corretoras-de-investimentos

Por que abrir conta em corretoras de investimentos?

O mercado de investimentos no Brasil ainda não é tão popular quando comparado a grandes economias do mundo. Pela falta de acesso à educação financeira, muitos brasileiros fogem do desconhecido e, assim, mantêm o seus recursos na poupança ou até guardam o dinheiro vivo mesmo.

Porém, esse cenário está mudando e as corretoras de investimentos estão ganhando seu lugar no mercado. Afinal, elas oferecem produtos lucrativos e acessíveis para todos os tipos investidores.

Você já ouviu falar de CDB, Tesouro Direto e LCA, por exemplo? São produtos comuns no mercado de investimentos, mas que ainda são desconhecidos para muita gente.​

Vamos conhecer um pouco mais sobre as corretoras? Veja como elas estão revolucionando o mercado de investimentos no Brasil!

Para que servem as corretoras?

As corretoras de investimentos são instituições financeiras que visam aplicar o dinheiro de investidores em empresas e setores que necessitem de recursos. Diferente de bancos, as corretoras têm praticamente apenas essa função. Sendo assim, elas não emitem cartões de crédito ou cheques, não fazem empréstimos e nem vendem seguros.

As corretoras vêm tornando o acesso ao mercado de investimentos mais simples, contribuindo para que as pessoas possam ganhar dinheiro com opções mais rentáveis que a poupança. Para quem investe na bolsa de valores, por exemplo, as corretoras fazem o elo que liga o investidor à bolsa, o que possibilita que as operações sejam realizadas. Da mesma forma acontece com produtos de renda fixa. A corretora faz a ponte entre o investidor e o Tesouro, tornando possível a compra dos títulos públicos.

Quais as vantagens de uma corretora de investimentos?

Para explicar as vantagens das corretoras, temos que entender com quem elas “competem”. Basicamente, essas instituições disputam com os bancos convencionais.

Sendo assim, as corretoras têm algumas vantagens em relação aos bancos. Vamos conferir quais são elas?

Facilidade para abrir conta

Na maior parte das vezes, é muito mais fácil abrir conta em uma corretora do que em um banco. Nas corretoras, o processo de abertura de conta costuma ser totalmente online, oferecendo rapidez e comodidade.

Variedade maior de investimentos

As corretoras oferecem uma variedade maior de investimentos. Isso porque os bancos costumam oferecer os próprios produtos para que o cliente invista. Enquanto as corretoras têm independência para disponibilizar os produtos de várias outras instituições financeiras.

Atendimento especializado

Nas corretoras, os profissionais que atendem os clientes são especializados em investimentos. Diferente dos bancos, onde o gerente trabalha com um leque mais amplos de produtos e serviços. Com isso, você conta com atendimento focado e capacitado em tirar suas dúvidas e fornecer orientações sobre investimentos.

Menores custos

Normalmente, as corretoras são uma opção mais acessível para diversos tipos de investidores. Afinal, os bancos dão preferência para investidores de alta renda para ter acesso a produtos de melhor qualidade e ser atendido por especialistas. Para isso, cobram taxas elevadas para os investimentos. Mas, nas corretoras, não costuma existir essa limitação financeira.

Quais produtos as corretoras de investimentos oferecem?

As corretoras são instituições independentes, ou seja, não possuem conexão específica com outra instituição. Dessa maneira, elas podem oferecer um grande leque de produtos ao investidor. De maneira geral, podemos dividir esses produtos em dois grupos:

  1. Produtos de Renda variável: Ações da bolsa de valores, Derivativos (Mercados Futuros e Opções), etc.
  2. Produtos de Renda fixa: Tesouro Direto, Letras de Crédito, Letras de Câmbio, CDB, etc.

O que você precisa saber antes de abrir conta em uma corretora?

Para decidir em qual corretora de investimentos abrir conta, você deve buscar algumas informações antes, para ter mais segurança na hora de escolher. Veja alguns pontos importantes aos quais você deve se atentar:

  • Taxas: você deve conhecer as taxas que a corretora cobra pelas operações que você vai realizar. Existe uma cobrança muito comum entre as corretoras, chamada de taxa de corretagem. Procure saber se a instituição cobra essa taxa e quanto ela custa. No entanto, lembre-se que a melhor opção nem sempre é a mais barata, mas a que oferece o melhor custo-benefício.
  • Atendimento: veja como funciona o atendimento das corretoras que você tem interesse. Procure saber sobre a qualidade das informações e o tempo de espera.
  • Histórico: procure informações sobre a empresa, busque indicações e pesquise por reclamações anteriores de usuários.
  • Teste o Home Broker: você precisa saber se conseguirá usar o Home Broker. Aproveite que as corretoras costumam não cobrar pela abertura de conta e teste antes de fazer seus investimentos.

Por que abrir conta em uma corretora?

As corretoras são o lugar ideal para investir. Afinal, elas são especializadas neste mercado e podem te oferecer excelentes produtos de diferentes instituições. Isso te ajuda a encontrar os melhores tipos de investimentos, com as melhores rentabilidades. ​

Se você ainda estiver na dúvida sobre qual corretora de investimentos abrir conta, temos uma última dica: busque informações com usuários de uma rede social voltada para o mercado de investimentos. Lá, você encontra pessoas com experiência e consegue se comunicar diretamente com elas. Ou seja, é uma ótima forma de buscar a opinião de quem já é expert no assunto.

Quer aprender mais sobre por onde começar a investir? Clique aqui e conheça o nosso post sobre planos de investimentos! Ele irá te ajudar a traçar uma estratégia para começar a investir.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.