Como investir dinheiro de forma realista e inteligente

6 minutos para ler

Quando falamos de como investir dinheiro, muitas pessoas se lembram do grande numero de golpes que crescem a cada dia que passa. Os principais deles pregam a ideia de dinheiro rápido e fácil, o que parece atraente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Desconfie de qualquer oferta boa demais, sobretudo, quando o assunto é a Bolsa de Valores (ou mesmo a renda fixa). Ser bem-sucedido com os investimentos não é um truque, mas, sim, conhecimento, treino, e muito pé no chão.

E se engana quem pensa que é preciso muito para investir: não há um valor mínimo para começar. Tudo dependerá do seu perfil de investidor, da sua estratégia, e dos ativos escolhidos para compor a sua carteira. Mas uma coisa é certa: mesmo com pouco, seu dinheiro começará a render, e o seu poder de compra aumentará.

Para entender como tomar decisões acertadas e investir seu dinheiro de forma segura e realista, basta seguir a leitura!

Por que investir seu dinheiro

Ao investir, estamos, sobretudo, protegendo o nosso dinheiro da inflação – ou seja, fazendo com o que o nosso poder de compra acompanhe as variações dos preços. Mas não é só isso: investindo de forma consciente, temos a possibilidade de garantir uma reserva de emergência, fazer o nosso patrimônio trabalhar para nós mesmos e alcançar a prosperidade financeira, por exemplo.

Vale lembrar que investir, no entanto, é diferente de poupar. Deixando o dinheiro parado na conta corrente – ou mesmo na poupança – podemos perder poder de compra ao longo do tempo. 

As vantagens de investir, no entanto, não param por aí: existem ativos e títulos para atender todo tipo de investidor, seja ele conservador, moderado, ou arrojado – e com liquidez e rentabilidades diversas.

É completamente possível, inclusive, obter rentabilidades bastante atrativas investindo a médio e longo prazo (falaremos mais abaixo), e isso vale tanto para a renda fixa quanto para a renda variável. No caso da última, há ainda uma outra vantagem com essa estratégia: minimizar os riscos da Bolsa de Valores.  

Como é possível investir com pouco dinheiro?

Sim, é completamente possível! De fato, não há um valor mínimo para investir no mercado financeiro. As possibilidades são muitas, tanto com a renda fixa (que, via de regra, possui menos riscos – mas também menores rentabilidades); como com a renda variável (e na Bolsa de Valores nós já sabemos como funciona: maiores possibilidades de ganho, maiores os riscos envolvidos nas operações).

É importante lembrar que os investimentos escalam com o tempo: isso é, quanto antes começarmos a investir, independentemente do valor, maiores são as oportunidades que teremos de fazer o nosso dinheiro render. 

Como investir dinheiro no curto, médio e longo prazo

Alguns conceitos importantes: quando falamos em investimentos a curto prazo, estamos falando das operações que são realizadas dentro de um horizonte de até dois anos. Médio prazo, por sua vez, significa que o dinheiro estará disponível para resgate entre dois e 10 anos; e, longo prazo, acima desse período.

É muito importante ter isso em mente antes de começar a investir – e, prioritariamente, clareza em relação ao que desejamos alcançar, afinal, obter sucesso com os investimentos está diretamente ligado à estratégia que traçamos inicialmente. 

baixar simulador de investimentos na bolsa gratuitamente

Os objetivos com os investimentos podem ser os mais diversos: em linhas gerais, quem investe a longo prazo visa fazer uma viagem, comprar um imóvel, trocar de carro e ou fazer com que o dinheiro trabalhe para si mesmo. A longo prazo, podemos mencionar o planejamento para a aposentadoria e a meta de se alcançar a prosperidade financeira, por exemplo.

3 dicas para começar a investir dinheiro

1 – Entenda o seu perfil de investidor

Para tirar os conceitos do papel, nada melhor do que começar descobrindo o seu perfil de investidor

Investidores conservadores não abrem mão da segurança e da solidez, portanto, a maior parte de seus recursos é investida em renda fixa.

Investidores moderados também vislumbram uma maior segurança, mas se arriscam um pouco mais do que os investidores conservadores. Geralmente, suas carteiras de investimento possuem um bom equilíbrio entre renda fixa e variável.

Os arrojados, ou, agressivos, desejam obter melhores rentabilidades com seus investimentos – ainda que isso implique em maiores riscos em suas operações.

2- Trace seus objetivos e metas financeiras 

Entenda onde você pretende chegar e tenha clareza dos seus propósitos. Não importa quais sejam seus objetivos: comprar uma roupa, garantir uma reserva financeira, realizar uma viagem, pagar a faculdade (ou a escola dos filhos) e se planejar para a aposentadoria. 

Todos são possíveis de serem alcançados por meio dos investimentos, e as regras de ouro são: conhecimento, prática e determinação.

3- Conheça os tipos de investimentos disponíveis 

Como vimos, estudar e conhecer o mercado é super importante para alcançar bons resultados no mercado financeiro. Em relação às principais categorias de investimentos, temos a renda fixa e a renda variável

Os papéis que se enquadram na renda fixa possuem uma maior previsibilidade, uma vez que os juros compostos acumulam com o tempo. Aqui, estamos falando do Tesouro Direto, dos CDBs, das Letras de Crédito e das Debêntures, por exemplo.

Os ativos da Bolsa de Valores, que compõem a categoria da renda variável, são imprevisíveis, portanto, mais arriscados se comparados à renda fixa. Alguns exemplos são as ações, os fundos de investimentos, os BDRs e os ETFs. Investir a longo prazo em renda variável – e diversificar a carteira de investimentos – é uma estratégia interessante para diluir esses riscos. 

Investir não precisa e não deve ser complicado. Com as ferramentas certas em mãos (artigos, conteúdos relevantes e notícias sobre o mercado), persistência e tranquilidade, você tem tudo para chegar aonde deseja. Não espere para iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos! 

Se esse artigo foi útil para você, conte para a gente aqui nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário