5 motivos para seguir as recomendações de um analista de investimentos

6 minutos para ler

Buscar ajuda profissional é de extrema importância em várias áreas da vida e, com seus investimentos, não seria diferente. Não importa se você é um investidor experiente ou se está começando agora, acompanhar as recomendações de um Analista de Investimentos na hora de vender e comprar ativos na bolsa de valores pode te ajudar a ter grandes resultados.

De fato, no Brasil, muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho desse profissional. Muito se deve à cultura de investimentos do país, que costuma fazer suas aplicações financeiras por meio do banco, seguindo os conselhos do gerente, que ainda é a referência de “ajuda para lidar com o dinheiro” para muita gente.

Porém, o país segue um movimento forte de desbancarização, ou seja, os investidores têm saído dos bancos para investir em outras instituições. Então, quando o assunto é bolsa de valores, nada de gerente! É o Analista de Investimentos que deve ser a sua referência.

Que tal descobrir por que ele é o mais capacitado para interpretar os movimentos deste mercado? Abaixo, confira 5 motivos para contar com o apoio de um Analista de Investimentos na hora de investir!

O que faz um Analista de Investimentos?

Um Analista de Investimentos analisa as condições econômicas de um país e das empresas que estão no mercado de ações. A partir desse estudo, eles fazem projeções do preço-justo de um ativo e apontam oportunidades de compra, venda ou manutenção.

Por conta desse tipo de trabalho, o Analista de Investimentos é o que está mais qualificado para oferecer suporte a um investidor. Contar com as análises desse profissional é ter mais segurança na tomada de decisão para realizar mudanças de rota e ativos quando necessário.

Qual é a diferença entre uma análise técnica e uma análise fundamentalista?

Os Analistas de Investimentos focam em diferentes dados para tomar as suas decisões e apontar oportunidades. As duas principais diferenças entre essas análises podem ser categorizadas em: análise técnica e análise fundamentalista. Continue a leitura para compreender melhor no que se baseia cada uma:

Análise técnica

A análise técnica é o estudo dos gráficos da variação dos ativos. Os analistas que utilizam esse procedimento não avaliam os fundamentos de uma empresa, pois acreditam que esses dados já estão condensados no preço de uma ação.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é o estudo de fatores econômicos (fundamentos). Um analista fundamentalista foca no balanço patrimonial, na demonstração do fluxo de caixa e na demonstração de resultados de uma empresa.

5 motivos para seguir as recomendações de um Analista de Investimentos

1. O Analista de Investimentos é um profissional certificado

Para se tornar um Analista de Investimentos, o profissional precisa ser aprovado em uma prova da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). A certificação é chamada de CNPI e possui algumas variações para técnico e fundamentalista.

O profissional só pode atuar como Analista de Investimentos e realizar recomendações quando aprovado nessa certificação. Sendo assim, ele estudou e se preparou para interpretar especificamente o mercado financeiro e para traçar estratégias que vão te ajudar em seus investimentos.

2. Possui experiência de mercado

Além de ter se capacitado para interpretar os movimentos do mercado, o Analista de Investimentos estuda todos os dias o ambiente da bolsa de valores. Então, é bem provável que ele já tenha vivenciado diferentes tipos de circunstâncias e, com isso, adquirido experiência para lidar com cada uma delas.

Essa vivência pode contribuir de maneira muito positiva para seus investimentos. Sendo assim, procurar saber sobre a experiência do profissional é muito importante para fazer uma boa escolha do Analista de Investimentos que você vai seguir as recomendações.  

3. Entende os aspectos técnicos da análise

Existem diferentes indicadores que são levados em consideração na hora de fazer uma análise. Muitas pessoas até entendem esses conceitos, mas acham difícil interpretar os indicadores.

Já o Analista de Investimentos é um especialista nisso e pode te entregar uma análise completa sobre o comportamento de um ativo. Esse profissional é preparado para realizar análises. Ele possui técnicas para interpretar as oscilações do mercado e identificar tendências para entender a melhor hora de comprar ou vender um ativo.

4. Acompanha o mercado diariamente

O Analista de Investimentos acompanha o mercado em tempo integral. Ele vive esse ambiente todos os dias, seus olhos já estão mais que acostumados a encontrar pontos importantes para realizar uma análise bem feita.

Esse acompanhamento diário faz com que o Analista de Investimentos consiga encontrar várias operações que, muitas vezes, o investidor não localizaria sozinho. Por isso, mesmo se você souber fazer suas próprias análises, contar com a opinião de um profissional pode trazer uma visão importante para completar suas conclusões.

5. Interpreta as informações de maneira correta

Diversos eventos podem impactar no preço de um ativo e interpretar os impactos do que acontece no Brasil e no mundo não é uma tarefa simples. Principalmente em uma época em que as fake news (notícias falsas) são disseminadas com tanta força, saber interpretar as informações da forma correta é fundamental para tomar decisões equilibradas. Contudo, os analistas de investimentos estão sempre atentos ao mercado e aos acontecimentos, por isso, conseguem interpretá-los de forma que não prejudique suas recomendações. 

Como consultar um Analista de Investimentos?

Agora que você entendeu a importância de contar com o apoio do Analista de Investimentos na bolsa de valores, vamos entender como ter acesso a esse profissional. Os analistas de investimentos podem trabalhar para uma empresa que oferece os serviços de análise e recomendação (como a Vexter, que além de ser uma plataforma de social trading, também possui uma área de análise muito bem estruturada).

Dessa forma, quando você contrata o serviço desse tipo de empresa, você poderá receber as recomendações enviadas por eles. Além de ter outras vantagens, como poder participar de um chat ao vivo com os analistas de investimentos durante o horário do pregão para tirar suas dúvidas.

Ter o apoio de um profissional certificado e experiente pode fazer toda a diferença nos resultados dos seus investimentos. Por isso, não perca tempo! Encontre um profissional qualificado e experiente para te ajudar.

Quer acompanhar as recomendações do nosso time de análise e ainda aproveitar todas as vantagens da plataforma durante 15 dias grátis? Cadastre-se agora mesmo e aproveite!

Posts relacionados

Um comentário em “5 motivos para seguir as recomendações de um analista de investimentos

Deixe um comentário