como economizar dinheiro como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro de forma eficiente

7 minutos para ler

Você é daqueles que sofrem no final do mês com a conta zerada? Então precisa ler as dicas que separamos para você sobre como economizar dinheiro.

O sonho de muitos brasileiros é ter uma vida financeira mais tranquila, sem sufocos em relação ao dinheiro e com a conta-corrente no saldo positivo no final do mês. 

Mas saiba que é possível economizar dinheiro através de simples hábitos no dia a dia para terminar o mês mais tranquilo financeiramente. Confira a seguir!

Como economizar dinheiro?

Sem dúvida, não existe uma receita pronta que ensina como economizar dinheiro, mas algumas ações que podem ser realizadas diariamente têm muito peso sobre nossa situação financeira no final do mês. 

Pensando nisso, vamos mostrar um passo a passo para economizar dinheiro e viver sem sufocos. Veja:

Anote todas as despesas principais

Existem algumas contas e boletos que não podemos deixar de pagar de jeito nenhum, além disso, também existem alguns gastos fundamentais para a nossa sobrevivência. 

Portanto, faça uma anotação sobre todos os seus gastos mensais com ordem de prioridade e importância, como aluguel, alimentação, transporte, entre outros.

Você pode usar papel e caneta para anotar essas despesas ou usar alguma ferramenta online que registra os seus gastos essenciais. 

Crie metas e objetivos

Após registrar suas principais despesas, agora é a hora de estabelecer metas e objetivos que deseja cumprir depois de economizar dinheiro. 

Os objetivos também precisam ser determinados para te encorajar a economizar dinheiro e motivar as mudanças de hábitos financeiros na sua rotina. 

As metas podem ser traçadas por porcentagem em relação ao seu salário, como 40% para gastos essenciais, 10% para pagamento de dívidas e 5% para gastos não-essenciais (lazer e compras). Esse é apenas um exemplo, então procure adaptar as porcentagens levando em consideração o seu salário e gastos mensais.

Vale ressaltar que as metas são tarefas menores que te levam com mais facilidade até os seus objetivos. 

Corte os gastos desnecessários

Quem está aprendendo como economizar dinheiro precisa cortar os gastos desnecessários, ou seja, aquela blusinha que estava em promoção ou aquele jogo de celular que não vai te fazer falta. 

Procure ser firme em relação aos gastos desnecessários e corte-os sempre que a resposta for não para as perguntas: Eu realmente preciso disso? É essencial para minha vida? Posso comprar agora?

Ainda que sejam pequenos valores, esses gastos fazem grande diferença no final do mês. Então evite o quando puder!

Gaste menos do que você ganha!

Se uma pessoa ganha $3.000, então ela não pode gastar $3.500 ou $5.000 utilizando o cheque especial e o cartão de crédito. 

O ideal é gastar menos do que você ganha de salário fixo, mas como isso é possível? Se você utilizar planilhas de gastos ou aplicativos de controle financeiro, então, conseguirá lidar melhor com essa situação.

Essas tecnologias ajudam a ter consciência sobre o valor do seu salário e as despesas que precisa pagar e, consequentemente, te ajudam a economizar. 

Menos prazos, mais à vista!

O cartão de crédito pode ser uma boa alternativa quando utilizado da maneira correta e quando você consegue pagar a fatura em dia sem juros. 

Porém, o cartão de crédito pode ser um vilão para muitos brasileiros que possuem orçamento apertado, extrapolam o limite do crédito ou sofrem com juros quando não pagam em dia. 

Portanto, o ideal é pagar todos os seus gastos à vista para não se atrapalhar com anuidade ou juros altos do cartão de crédito. Essa é uma ótima forma de economizar dinheiro!

Evite fazer dívidas 

Quem está procurando saber como economizar dinheiro precisa evitar fazer dívidas. Não caia na ilusão que o pagamento a longo prazo parcelado fará você economizar.

Isso porque a maioria das compras parceladas possuem juros por mês e taxas altíssimas de atraso da conta. 

A situação ideal é comprar à vista, sem parcelamento e sem juros. Dessa forma, você não compromete seu dinheiro com parcelas intermináveis. 

Pague suas contas em dia

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Pague suas contas em dia, antes ou na data do vencimento. 

O ideal é pagar todas as despesas necessárias no dia que cai o seu salário para não comprometer seu dinheiro com gastos dispensáveis. 

Essa é uma ótima forma de evitar atrasos por esquecimento e juros e multas.

Faça compras baratas

Se você está procurando economizar dinheiro, então que seja economizando através de pesquisas e comparações de preços para encontrar as melhores opções para o seu bolso. 

Existem muitos produtos baratos que possuem alta qualidade, só é preciso pesquisar bastante! 

Lojas de departamentos, saldões, leve 1 pague 2, entre outras promoções são bem-vindas nessa sua mudança de comportamento financeiro. 

Qualquer forma de economia, mesmo que pequena, será válida para o seu futuro e bem-estar financeiro.

Considere aumentar sua renda

Uma ótima forma de economizar dinheiro é aumentando sua renda para ajudar com as despesas, contas e gastos mensais.

Se a sua profissão possui a possibilidade de realizar trabalhos freelancers, então considere realizar este extra. 

Outra opção é pedir um aumento de salário caso você se sinta confortável e seguro em relação ao seu emprego.

Consuma conteúdos relacionado às finanças pessoais

A educação financeira no Brasil é pouco explorada pelos brasileiros, mas isso está mudando!

Já tem muitos conteúdos sobre finanças, economia de dinheiro, investimento e outros assuntos relacionados disponíveis na internet de graça.  Quanto mais você lê sobre economia de dinheiro, maiores são as chances de conquistar uma vida financeira tranquila.

É possível economizar ganhando pouco?

Claro! É possível, sim, economizar mesmo que você ganhe pouco no seu trabalho. Se você administrar os gastos mensais aprenderá a fazer pequenas economias diárias para sobrar dinheiro no final do mês.

Se seguir esse nosso passo a passo, então tem grandes chances de economizar dinheiro mensalmente, mesmo que seja uma pequena quantia. 

Afinal, toda forma de economia é válida e qualquer valor que sobrar no final de cada mês já irá mudar sua vida financeira no futuro. 

Vantagens de guardar dinheiro 

Bom, se você chegou até aqui, mas ainda não se convenceu que economizar dinheiro é vantajoso, então veja os benefícios que essa ação oferece para você:

  • Pode realizar um sonho ou cumprir um objetivo traçado.
  • Ter tranquilidade financeira se ficar desempregado.
  • Complementar sua aposentadoria.
  • Dar uma vida melhor para a família.
  • Sentir o bem-estar financeiro e ter a consciência tranquila.
  • Melhora sua saúde mental, já que não se precisa se preocupar com problemas financeiros que causam estresse.
  • Começar a investir e fazer sua economia render.
  • Entre muitos outros.

Gostou de saber as nossas dicas eficientes sobre como economizar dinheiro? Conte nos comentários qual dica gostou mais!  

Posts relacionados

Deixe um comentário