Como usar a Vexter para começar a investir na Bolsa de Valores?

6 minutos para ler

Se tem uma coisa que é democrática hoje em dia é a possibilidade de começar a investir, você já parou para pensar nisso? Acredite: existem inúmeras modalidades à disposição de qualquer investidor – desde aquele que acabou de começar, até o mais experiente. Há espaço para todos, inclusive para quem não dispõe de mais de R$ 100 para entrar na Bolsa de Valores.

Não é necessário ser um investidor experiente e nem mesmo ter que passar a maior parte do dia analisando o mercado, desde que você tenha à sua disposição os recursos adequados – como paciência, vontade de aprender e persistência. Afinal, investir em renda variável pode ser mais interessante do ponto de vista da rentabilidade – mas é igualmente mais arriscado também.

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar começar a investir melhor e com mais confiança. Quer descobrir quais recursos podem auxiliá-lo nesse processo? Basta seguir a leitura!

Aprenda como começar a investir com nossos conteúdos

O primeiro passo para quem está começando sua caminhada no mercado de investimentos é estudar. Infelizmente (ou felizmente – e você verá por que) não é possível fugir disso e nem pular etapas.

Se você dispõe de conteúdos e ferramentas adequados, interativos e realmente úteis, esse processo de aprendizagem se torna muito proveitoso – e, mais ainda, prazeroso. Afinal, o objetivo é que você adquira a bagagem necessária para se tornar um investidor de sucesso.

Então, antes de mais nada, conheça um pouco mais sobre os investimentos em renda fixa e variável – bem como a importante relação entre risco e retorno; saiba por que a poupança não é um investimento interessante (para alguns investidores, ela não é considerada nem mesmo um investimento!); e entenda o que é realmente importante na hora de analisar as empresas nas quais você possui interesse em investir.

A Vexter é uma plataforma de investimentos completa – com conteúdos voltados para todos os públicos, desde quem acabou de começar, até para quem já é super experiente no assunto. Aproveite!

O mercado de ações

Um tópico importante para abordarmos aqui é o mercado de ações – o maior da Bolsa de Valores Brasileira – a B3 – e o mais procurado por quem deseja investir em renda variável. Ele é o ambiente no qual são negociados os títulos emitidos por empresas, os quais representam uma parcela do capital social daquela companhia.

Ao emitir essas ações, as companhias captam recursos para fomentar o seu negócio, ou para elevar seu fluxo de caixa. Dessa forma, o comprador do papel se torna um sócio da empresa onde investiu. 

O investidor que adquiriu ações pode lucrar tanto com a venda dos papéis como por meio do recebimento dos proventos (espécie de benefícios pagos aos acionistas, como os dividendos). 

O importante é sempre levar em consideração que, no mercado, risco e retorno são proporcionais; portanto, quanto mais rentável for um investimento, maiores são também os riscos envolvidos na operação..  

Como adquirir mais confiança na tomada de decisão?

Como sabemos, a Bolsa de Valores não funciona como um jogo ou uma aposta – é preciso saber exatamente o que se está fazendo para maximizar as chances de lucro. Afinal, utilizar do “achismo” pode te levar a fazer escolhas erradas e até mesmo a perder dinheiro.

Portanto, para tomar as decisões com mais confiança, é preciso investir em conhecimento, acompanhar o mercado financeiro e praticar. Sempre!

baixar simulador de investimentos na bolsa gratuitamente

Nessa trajetória, você pode lançar mão de alguns recursos para te auxiliar. Um deles é o nosso simulador da Bolsa de Valores, disponibilizado gratuitamente no aplicativo da Vexter. Lá, você encontra a análise de mais de 80 ativos – e pode praticar à vontade, sem se preocupar em colocar o seu dinheiro de verdade em risco.

A plataforma oferece a oportunidade de simular seus investimentos da forma mais realista possível, como se você realmente estivesse operando na B3 em tempo real. Por meio dela, é possível enviar ordens de compra e venda, acompanhar sua carteira de investimentos e estabelecer um stop loss e stop gain, que são os limitadores de perda e ganho. 

O Simulador da Bolsa de Valores é interessante até mesmo para um investidor experiente, já que, por meio dele, é possível testar e montar novas estratégias. 

Passo a passo para começar a investir

  1. Defina seus objetivos

Agora é hora de colocar a mão na massa. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo – bem como o que você deseja alcançar com seus investimentos.

Essa etapa é importante para que você tenha clareza de onde está agora, onde pretende chegar, e, principalmente, quais ferramentas e alternativas ideais para que você percorra esse caminho com confiança – maximizando seus resultados.

  1. Conheça o seu perfil de investidor

Essa etapa é tão importante quanto à primeira, e a complementa. Conhecer suas características, sua tolerância ao risco e como você pretende traçar sua rota no mercado financeiro o ajudará a entender em qual categoria você se enquadra como investidor (conservador, moderado ou arrojado).

Com base no resultado, obtido após o preenchimento de um questionário, você saberá quais produtos são mais adequados para o seu perfil (processo também conhecido como suitability).

  1. Abra sua conta em uma corretora de valores

Para comprar um ativo, é preciso ter uma conta ativa em uma corretora de valores – instituição responsável por intermediar o processo de compra e venda das ações que você vier a realizar por meio do Home Broker.

Pesquise e escolha uma corretora de confiança, que seja registrada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

  1. Escolha seus ativos e envie a ordem de compra

Após entender quais são os melhores produtos de acordo com suas características, escolha os seus ativos e papéis nos quais deseja investir.

Escolha feita, você pode emitir as ordens de compra e venda por meio de uma plataforma de investimentos, como a Vexter. Depois, é só acompanhar o desempenho da sua aplicação. 

Como você percebeu, essa não é uma operação muito complicada. O “pulo do gato”, porém, está na escolha de quais ações investir.

Comece agora mesmo!

Não espere mais tempo para começar a fazer o seu dinheiro render e a trabalhar para você. Por meio do aplicativo da Vexter, você conta com o diferencial de poder operar de forma prática e intuitiva na Bolsa de Valores – sem contar que, lá, encontra em um só lugar tudo que precisa para investir cada vez melhor.

Queremos oferecer a melhor experiência possível para você – então não deixe de consultar nossos conteúdos e comece a treinar agora mesmo em nosso simulador da Bolsa de Valores: basta baixar gratuitamente o app da Vexter nas lojas virtuais.

Posts relacionados

Deixe um comentário