Regras para investir com disciplina em aplicações financeiras

Muito se fala sobre a importância de ter disciplina para ter sucesso nas aplicações financeiras, o que é uma grande verdade. Investir pode ser uma tarefa que desafia suas emoções, principalmente quando se trata de renda variável. Por isso, é preciso ter disciplina para manter o controle emocional e conquistar bons resultados.

Porém, ter uma postura disciplinada pode ser um grande desafio. Então, como conquistá-la?

Quer ajuda para se tornar um investidor mais disciplinado? Confira algumas regras para ter sucesso em suas aplicações financeiras! 

Regra 1: Mantenha o foco nas aplicações financeiras

Ter foco é muito importante em qualquer tarefa que você pretende executar e com os investimentos não seria diferente. Você precisa se manter concentrado para atingir seu objetivo.

Mesmo que algo no caminho não saia como esperado, concentre-se na sua estratégia e no seu plano de investimento, em vez de se concentrar apenas nas coisas que não deram certo. A sua forma de enxergar as oportunidades perdidas também vai te ajudar a manter o foco.

Regra 2: Mude sua percepção sobre as oportunidades perdidas

Quando o assunto são aplicações financeiras, a incapacidade de aceitar uma perda tem um potencial imenso de causar danos psicológicos no investidor. Portanto, para conseguir investir com disciplina, você não pode deixar oportunidades perdidas te afetarem.

Para aprender a não sofrer com a perda da oportunidade “perfeita”, você precisa começar a enxergar as coisas de um outro ponto de vista. Entenda que os mercados estão em movimento perpétuo e, enquanto o preço continuar mudando, sempre haverá outra oportunidade. Tendo isso em mente, você poderá identificar o que precisa fazer para melhorar nas próximas vezes.

Regra 3: Saiba lidar com prejuízos

Falamos acima sobre perder oportunidades. Mas e se você conseguir aproveitá-las e, ainda assim, o resultado não for como esperado, qual será a sua postura?

Um investidor disciplinado precisa saber lidar com prejuízos e existem dois componentes mentais que podem ajudar. O primeiro deles é a sua compreensão de que aceitar as perdas é essencial.

Quando você parar de querer evitar os prejuízos e entender que eles são parte do mercado, você mudará a sua perspectiva e saberá lidar melhor com eles. O segundo é mudar suas definições sobre o que significa perder.  

Lidar com as perdas te fará investir melhor

Perdas não diminuem você como pessoa. Ao contrário, lidar com elas te fará um investidor muito melhor. Afinal, você estará psicologicamente preparado para aproveitar outras oportunidades.

Por fim, as perdas precisam ser consideradas no seu plano estratégico e você pode utilizar técnicas de gestão de risco para que seu resultado final seja muito melhor.

Regra 4: Comece com pouco

Um investidor disciplinado não vai com muita sede ao pote em suas aplicações financeiras, ele vai avançando passo a passo. Começar pequeno e ir crescendo gradualmente é um verdadeiro exercício de disciplina, que traz consigo importantes benefícios psicológicos.

Você precisa construir uma base de confiança em si mesmo e nas recomendações dos analistas de investimento que você está seguindo, eles te ajudarão a identificar a melhor hora para comprar e vender um ativo. Nada melhor para atravessar esse processo do que começar com operações menores.

Regra 5: Pratique antes de começar para valer

Investir com disciplina também envolve prática no mercado. Não é nenhum segredo que a bolsa de valores é um ambiente diferente do que muitos estão acostumados e exige conhecimento específico.

Contudo, além de estudar este mercado, você precisa praticar. A melhor forma de fazer isso é em um simulador.

Nele, você faz operações como faria na bolsa, mas não usa dinheiro de verdade. Assim, você pode treinar até ganhar confiança para operar no mercado real.

Simuladores são para todos

Vale lembrar que o simulador não é só para investidores iniciantes. Quem já possui experiência e está voltando a investir na bolsa, também pode aproveitar os benefícios de praticar um pouco antes de recomeçar.

Regra 6: Opere com objetividade 

Mesmo que sua estratégia para operar na Bolsa pareça perfeita, uma notícia divulgada pela imprensa pode mudar completamente o rumo de uma operação. Por isso, operar com objetividade é fundamental.

Suas operações precisam seguir um objetivo e você deve saber agir rápido de acordo com as situações. Portanto, investir com disciplina é uma postura que você precisa desenvolver dia após dia.

Alguns investidores já possuem essa habilidade naturalmente, outros lutam para conquistá-la. Independente do tipo de investidor você é, certamente vai perceber a grande diferença de ser disciplinado em suas aplicações financeiras. Seus resultados serão melhores e sua experiência como investidor também.

Gostou das regras para investir com disciplina em aplicações financeiras? Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.