crypto defi crypto defi

Crypto defi: quais você precisa conhecer?

6 minutos para ler

O DeFi, setor de finanças descentralizadas é um dos maiores mercados em ascensão. As crypto defi são os tokens relacionados a esses serviços descentralizados. A maioria delas roda na blockchain Ethereum.

O sistema DeFi remove o controle que bancos e instituições têm sobre dinheiro, produtos financeiros e serviços financeiros. Por meio dessa tecnologia, é possível ter uma interação mais fácil com produtos financeiros sem necessidade de um intermediador. 

Algumas das principais atrações do DeFi para muitos consumidores são:

  • Elimina as taxas que os bancos e outras empresas financeiras cobram pelo uso de seus serviços.
  • Você mantém seu dinheiro em uma carteira digital segura em vez de mantê-lo em um banco.
  • Qualquer pessoa com conexão à internet pode usá-lo sem precisar de aprovação.
  • Você pode transferir fundos em segundos e minutos.

Entendendo as finanças descentralizadas (DeFi)

Para entender as finanças descentralizadas e como elas funcionam, é importante entender como as finanças centralizadas diferem do DeFi.

Finanças Centralizadas

Nas finanças centralizadas, seu dinheiro é mantido por bancos, corporações cujo objetivo principal é ganhar dinheiro. O sistema financeiro está repleto de terceiros que facilitam a movimentação de dinheiro entre as partes, cada um cobrando taxas pelo uso de seus serviços.

Finanças Descentralizadas

As finanças descentralizadas eliminam intermediários ao permitir que pessoas, comerciantes e empresas realizem transações financeiras por meio de tecnologia emergente. 

Isso é feito por meio de redes financeiras ponto a ponto que usam protocolos de segurança, conectividade, software e avanços de hardware.

De qualquer lugar que você tenha uma conexão com a internet, você pode emprestar, negociar e pedir emprestado usando um software que registra e verifica ações financeiras em bancos de dados financeiros distribuídos. 

Um banco de dados distribuído é acessível em vários locais; ele coleta e agrega dados de todos os usuários e usa um mecanismo de consenso para verificá-los.

As finanças descentralizadas usam essa tecnologia para eliminar modelos financeiros centralizados, permitindo que qualquer pessoa use serviços financeiros em qualquer lugar, independentemente de quem ou onde estiver.

Os aplicativos DeFi oferecem aos usuários mais controle sobre seu dinheiro por meio de carteiras pessoais e serviços de negociação que atendem a indivíduos.

O que são as crypto DeFi?

No mundo da criptografia, tokens e crypto DeFi são frequentemente referidos de forma intercambiável. E embora sejam bastante semelhantes, existem algumas diferenças importantes que importam.

Uma moeda DeFi é muito parecida com uma versão digital de uma moeda fiduciária – ela transfere valor no decorrer de uma transação financeira. 

As crypto DeFi são construídas e muitas vezes nomeadas por suas redes blockchain nativas e exclusivas. Em 2021, Maker, Compound, Uniswap, Aave, Chainlink e Ankr estavam entre as moedas DeFi mais populares.

Os crypto DeFi também transferem valor, mas nem sempre no sentido financeiro. Os tokens utilitários podem ser usados ​​como senhas para fornecer acesso a um recurso, os tokens de ativos podem ser usados ​​para representar ativos físicos, como imóveis e, claro, existem tokens não fungíveis (NFTs) que representam um tipo único “itens” como arte digital (por exemplo, Nyan Cat foi vendido recentemente por US$ 600.000). 

Os tokens DeFi também são diferentes das moedas porque podem ser construídos em redes blockchain existentes.

As principais crypto defi 

As crypto defi mencionadas nesta lista tem como objetivo a educação e não devem ser tratados como conselhos de investimento.

Portanto, seja você um entusiasta de criptomoedas ou um novato na tecnologia blockchain, talvez queira saber sobre DeFi e seu impacto no futuro. 

Terra — LUNA 

É um protocolo blockchain de finanças descentralizadas (DeFi) que suporta um ecossistema para os usuários gerenciarem e negociarem stablecoins que podem ser vinculadas a qualquer tipo de fiat. 

Além disso, o protocolo Terra se expandiu para oferecer suporte para desenvolvedores de stablecoin criarem projetos Terra DeFi. O projeto consiste em duas criptomoedas: Terra e LUNA.

Para se manter estável, o Terra incentiva seus usuários a aproveitarem a arbitragem (compra e venda de um mesmo ativo em vários marketplaces ao mesmo tempo). Essencialmente, se o UST for avaliado em $ 1,01 em vez de $ 1,00, os usuários podem queimar $ 1,00 em LUNA para cunhar $ 1,01 em UST.

AVALANCHE – AVAX

Avalanche é a primeira e mais rápida plataforma de contratos inteligentes descentralizada na indústria de blockchain construída para a escala das finanças globais, com finalidade de transação quase instantânea.

Em outras palavras, o Avalanche é uma plataforma aberta e programável de contratos inteligentes para aplicativos descentralizados.

AVAX é o token (crypto defi) nativo do Avalanche.

O AVAX provavelmente pode ser utilizado para propor e votar em futuras atualizações de rede. Também é a 10ª maior criptomoeda do mundo por valor de mercado no momento da redação deste artigo.

Aave – AAVE

Aave é um protocolo de empréstimo líder que aproveita um token nativo AAVE para proteger o protocolo e participar da governança. 

A Aave está atualmente passando por sua migração de LEND para AAVE a uma taxa de 100:1, que você pode fazer através do Portal de Migração. AAVE pode ser apostado através do Módulo de Segurança para recompensas AAVE.

Sushiswap – SUSHI

SUSHI é o token de governança do protocolo de empréstimo e AMM Sushiswap. 

É ganho por LPs fornecendo liquidez para selecionar pares no Sushiswap e pode ser apostado através da barra Omaske para ganhar taxas de protocolo e emissão. 

SUSHI também é usado para votar em novos parceiros de lançamento do Onsen, ou projetos que recebem recompensas SUSHI adicionais por conduzir uma Oferta Inicial de DEX por meio do Sushiswap.

Maker – MKR

Maker é o protocolo de empréstimo descentralizado responsável pela criação do DAI. 

O MKR é usado para votar em decisões de protocolo por meio do painel de votação do Maker e é queimado usando uma parte das Taxas de Estabilidade coletadas de empréstimos pendentes.

Alpha Finance – ALPHA

Alpha Finance é um agregador de agricultura de rendimento por trás do Alpha Homora, um produto para emprestar ETH ocioso que é usado para cultivar com alavancagem. A plataforma de risco é regida pela ALPHA, com uma parte do rendimento direcionada de volta a uma tesouraria da comunidade gerenciada por meio de governança.

UNIWASP — UNI 

Uniswap é a principal exchange descentralizada em DeFi. Em meados de setembro, a Uniswap distribuiu 15% de sua oferta para usuários anteriores por meio de um programa marcado ‘Universal Basic Income’. 

Hoje, a UNI pode ser obtida fornecendo liquidez para grupos selecionados e, eventualmente, será usada para governança à medida que uma parcela maior da oferta for emitida.

E você, já conhecia alguma crypto defi? Ficou interessado em investir? Conta para a gente nos comentários! 

Posts relacionados

Deixe um comentário