam diversas áreas e, com isso, excelentes empreendimentos são colocados à venda por preços abaixo do valor de mercado. Quem possui recursos para compra à vista pode fazer grandes negócios

Em contrapartida, financiar imóveis em meio à crise pode não ser uma boa ideia, tendo em vista que as taxas de juros tendem a subir gradativamente à medida que a crise caminha para o fim. Vale lembrar, mesmo que a oportunidade pareça boa, é fundamental fazer uma análise criteriosa, avaliando fatores como a localização, custos e situação do país. 

Invista em diferentes modalidades

Você viu aqui três tipos de investimentos que podem te oferecer ótimas oportunidades, mesmo em momentos de crise. Mas isso não quer dizer que você deva escolher apenas um deles para aplicar seu dinheiro. Diversificar, ou seja investir em diferentes modalidades, é uma excelente forma de proteger seus investimentos, principalmente em momentos de crise financeira.

Quer descobrir como ganhar dinheiro com a queda das ações na bolsa de valores? Clique aqui e saiba mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.