melhores corretoras melhores corretoras

Como encontrar as melhores corretoras para investir?

5 minutos para ler

Se você chegou até aqui, provavelmente já tomou a decisão de mudar o rumo da sua vida financeira começando a investir. Agora, é hora de colocar em prática tudo o que você sabe sobre investimentos e dar início à sua jornada no mercado financeiro.

Mas antes de mais nada, é preciso contar com uma empresa especializada na intermediação do processo de negociação dos ativos. E é esse o papel das Corretoras de Valores: conectar o investidor ao mercado financeiro e possibilitar a compra e venda desses papéis. Mas como encontrar as melhores corretoras para investir?

Existem diversas empresas com essa finalidade no mercado. No entanto, é importante observar algumas características – que podem fazer toda a diferença! – na hora de escolher a sua instituição. Continue a leitura para saber mais sobre quais características são essas.

O que faz uma Corretora de Valores?

Responsáveis por intermediar as negociações dos ativos financeiros entre investidor e mercado, as Corretoras de Valores cumprem um papel de destaque ao desburocratizar e simplificar o acesso da população ao mundo dos investimentos. Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, estão listadas hoje, aproximadamente, 90 instituições – isso significa que o que não faltam são opções à disposição do investidor.

As Corretoras de Valores são empresas especializadas na comercialização de investimentos. É importante lembrar que alguns bancos também podem ofertar esse tipo de produto no mercado, no entanto, existem diversos aspectos que colocam as corretoras independentes em vantagem nessa comparação. Logo abaixo, falaremos mais sobre essas diferenças.

Corretora de Valores X Instituições Bancárias

Além de um bom custo-benefício, segurança para as aplicações, atendimento especializado e uma maior variedade de ativos – as Corretoras de Valores costumam oferecer serviços complementares que podem auxiliá-lo na tomada de decisão, como blogs, cursos e plataformas de investimentos completas.

Vantagens de investir pelas Corretoras de Valores

 1- Maior leque de produtos

Por ofertarem ativos da própria instituição (Títulos de Capitalização e CDBs, por exemplo), os bancos geralmente apresentam um rol bem menor de produtos de investimento. As corretoras, no entanto, contam com opções de investimento variadas, atendendo assim a todos os perfis de investidor.

2- Atendimento descomplicado

Para investir por meio de uma Corretora de Valores, você também precisará abrir uma conta junto à empresa (e transferir o valor que pretende investir), pois é através dela que você irá negociar os ativos no mercado financeiro. No entanto, por serem digitais (praticamente todas, atualmente) você consegue resolver tudo junto às corretoras de forma online, com um atendimento personalizado e direcionado ao seu objetivo –  sem precisar se esquivar das ofertas do seu gerente bancário, que tem metas a bater.

3- Taxas praticadas

As taxas praticadas pelas corretoras vinculadas aos bancos geralmente são mais altas, reduzindo, assim, o rendimento das suas aplicações. Há algumas corretoras que, inclusive, não cobram taxas de corretagem.

4- Grau de Confiabilidade

Todas as Corretoras de Valores listadas no site da B3 estão certificadas e aptas a oferecerem investimentos, portanto, são seguras e contam com plataformas modernizadas. A seguir, veja mais alguns critérios que devem ser observados na hora de escolher a melhor corretora para você

Como encontrar as melhores corretoras?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de se investir por meio de uma Corretora de Valores, fica mais fácil encontrar as melhores corretoras disponíveis no mercado. Além de observar se a empresa que você escolheu para aplicar o seu dinheiro está listada na B3, vale a pena também estar atento aos quesitos abaixo:

Não deixe também de visitar os sites oficiais das corretoras e comparar avaliações na internet!

Como abrir sua conta em uma corretora?

Se você pretende colocar o que aprendeu em prática e aproveitar todas as vantagens que uma boa Corretora de Valores tem a oferecer, não deixe para depois. Basta clicar aqui para realizar seu cadastro de forma 100% gratuita, rápida e online.

Você precisará informar seu nome, e-mail e celular para iniciar o processo – em seguida, serão solicitadas as cópias de alguns documentos, como o seu RG e CPF. Dependendo da corretora, você também precisará apresentar um comprovante de endereço e renda. Após o cadastro, a documentação será analisada pela corretora e, se estiver tudo correto, você já pode começar a investir!

Basta transferir o valor que deseja aplicar para sua conta e colocar a mão na massa. Ah, e não se esqueça de diversificar seus investimentos: assim, você potencializa seus ganhos e pode minimizar os riscos envolvidos nas operações.

Se você ainda tem algumas dúvidas sobre as Corretoras de Valores e quer saber mais sobre suas vantagens no mercado dos investimentos, não deixe de conferir nosso outro artigo sobre o assunto: Investir em banco x investir em corretora: confira as diferenças. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário