Como economizar dinheiro para investir?

Tempo de leitura: 6 minutos

Como economizar dinheiro? Essa parece ser uma pergunta simples, mas representa um hábito que pode ser difícil de ser colocado em prática.

No entanto, com organização e determinação é possível economizar. E mais ainda: investir para realizar seus sonhos.

Afinal, independente do que você estiver buscando, investir dinheiro irá potencializar o seu capital. Mas muita atenção: guardar dinheiro é diferente de investir.

Por quê? Descubra tudo o que é necessário saber sobre este assunto!

Guardar x investir dinheiro

​Antes de falarmos sobre como economizar dinheiro para investir, você precisa entender um conceito muito importante: guardar dinheiro e investir são coisas distintas. Vamos pensar em uma situação prática para esclarecer melhor essa ideia.

Quem nunca guardou dinheiro em um cofrinho pelo menos conhece alguém que já fez isso. O famoso porquinho, geralmente abastecido de moedas, pode ser útil para quem está começando a aprender sobre educação financeira. Porém, quem coloca dinheiro no cofre não está investindo, apenas guardando, porque o dinheiro no porquinho não rende, não multiplica, ou seja, não trabalha para você.

Deixar o dinheiro no banco é bem similar

Da mesma forma, quando você deixa o dinheiro guardado no banco, ele provavelmente irá utilizá-lo para realizar atividades em benefício da instituição, como o empréstimo. Ao guardar dinheiro no cofre ou no banco, o seu dinheiro não rende, ou rende muito pouco. Portanto, o segredo está em investir em alguma modalidade que te ofereça bons retornos.

Agora que você já entendeu a diferença entre guardar e investir dinheiro, vamos para a parte prática: como economizar para investir? Separamos alguns passos abaixo que vão te ajudar.

Como economizar dinheiro para investir

1. Faça um raio-x das suas finanças

O primeiro passo é fazer um raio-x das suas finanças. Entenda ao certo como está a sua situação financeira.

Comece pensando em quanto você ganha e quanto você gasta. Quais são suas despesas recorrentes, aquelas que você sempre tem, e quais são as esporádicas, aquelas que só aparecem de tempos em tempos.

Suas contas estão em dia ou estão atrasadas? Você tem dívidas que precisa quitar? Tome nota de tudo! Depois disso, vamos ao próximo passo.

2. Defina os seus objetivos

Definir os seus objetivos é muito importante na hora de se organizar financeiramente.Você precisa saber ao certo o que está buscando e quanto custa o que você deseja.

Por exemplo: você quer comprar um carro novo. Quanto isso vai custar? Cada objetivo tem um preço e é preciso conhecê-lo para correr atrás dele.

Definir o seu objetivo também te ajuda a ter mais determinação para fazer as mudanças financeiras necessárias para conquistar o que almeja. Por exemplo, se você tiver em mente que todo o esforço de economizar dinheiro vai te ajudar a comprar o carro que você tanto quer, você terá mais força de vontade. Fica a dica!

3. Monte um planejamento financeiro

Powered by Rock Convert

Depois de entender seu panorama financeiro, você precisa se planejar. Isso mesmo, se organizar para o que está por vir. Só assim você vai conseguir economizar dinheiro para investir no futuro.

Veja se você consegue separar um valor mensal para investir. Se não couber no orçamento, avalie onde você pode cortar gastos.

Esse passo pode exigir esforço, mas é importante abrir mão de algumas coisas para conquistar outras. ​ Uma rotina com muitos gastos pode trazer uma sensação de conforto no curto prazo, mas a longo prazo pode ser prejudicial. Você aproveita o hoje mas não cuida do amanhã.

Mantenha o equilíbrio

É preciso manter o equilíbrio. Caso queira, deixe 10% do orçamento para lazer.

Nós fizemos um post no Instagram com uma sugestão de divisão de orçamento com um gráfico de pizza. Esse tipo de planejamento varia de caso para caso, mas é uma boa sugestão para guiar a sua estratégia.

4. Quite as suas dívidas

Se você possui dívidas em aberto e está na dúvida se é melhor quitá-las ou economizar dinheiro para investir, saiba que é aconselhável quitar as dívidas primeiro. Afinal, elas podem gerar juros muito altos. Portanto quitar seus débitos é muito importante para se organizar e manter sua saúde financeira em dia.

Você pode procurar a empresa detentora da dívida no próprio SPC/Serasa e tentar renegociar. É comum haver descontos e boas propostas para pagamentos.

​Lembre-se apenas de, em caso de parcelamento, verificar se o valor mensal cabe no seu bolso. Caso contrário, você pode acabar se enrolando e piorando a situação.

5. Separe um valor para guardar

Depois de colocar tudo em ordem, é hora de pôr em prática o que você planejou: economizar dinheiro todo mês. Na fase de planejamento, você definiu um valor mensal que iria separar por mês. Agora, mãos à obra!

Pague a si mesmo primeiro. Separe pelo menos 10% de tudo que você ganha mensalmente e considere esse valor como se fosse uma despesa que você paga a si mesmo antes de pagar aos outros. Respeitar o que você se propôs é de extrema importância.

O ideal é que você separe esse dinheiro do restante, para evitar confusões e tentações que podem te levar à gastá-lo. Assim, você não deixa de cumprir o plano que você fez para si mesmo e também para sua família.

A poupança não é indicada

No começo, você pode deixar seu dinheiro em um título público até conseguir um valor interessante para começar a investir. Não se esqueça que o rendimento da poupança é muito baixo e ela não é indicada como investimento.

6. Invista o valor que guardou

Depois que você conseguiu economizar dinheiro e construiu sua reserva, é hora de finalmente se tornar um investidor. A quantia necessária para investir vai depender de onde você vai aplicar seu dinheiro. Vamos te dar algumas opções de investimentos para que você possa avaliar cada uma delas e escolher a melhor para você:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Tesouro Direto;
  • Ações negociadas na Bolsa de Valores;
  • Letras de Crédito (LCI e LCA);
  • Fundos de investimento.

Agora, você já sabe como economizar dinheiro para investir. Queremos te lembrar que, com organização, é possível alcançar grandes sonhos. Não desista de correr atrás do que você quer. ​​

Que tal começar a se organizar para colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática? Precisa tirar alguma dúvida? Fale direto com a gente deixando um comentário no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *