analise tecnica explicada

Análise técnica explicada: como os analistas da Vexter operam?

De acordo com um dos mais importantes e bem-sucedidos investidores da atualidade, Warren Buffett, “o risco vem de você não saber o que está fazendo”. É por isso que estudar o mercado, traçar estratégias e conhecer seus próprios objetivos é tão importante quando o assunto é investir com confiança, potencializando ganhos e minimizando os riscos.

Identificar boas oportunidades para tomar decisões assertivas é o objetivo de todo investidor, mas o maior desafio está justamente na leitura e análise adequada do comportamento do mercado financeiro.

Convidamos o nosso time de analistas para explicar como transformam conhecimento em resultados concretos por meio da Análise Técnica da Bolsa de Valores. Continue a leitura para entender mais sobre a ferramenta que auxilia os traders nas negociações a partir do estudo dos preços!

O que é a Análise Técnica?

Também conhecida como Análise Gráfica, a Análise Técnica é uma das ferramentas mais utilizadas pelos investidores que operam na Bolsa de Valores a curto prazo. Baseada na observação da lei da oferta e procura, auxilia o trader a identificar padrões no comportamento do mercado em relação à compra e venda de ativos em dado período de tempo.  

Os fundamentos da Análise Técnica estão diretamente ligados à probabilidade estatística. Isso quer dizer que, a partir das tendências observadas e com o objetivo de fazer projeções para o movimento do preço das ações, os investidores utilizam indicadores nos gráficos.

Ao contrário da Análise Fundamentalista – em que cada segmento da empresa deve ser analisado a partir de sua especificidade – os critérios observados por meio dos gráficos antes da tomada de decisão são similares independente de qual seja o ativo.

Existem inúmeros ativos na Bolsa de Valores para se analisar, como ações, contratos futuros e índices, e todos eles passam por ciclos de alta, de baixa e de indefinição no mercado. O papel dos gráficos é justamente de indicar para o analista de investimentos ou para o trader essas tendências, o que auxilia na identificação de oportunidades e na tomada de decisão – inclusive, quando o(s) ativo(s) passa(m) por situações de maior indefinição.

O que os investidores precisam para dominar a Análise Técnica?

Uma das principais vantagens da Análise Técnica é a sua relativa facilidade de compreensão e aplicação. No entanto, o investidor deve ter em mente que até se acostumar com os gráficos e dominar a ferramenta, é preciso investir em conhecimento. Por isso, antes de mais nada, vale lembrar:

  • Busque conhecer mais sobre estatística: ao compreender as teorias relativas à probabilidade e frequência de ocorrência de eventos, ficará ainda mais fácil ler os gráficos e observar o que há por trás dos movimentos dos ativos;
  • Estude as técnicas utilizadas para analisar os gráficos: isso é, aplique o que você já sabe sobre estatística observando, na prática, os gráficos do mercado – que podem ser diversos, de acordo com as características que o trader pretende analisar: de ações, barras, tendência e candlestick (por ser bastante visual, costuma ser o padrão gráfico mais utilizado na Análise Técnica).

Como operar utilizando os gráficos?

Tendo a Análise Gráfica como referência, existem diversas técnicas que permitem ao investidor negociar os ativos no mercado, comprando ou vendendo-os. Por exemplo:

É possível montar operações a favor de uma tendência principal comprando um ativo que vem de um movimento de alta com a expectativa de que esse padrão continue. Também é possível montar operações contra a tendência, isso é, apostar em um ativo proveniente de um movimento de baixa acreditando em uma recuperação de curto prazo.

Para realizar a leitura correta dos gráficos, o trader também precisa conhecer seus elementos e significados:

  • Período ou frequência: essa variável traz informações relativas ao preço máximo e mínimo de um ativo em dado período de tempo, que pode compreender minutos, horas ou dias.
  • Preços considerados: outras variáveis, além do preço do ativo no momento de análise, também devem ser consideradas ao operar utilizando um gráfico. São elas:
    • Abertura: ao iniciar um novo período gráfico, é considerado o primeiro preço do ativo negociado pelo mercado.
    • Fechamento: indica o último preço do ativo ao término do período gráfico.
    • Máxima: é o preço máximo atingido por um ativo durante as negociações no período.
    • Mínima: é o menor preço do ativo negociado pelos investidores durante o período.
    • Volume: diz respeito ao valor total negociado no período gráfico em análise.

Apesar de intuitiva, a Análise Técnica demanda conhecimento do investidor que visa identificar boas oportunidades operando no mercado por meio dos gráficos. Se você deseja se aprofundar mais no assunto, aproveite para acessar e conferir o curso sobre Análise Técnica da Vexter.

Análise técnica explicada: como os analistas da Vexter operam?

Acompanhando padrões e tendências de negociação dos ativos no mercado por meio da Análise Técnica, os analistas da Vexter desenham estratégias consistentes para a tomada de decisão nos momentos oportunos – de forma a auxiliar o investidor a identificar boas oportunidades e a operar com mais confiança, sempre tendo em vista relação risco x retorno.

Por meio da plataforma de investimentos, os analistas definem as estratégias para gerenciamento de risco: a ideia é garantir uma boa experiência ao investidor e vida longa à sua caminhada no mercado financeiro, operando de maneira inteligente e consciente na tomada de decisão. 

Se o seu objetivo é aprimorar sua carteira de investimentos e operar com confiança em busca de boas oportunidade, não deixe de seguir as recomendações de analistas experientes.  A Vexter tem uma equipe completa de especialistas que acompanham todo o pregão para compartilhar análises com os seguidores. Cadastre-se gratuitamente na plataforma e venha conhecer mais sobre o trabalho do nosso time de analistas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.