Como manter o controle emocional ao investir em renda variável

Não é fácil manter o controle emocional quando o assunto é dinheiro, principalmente na hora de investir em renda variável. Como não existe uma taxa fixa de rendimento na bolsa, é preciso ter coração forte, já que os preços mudam de acordo com as oscilações do mercado.

Muitas pessoas se empolgam com a alta do preço dos ativos ou se desesperam com a queda e é nesse momento que elas tomam decisões erradas. Portanto, para evitar esse tipo de problema, é preciso administrar bem os seus sentimentos.

Quer saber como isso é possível? Abaixo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o controle emocional na hora de investir. Confira!

Por que manter o controle emocional?

Suas emoções podem influenciar muito as suas atitudes, por isso, manter o controle emocional é uma postura poderosa. Saber controlar o medo, a frustração e a euforia é fundamental, afinal, você não pode mudar o que o mercado está fazendo, você só pode mudar a si mesmo.

Portanto, na hora de investir, busque sempre manter uma postura racional e ter o domínio de suas emoções. Isso vai contribuir muito para que você se torne um trader de sucesso.

O que é o efeito manada?

No mercado de ações, há uma máxima que diz que é preciso comprar na baixa e vender na alta. Só que seguir esse conselho não é tão fácil quanto parece, mesmo para os investidores mais experientes.

Ao instinto de seguir o que a maioria faz, deu-se o nome de “efeito manada”, e ele é tão irresistível porque a “manada” dá uma falsa sensação de segurança para quem está investindo. Mas, para se dar bem na Bolsa de Valores, é preciso ir contra esse movimento e fazer o contrário do que o mercado faz.

Como manter o controle emocional para operar?

Como driblar o efeito manada e lidar com a própria ansiedade, a fim de colher o melhor rendimento possível? Separamos algumas dicas para te ajudar:

Elimine as suas crenças limitantes

Não há como negar que suas crenças podem afetar o seu comportamento como um trader. Afinal, a maioria das pessoas possui em si uma variedade enorme de crenças que não contribuem muito para o seu sucesso como um investidor. Portanto, não importa o quão bom você é, nem quanta experiência possui, você dificilmente será bem sucedido enquanto essas crenças limitantes tiverem poder sobre suas ações.

Quer um exemplo? Existem investidores que acreditam que, se a primeira operação do dia não resultar em lucro, todo o pregão será de resultados ruins. Se isso acontece, o investidor encerra suas atividades e só volta a operar no dia seguinte.

Porém, a primeira operação não dita a regra de todas as outras. Essa é apenas uma crença limitante. O dia poderia ter sido de ótimos trades, mas o medo impediu que o investidor buscasse por bons resultados para superar a perda da primeira operação.

Como vencer as suas crenças limitantes?

A saída para manter o controle emocional na hora de investir e eliminar essas crenças é usar estratégias bem definidas. Siga as recomendações de um analista de mercado e opere de maneira diversificada para equilibrar seus investimentos.

Invista em conhecimento

Uma ótima forma de se tornar menos vulnerável na Bolsa de Valores é adquirindo mais conhecimento. Se você estuda sobre as melhores maneiras de comprar e vender ações, a sua capacidade de argumentação e de tomada de decisões aumenta e se torna muito mais bem fundamentada. Portanto, aplique o seu dinheiro e o seu tempo também em bons cursos, livros e ferramentas que se preocupem em te educar para o mercado financeiro.

Tenha autodisciplina

Os investimentos na bolsa de valores passam por momento distintos. Uma única notícia pode fazer o preço de um ativo despencar drasticamente, por exemplo.

Como agir diante de uma situação como essa? É preciso instituir regras e limitações para orientar o seu comportamento.

Portanto, a autodisciplina é uma excelente forma de manter o controle emocional na hora de investir. Se você não investir com disciplina, suas emoções podem falar mais alto, quando seria necessário um pensamento racional. Como dissemos ali em cima, é neste momento que decisões erradas são tomadas.

Proteja a sua estratégia

Para conseguir ser um investidor disciplinado, você deve ser fiel à estratégia que está seguindo e automatizá-la, usando stop e objetivo. Dessa forma, é possível efetivar as operações, sem que o lado emocional interfira demais. Uma postura disciplinada pode:

  • proteger a sua estratégia;
  • impedir que você aja por impulso (e jogue tudo por água abaixo);
  • te ajudar a alcançar seus objetivos.

Desenvolva suas habilidades de trader

Um trader precisa ter consciência de que a bolsa de valores é um ambiente diferente de outros do universo dos investimentos. Algumas pessoas podem pensar que realizar essas operações é uma forma fácil de conseguir muito dinheiro em um curto espaço de tempo. Com isso, elas criam expectativas enormes de sucesso.

Porém, sem as habilidades necessárias, certamente essas expectativas serão frustradas e a parte emocional será afetada. É aí que o investidor começa a ter medo de fazer as suas operações.

O reflexo do medo

O medo diminui sua capacidade de ser objetivo e de aprender sobre a natureza fundamental dos mercados. Veja o que diz Mark Douglas a respeito:

O mercado, no entanto, não tem interesse em apoiar as ilusões de alguém sobre si mesmo. Se um investidor está sentindo medo, ele pode tentar encobri-lo, mas os resultados das suas operações prontamente refletem seus verdadeiros sentimentos.

Desenvolva as suas habilidades

Para evitar esse tipo de situação e manter o controle emocional, a dica é desenvolver suas habilidades. Para isso, você pode estudar o mercado, treinar em simuladores e ficar de olho em outros traders de sucesso. Além disso, é muito importante criar metas e operar usando técnicas de gestão de risco.

Gostou de ler sobre esse assunto? Temos um conteúdo sobre o estudo do Daniel Kahneman que rendeu um Óscar de Economia. Confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.