controle financeiro controle financeiro

Como fazer o controle das suas finanças

6 minutos para ler

Em algum momento você já deve ter ouvido as frases: “vendendo o almoço para pagar o jantar” ou “a conta não bate”. Mas essas frases não têm em comum apenas serem expressões populares. Elas são usadas para representar situações em que os gatos e a renda não batem.

E se engana quem acha que só quem tem baixo salário passa por essa situação. Sem controle financeiro qualquer um corre o risco de comprometer sua saúde financeira.

Pensando nisso, nesse artigo vamos te explicar mais sobre essa ferramenta e como fazer um controle financeiro eficaz. Continue a leitura!

Por que fazer um controle financeiro?

Antes de tudo, uma pergunta: você sabe o que é controle financeiro?

Em suma, o controle financeiro é a ação de verificar as suas finanças. Pois ele te permite evitar gastos desnecessários, se endividar e saber se está lidando com o seu dinheiro da melhor forma possível.

Em outras palavras, podemos dizer que ele é um hábito que ajuda as pessoas a terem uma vida financeira mais saudável e a ter uma melhor qualidade de vida.

Por meio do controle financeiro fica mais fácil de manter a vida financeira organizada e seguir o seu planejamento financeiro. Afinal, um bom planejamento financeiro pode significar a conquista dos seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Como fazer controle financeiro?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que: controle financeiro significa ter uma ferramenta em que você anote todas as suas movimentações financeiras.

Fazer controle financeiro vai além de controlar os gastos e economizar, para ter um controle efetivo é necessário monitorar e registrar cada transação financeira. Inclusive, o pagamento de contas essenciais.

Vamos pensar isso de forma prática. Imagine que no final do mês você não conseguiu pagar todas as contas, mesmo que sua renda fosse o suficiente para realizar os pagamentos. Por meio do controle financeiro você consegue identificar qual foi o problema.

Mas apesar de essa não ser uma tarefa simples, existem alguns passos essenciais que podem fazer com que o seu controle seja eficaz ou não. Veja os principais que separamos para compartilhar com você:

Entenda a sua situação financeira

O primeiro passo básico para realizar um controle financeiro é entender o quanto você recebe e quanto gasta. Em linhas gerais, estamos falando da estimativa de entrada e saída do seu dinheiro. 

Separe as despesas fixas das variáveis

Com a vida financeira organizada, o passo seguinte é analisar e listar as suas despesas. As despesas fixas são aquelas que em um longo período irão se manter no seu orçamento com o mesmo valor. Um exemplo são os aluguéis. Já as despesas variáveis são aquelas que também são constantes no seu orçamento, mas o valor pode variar em cada mês. Como compras no supermercado, por exemplo.

Isso irá te ajudar a compreender o impacto das despesas no seu orçamento. A partir disso, você pode colocar um limite para alguns dos seus gastos, caso seja necessário.

Esse passo do controle financeiro permite também que você identifique quais são suas dívidas e defina quais são as suas prioridades. Se você está endividado e quer ter um controle financeiro eficaz, não deixe de conferir nossas dicas sobre como quitar todas as dívidas

Divida seus gastos por tipo

Uma valiosa dica dada por muitos especialistas financeiros é dividir as despesas a partir das categorias essenciais, necessárias e desnecessárias. Essa etapa do controle financeiro é importante para você identificar quais são os seus gastos que podem ser cortados.

Os gastos essenciais são entendidos como aqueles que garantem a sua sobrevivência como casa e alimentação. Já os necessários, são importantes, mas em casos extremos você pode cortar. Esse é o caso das despesas com educação, por exemplo. Os gastos desnecessários são aqueles que podem ser evitados, ou foram impulsivos.

Veja também: 8 passos para controlar gastos e organizar as suas finanças

Defina suas metas financeiras

Você tem um sonho? Um objetivo? Você precisa de dinheiro para alcançá-lo? Então você tem uma meta financeira. Alcançar esse objetivo só será possível com um bom planejamento financeiro e um controle financeiro bem feito.

Ter metas bem definidas é importante para te motivar a manter o controle das suas finanças. Lidar com o dinheiro não é uma tarefa prazerosa e, muitas vezes, é vista como perda de tempo. Mas os objetivos são fortes motivadores para que a prática do controle financeiro se torne um hábito para você.

Construa uma reserva de emergência

Um importante passo do controle financeiro é a construção da reserva de emergência. A qualquer minuto estamos sujeitos a imprevistos. Podemos perder o emprego, bater o carro, ficar doentes. A reserva de emergência serve justamente para isso. Para que você tenha uma quantia que irá garantir a saúde das suas finanças mesmo com imprevistos.

Tem dúvidas sobre quanto poupar para construir uma reserva de emergência? Confira a resposta para essas e outras perguntas aqui

Invista suas economias

Como mencionamos, controlar as finanças não é só sobre cortar gastos. Assim, como também não é só sobre poupar dinheiro, ter a vida financeira organizada e garantir o seu planejamento financeiro. O controle financeiro também é sobre conhecer todas as possibilidades que o mundo financeiro te oferece e explorá-las.

Uma forma de fazer isso é procurar investimentos para transformar o dinheiro que você guarda em capital financeiro. Ou seja, fazer que o dinheiro trabalhe para você.

Assim, você pode aumentar sua reserva financeira e, até mesmo, aumentar sua renda para conquistar seus objetivos mais rápido.  

Saiba que existem muitas possibilidades para você investir seu dinheiro. Descubra algumas dessas possibilidades no nosso artigo: Conheça os principais tipos de investimentos e veja qual é o melhor para você. Nele você encontrar dicas sobre os investimento e como direcionar melhor o seu dinheiro. 

5 aplicativos para te ajudar no seu controle financeiro

Uma das principais características da sociedade atualmente é que a inteligência artificial está em praticamente tudo. As redes sociais, os aparelhos tecnológicos, os aplicativos de trânsito… a inteligência artificial está em tudo no nosso dia a dia.

Então, por que não a usar a nosso favor? Confira a seguir 5 aplicativos que podem facilitar a sua gestão financeira!

  1. Mobills
  2. Guiabolso
  3. Organizze
  4. Minhas Finanças
  5. Simples controle financeiro
  6. Wisecash

Todos esses aplicativos possuem versões gratuitas e versões pagas com mais recursos. Eles também estão disponíveis para sistemas operacionais Android e Apple.

Mas eles não são os únicos. Existem uma variedade de plataformas disponíveis. Procure, se informe e descubra qual atende melhor às suas necessidades!

Curtiu o conteúdo, mas ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário nesse artigo que te ajudaremos!

Posts relacionados

Deixe um comentário