carteira de investimentos carteira de investimentos

Como montar uma carteira de investimentos de sucesso

5 minutos para ler

Sabemos que quando falamos de investimentos, um dos maiores dilemas é definir uma carteira de investimentos adequada. Há uma grande quantidade de produtos financeiros ofertados e cada um deles possui suas próprias regras e possibilidades de rentabilidade.

Se olharmos apenas para Bolsa de Valores, existem vários mercados e cada um deles é focado em ativos específicos. O mercado de ações, por exemplo, possibilita investir em ações de empresas e lucrar recebendo dividendos. Isso significa que você passa a receber parte do lucro que a empresa distribui aos acionistas.

Diante de tantas possibilidades de investimentos, existem algumas dicas importantes que podem te ajudar a tomar as melhores decisões. Quer descobrir como montar uma carteira de investimentos de sucesso? Confira a seguir!

O que é uma carteira de investimentos?

A carteira de investimento é o nome dado ao conjunto de investimentos que você escolheu para aplicar o seu dinheiro. Isso inclui tanto os ativos de renda fixa quanto os de renda variável.

Em linhas gerais, ela funciona de forma similar a um portfólio de um artista onde estão todos os seus trabalhos. Só que a carteira de investimentos é composta pelos seus produtos financeiros e o objetivo dela é fazer que o seu patrimônio financeiro se valorize cada vez mais.

Conheça seus objetivos e seus prazos

A primeira coisa que você precisa ter em mente para montar uma boa carteira de investimentos é ter os seus objetivos bem definidos.

Como já falamos, cada investimento tem seu próprio prazo e possibilidade de rentabilidade. Por isso, o que vai definir quais são os produtos mais adequados para você são as suas metas. Quem manda é você!

Vamos supor que você tenha como objetivo conseguir uma renda extra a médio e longo prazo. Nesse caso, investir em ações que geram dividendos pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você pretende utilizar o seu lucro para realizar uma viagem no próximo mês, talvez seja mais interessante os ativos com maior liquidez.

Então, tenha sempre em mente duas perguntas chaves: 

  • O que eu pretendo fazer com o lucro do meu investimento? 
  • Essa meta precisa ser alcançada em quanto tempo?

Conheça seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos

Assim como é importante saber seus objetivos para definir quais os melhores investimentos, também é importante saber o seu perfil de investidor para montar uma carteira de investimento adequada.

Todo investimento envolve riscos, mas dependendo de qual for o investimento o risco pode ser maior ou menor. E quando falamos de dinheiro, nem todo mundo está disposto ou tem condições para explorar os produtos mais arriscados.

Entender quais investimentos se adequa melhor ao seu perfil faz com que você opere com mais confiança e pode te trazer resultados mais satisfatórios.

Conservador

Esse perfil acomoda aqueles investidores que procuram solidez, segurança e não se sentem confortáveis com riscos. Os investimentos mais adequados são os títulos de renda fixa. Ao montar a sua carteira, esse tipo de investidor costuma procurar modalidade de baixo risco, mesmo que a rentabilidade não seja tão alta.

Moderado

Os investidores de perfil moderado procuram investimentos que tenham mais segurança, mas também estão dispostos a se arriscar um pouco em troca de uma maior rentabilidade. Isso acontece pois os ativos que apresentam mais riscos geralmente são mais rentáveis. A carteira de investimento desses investidores costuma ser bem equilibrada entre renda fixa e renda variável.

Agressivo

Já os investidores agressivos são aqueles com maior tolerância ao risco. Eles costumam valorizar muito a rentabilidade – mesmo sabendo que, proporcionalmente, os riscos assumidos serão maiores. Ele lida bem com as variáveis do mercado porque tem a consciência de que, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno. Suas carteiras de investimento costumam ser formadas, em grande maioria, por investimentos de renda variável.

Diversifique sua carteira de investimentos 

É importante te lembrar que não é recomendado deixar todo o seu dinheiro investido em apenas um ativo financeiro.

A diversificação da carteira de investimentos é importante, pois ela pode aumentar a possibilidade de rentabilidade ao assumir um determinado risco. Além disso, uma carteira de investimentos diversificada também pode amortecer os riscos das suas operações.

Com certeza você já ouviu a frase: “Nunca coloque todos os ovos em uma cesta só”. Pois bem, quando você investe em ativos de diferentes setores, caso algum deles seja afetado pela dinâmica econômica e tenha perdas, os outros te ajudaram a diluir esses riscos. A perda na sua rentabilidade será menos brusca.

Mantenha-se informado sobre o mercado financeiro

Essa dica é sem dúvidas uma das mais importantes. Se manter informado sobre o mercado financeiro é um passo essencial para tomar decisões mais assertivas.

Para montar uma carteira de investimentos de sucesso você precisa entender o que está movimentando o mercado, seja para saber no que investir ou até do que manter distância.

Em todo caso, acompanhar as principais notícias financeiras é um passo chave para quem deseja se tornar um grande investidor, afinal de contas, a gente só domina aquilo que conhecemos, certo?

Se você quer se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado, assine nossa newsletter. Toda segunda-feira enviamos um e-mail com as principais notícias que movimentaram a economia, de forma simples e descomplicada. Vale a pena acompanhar!

Posts relacionados

Deixe um comentário