criptomoedas promissoras criptomoedas promissoras

Criptomoedas promissoras para conhecer em 2022

8 minutos para ler

Está pensando em investir nas moedas digitais? O mercado das criptomoedas só vem crescendo a cada ano e saber quais são as principais tendências deste mercado é fundamental para considerar tê-los em sua carteira de investimentos. Neste artigo você irá descobrir quais as criptomoedas mais promissoras em 2022, segundo os principais analistas do mercado de investimentos. 

Boa Leitura! 

Com o “bum” das criptomoedas nas rodas de investidores e a revolução que este ativo trouxe para o mundo dos investimentos, o cripto ativo viveu um período de oscilação e correções com a valorização do bitcoin (BTC), o propulsor é mais conhecido. Muitos analistas e acionistas acreditavam que a criptomoeda pudesse chegar a US $100 mil ainda em 2021, entretanto isso não aconteceu. 

E para o ano de 2022, segundo o CoinMarketCap, o site de monitoramento de preços de cripto ativos de maior referência do mundo, aponta que o bitcoin ainda pode voltar a subir e não deve ser o único a se beneficiar do ciclo de prosperidade das moedas digitais que já tem a possibilidade de investir através da B3. 

Como escolher criptomoedas promissoras? 

Assim como escolhemos ativos no mercado de ações, no mercado de cripto ativos também é necessário pesquisar sobre o ativo que se pretende adquirir e entender seu grau de risco de investimento. 

Para entender com mais profundidade cada ativo, é muito importante: 

  1. Ler o whitepaper, que é um documento que traz todas as informações importantes sobre o ativo. 
  2. Verificar o histórico de desenvolvimento do protocolo e a equipe de desenvolvimento por trás dele. 
  3. Os fundos que já investiram no ativo;
  4. A solução que é oferecida pela criptomoeda; 
  5. Pesquisar sobre a porcentagem de participação que fica com a equipe fundadora. 

Os especialistas orientam a fazer essa análise pois nos ajuda a identificar bons ativos antes mesmo de uma valorização expressiva. 

E antes de começar a colocar a mão na massa, faça uma análise do seu perfil de investidor, conheça bem os seus objetivos com os investimentos e use todas as ferramentas disponíveis a seu favor e esteja sempre por dentro das últimas tendências de mercado. 

Principais criptomoedas promissoras

Veja a seguir, os principais cripto ativos, na visão dos especialistas Ray Nasser especialista em criptomoedas da Inversa e Helena Margarido da Monett, quais as melhores oportunidades de investimento em criptomoedas para 2022: 

Bitcoin (BTC) 

“Todo mundo precisa ter algo de bitcoin na carteira”, afirma Helena Margarido, analista de criptomoedas da Monett. O ano de 2022 será um ano de liderança no mercado para o bitcoin, com hipervalorização e o potencial de chegar a US $100 mil. Por este motivo, os analistas aconselham ter bitcoin na carteira. 

Solana (SOL) 

Além do bitcoin, uma das criptomoedas mais promissoras é a SOLANA (SOL), que é um protocolo de destaque que otimiza a negociação de finanças descentralizadas, as DeFis. A blockchain da (SOL) também permite a criação de aplicativos descentralizados e faz parte da categoria de moedas conhecidas como ethereum killers, segundo Ray Nasser, especialista em criptomoedas da Inversa. 

A solução que a (SOL) se propõe a resolver em relação a ethereum (ETH) é um problema de escalabilidade. Devido a enorme demanda por utilização da rede faz com que as taxas de utilização sejam extremamente altas na (ETH).

Devido a isso, a (SOL) se propõe a solucionar isso com blocos que são produzidos em apenas 400 milissegundos e aguentam 65 mil transações por minuto. Diante deste benefício, a moeda digital (SOL) viveu uma valorização de 8.065% em 2021. 

“Tudo o que o ethereum (ETH) tem de problema, a SOL tem de solução. Uma plataforma de contratos inteligentes escalável com alto valor para as finanças descentralizadas”, explica Nasser. 

Polka Dot (DOT) 

Outro ativo interessante é a Polka Dot (DOT), que surgiu da ideia de ser uma plataforma para unir as blockchains em um único lugar e resolver o trilema da escalabilidade das criptomoedas, que envolve fazer o projeto crescer (escalabilidade) com segurança e eficiência (taxas mais baixas). 

No ano passado, a Polka Dot acumulou alta de 187,40%, além de capturar boa parte do mercado da rede ethereum. 

Avalanche (AVAX) 

Além das criptomoedas acima citadas, Nasser, aponta a Avalanche (AVAX) entre suas principais recomendações para 2022. O cripto ativo subiu cerca de 2.900%. 

O cripto ativo também faz parte do grupo dos ‘ethereum killers’, porém diferente de outras blockchains, a (AVAX) é desenvolvida no ecossistema do ativo, ou seja na resolução de primeira camada (layer one). 

As maiores blockchains do mercado (ethereum e bitcoin) escolheram focar os esforços em segurança e descentralização. A AVAX pretende ser uma blockchain com taxas mais baratas e que busca resolver o trilema das criptomoedas: escalabilidade, segurança e descentralização. Para isso, é composta por três blockchains separadas: X-Chain, C-Chain e P-Chain e cada uma delas busca resolver um dos três problemas. 

Ethereum (ETH)

Segunda maior criptomoeda do mercado, o ether da rede Ethereum também integra as recomendações de Helena Margarido da Monett. A analista acredita na expansão e valorização do ether em 2022. 

A rede Ethereum surgiu com o objetivo de descentralizar ativos e ser mais rápida que o bitcoin. Por meio desta rede, é possível “tokenizar” ativos físicos, como imíveis e obras de arte. 

Terra (LUNA) 

Ligada a pagamentos, ela subiu mais de 10.000% em 2021 e pretende se tornar o principal meio de pagamento no ambiente digital e se diferenciar das chamadas stablecoins, criptomoedas com lastro em ativos reais. 

Para isso, espera conseguir unir a proteção da criptografia em blockchain com a estabilidade de uma moeda comum, de acordo com os desenvolvedores. 

Criptomoedas promissoras de games 

Além destas criptomoedas, Margarido também enxerga oportunidade nas criptomoedas de games. Para ela, este é um setor em ampla expansão e, mesmo em caso de o mercado experimentar um movimento de correção em 2022, este tipo de cripto ativo deve continuar se valorizando. 

Entre as alternativas para o investidor se expor, ela recomenda ficar de olho: 

Axie Infinity (AXS) 

Com uma alta de mais de 17.700% em 2021, o Axie Infinity (AXS) é um jogo do tipo jogue para ganhar, e significa exatamente isso: “Receba dinheiro enquanto se diverte na frente da tela”. 

A quantidade de jogadores ativos já passou da casa dos 2 milhões e segue em alta. Isso porque a tecnologia da blockchain permite que o jogador receba um cripto ativo, o SLP, conforme avança no jogo. Depois, essa cripto pode ser trocada por outras criptomoedas ou até mesmo por dinheiro. Para trocá-lo, o jogador pode usar a própria exchange do jogo.

Start Atlas DAO (POLIS) 

Aguardado por jogadores e investidores virtuais, o lançamento do game espacial Star Atlas deve movimentar o mercado de criptomoedas. 

Isso porque os jogadores vão poder comprar e vender, na forma de NFTs, itens essenciais para conquistar outros mundos como naves, tripulações, planetas e todos outros componentes do jogo, permitindo que esses ativos sejam negociados facilmente no mundo real. 

Por ser construído dentro da blockchain da Solana, os tokens do Star Atlas vêm com um grande potencial de valorização, assim que o jogo for lançado. A (POLIS), é o token de governança que garante o direito aos seus detentores de participar diretamente nas decisões dentro do jogo e de influenciar nas decisões de desenvolvimento do Star Atlas. 

Por isso a expectativa é grande, tanto pela qualidade do jogo, quanto pelos rendimentos. 

The Sandbox (SAND) 

A líder em valorização em 2021 é uma das principais criptos ligadas ao metaverso, com uma valorização de mais de 14.000% no último ano. Sendo considerada pelos analistas como um “latifúndio virtual”, onde o espaço é dividido em terrenos que podem ser comprados. 

Os terrenos possibilitam que empresas desenvolvam projetos dentro do metaverso, com o oferecimento de shows, promoções e até itens exclusivos em formato de NFT. 

Vale a pena investir nas criptomoedas promissoras? 

Para os especialistas Nasser e Margarido, este é um bom momento para investir em criptomoedas com visão de longo prazo. Helena acredita no potencial de valorização do bitcoin nos próximos 4 ou 5 anos. “Acho que agora é um bom momento de entrada mesmo com o preço em alta”.

Já Nasser acredita que, em meio à expansão monetária americana desenfreada e o aumento da inflação, a melhor proteção para os investidores é o bitcoin e este é o melhor momento para se posicionar no ativo. 

Apesar das visões otimistas das fontes, é importante pontuar que nenhum retorno ao investir em criptomoedas é garantido e os riscos são grandes, já que estes ativos estão sujeitos a fortes oscilações. 

Por esse motivo, o investidor deve primeiramente conhecer o seu perfil de risco antes de tomar qualquer decisão. É por isso que, devido à alta volatilidade, o mercado de criptomoedas é indicado para investidores de perfil mais arrojado. 

Agora que você já sabe quais os cripto ativos para ficar de olho em 2022. Comenta aqui, qual te chamou mais atenção e que despertou seu desejo em investir em ativos digitais.

Posts relacionados

Deixe um comentário