Aprenda como investir na bolsa de valores de forma simples e prática

Tempo de leitura: 4 minutos

Para muitas pessoas, investir na Bolsa de Valores ainda é um mistério. Se você é uma delas, não se preocupe!

Fazer uma aplicação pode até parecer complicado no começo, porque são vários detalhes que você precisa se atentar. Porém, quando você pega a prática, tudo se torna quase automático. É como dirigir ou andar de bicicleta: até você aprender parece uma tarefa complicada demais, mas depois torna-se simples.

Além disso, a gente sabe que, às vezes, o mercado usa uma linguagem complicada demais. Por isso, simplificamos o processo de investir na bolsa de valores e fizemos este post para te ajudar.

Vamos começar vendo algumas dicas para aprender a investir na Bolsa de Valores? Aprenda a fazer seus investimentos com este artigo!

Comece pela parte obrigatória

Abrir conta em uma corretora é essencial para quem quer investir na Bolsa de Valores. Afinal, ela será a ponte entre você e os seus investimentos.

Não podemos deixar de ressaltar a importância dessa escolha, já que a corretora terá todos os seus dados, além da custódia do seu dinheiro. Por isso, selecione com cuidado! Procure por uma instituição idônea, que te ofereça segurança e um bom atendimento.

Se você não é um expert, busque suporte

Se você não entende sobre análise de ações, nossa dica é não investir sozinho. Existem diversas empresas que oferecem o serviço de análise. Assim, você recebe recomendações profissionais sobre a melhor hora para comprar ou vender uma ação ou um contrato futuro.

​Investir com suporte te ajudará a obter melhores resultados e a não contar com a sorte para ter lucro. Afinal, a bolsa não é um cassino e devem existir estratégias por trás de cada decisão, sendo elas as responsáveis pelo seu sucesso!

Invista de acordo com seu perfil

A corretora de valores e a casa de análise são empresas que podem te ajudar a investir na Bolsa de Valores. Mas não adianta fazer boas escolhas dessas instituições se você não respeitar o seu perfil de investidor.

Existe o investidor que é mais arrojado e investe com mais foco em lucro, o moderado que está no meio termo, e o conservador, que mantém o foco na segurança. Cada investidor é diferente e, por isso, é preciso entender o seu perfil para saber quais são os melhores investimentos para você.

Entenda como funciona o Home Broker

O Home Broker é o ambiente virtual que te permite comprar e vender uma ação. Ele é a ferramenta básica para fazer operações na bolsa. Algumas empresas possuem HBs mais simples, outras HBs mais complexos, mas a essência é a mesma em todos eles.

Na hora de fazer suas operações, é preciso entender algumas expressões que podem aparecer no Home Broker. Veja algumas abaixo:

Powered by Rock Convert

  • Ativo: é a ação que se deseja operar. É indicado o nome do ativo pelo seu código, por exemplo: PETR4, representando ações da Petrobras.
  • Ordem normal: preço que você pretende pagar por cada ação.
  • Ordem a mercado: preço que o mercado está negociando.
  • Preço de Envio: é o comando com o valor que você pretende pagar pela ação.
  • Preço de Execução: preço pelo qual o ativo foi comprado/vendido (dependendo da operação).
  • Quantidade: número de ações que você quer adquirir.
  • Stop ou Objetivo:  preço programado para limitar os seus prejuízos (Stop) ou ganhos (Objetivo), encerrando as operações automaticamente.

Investindo na Bolsa de Valores em 5 passos básicos

É hora de parar de falar de teoria e ir para a prática! Abaixo, você conhecerá como funciona uma operação na Bolsa de Valores dentro da plataforma Vexter. Veja como é simples e rápido:

1. Faça login na plataforma

2. Acesse a aba mercado

3. Encontre a ação quer negociar e clique em comprar

4. Preencha as informações da ordem de compra

5. Clique em enviar a ordem

Pronto!

Você terá adquirido as ações da empresa que escolheu e na quantidade definida. Se você estiver na plataforma Vexter, poderá ver todos os ativos que comprou na aba “Carteira”.

Vale lembrar que, antes de fazer uma operação real, você precisa transferir dinheiro para sua conta na corretora de valores. O que não tem nenhum mistério. Basta fazer uma TED (Transferência Eletrônica Disponível), que é uma transação simples feita pelo banco. A maioria das pessoas já está acostumada a fazê-la em outras circunstâncias.

Investir na Bolsa de Valores não é nenhum bicho de 7 cabeças. Principalmente se você investe por meio de uma empresa que te oferece simplicidade e agilidade. Quando começar a fazer suas operações, sempre que sentir dificuldade, lembre-se que no começo é mais difícil. Mas com o tempo você pega a prática. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

Quer aprender mais sobre investimentos na Bolsa de Valores? Acesse o nosso simulador de investimentos para aprender na prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *