Curso de Bolsa de Valores: como aprender a investir?

Tempo de leitura: 6 minutos

O interesse por cursos de Bolsa de Valores tem crescido no Brasil à medida que o número de investidores no país também cresce. Para se ter uma ideia, no último ano, a quantidade de investidores na Bolsa cresceu mais de 100%.

Com o aumento da demanda e da oferta dos cursos de Bolsa de Valores, muitos criticam os vendedores de curso, alegando que se eles entendessem realmente sobre o mercado financeiro estariam operando e não ministrando aulas. Mas não recorrer a esses treinamentos e se arriscar a ser autodidata no mercado financeiro pode custar muito dinheiro para os investidores iniciantes. Por isso, é importante tentar olhar os cursos de investimentos com outros olhos, focando no que essas pessoas podem te ensinar para entender a lógica da bolsa.

Quer aprender a investir e se pergunta se um curso de Bolsa de Valores seria mesmo a melhor opção para te ajudar nessa jornada? Continue a leitura para conferir as dicas que temos para te passar sobre esse assunto!

Conteúdos gratuitos na internet 

Para entender a lógica da Bolsa de Valores, você pode começar pesquisando sobre o assunto na internet. Afinal, há muito conteúdo gratuito e de qualidade explicando como comprar e vender ativos, o que seriam os contratos futuros, dentre outros assuntos introdutórios. Inclusive, no próprio site da B3 há muito conteúdo bom disponível.

Livros sobre a Bolsa de Valores 

Além dos conteúdos gratuitos da internet, o investidor iniciante pode aprimorar seus estudos comprando livros que falem sobre a Bolsa de Valores. Veja 3 exemplos abaixo:

O investidor inteligente – Benjamin Graham 

Maior consultor de investimento do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou pessoas de todo o mundo. O conceito de “valor de investimento” protegia os investidores de erros substanciais e os ensinou a desenvolver estratégias de longo prazo. Esse livro fala sobre os aspectos psicológicos dos investidores, sobre a importância de buscar adquirir conhecimento sobre o mercado financeiro e focar em investimentos no longo prazo. 

Arriscando a própria pele – Nassim Nicholas Taleb

O livro fala sobre os aspectos que englobam “arriscar a própria pele” no mercado de renda variável. Coloca em questão se faz sentido acreditar em pessoas que falam e não praticam o que dizem. Ou seja, consagrar gurus do mercado que não investem. 

Reminiscências de um Especulador Financeiro – Edwin Lefevre

O livro é uma biografia de um dos maiores especuladores financeiros da história. Jesse Lauriston Livermore começou a trabalhar numa corretora de valores com apenas 14 anos. Em 1929, aproveitando a quebra da bolsa de Nova Iorque, ele conseguiu ganhar em torno 100 milhões de dólares. A obra aborda essa e outras façanhas brilhantes do investidor. 

Salas de trade

Depois que você entender um pouco melhor sobre a teoria do mercado, vale a pena procurar por salas com traders e analistas de investimentos ao vivo. Geralmente, nessas salas você pode acompanhar as operações ao vivo durante o pregão, entendendo melhor a velocidade dos trades e os métodos de análise possíveis.

Quanto mais analistas você acompanhar, mais clareza você terá sobre o método que quer utilizar para operar na Bolsa de Valores. Conheça as diferenças entre as duas técnicas mais conhecidas:

Análise gráfica vs. Análise fundamentalista

Powered by Rock Convert

As duas principais escolas de pensamento sobre o mercado financeiro são a análise gráfica (também conhecida como análise técnica) e a análise fundamentalista. A análise gráfica estuda o movimento de preço dos ativos para tentar prever os preços futuros desses papéis. 

Para isso, os investidores estudam os gráficos e os indicadores técnicos do ativo. Geralmente, as operações apoiadas na análise gráfica possuem um prazo menor de duração.

Já a análise fundamentalista olha para os fatores econômicos envolvidos na operação (conhecidos como fundamentos dos ativos). O investidor, portanto, utiliza esses fundamentos (como receita, lucro e fluxo de caixa) para descobrir o preço justo do ativo e observar se aquela empresa está crescendo ou não. Geralmente, essa análise serve para embasar operações de longo prazo. 

Por que fazer um curso de Bolsa de Valores?

Depois de tudo que dissemos, qual seria a vantagem de fazer um curso de Bolsa de Valores? Veja abaixo dois motivos:

Para adquirir conhecimento especializado

Como já dissemos neste artigo e falamos incansavelmente em nosso blog, conhecimento é fundamental para todo investidor! Portanto, fazer um curso de Bolsa de Valores é muito importante para investir com mais propriedade. Apesar de haver muito conteúdo gratuito e de qualidade na internet, as técnicas mais complexas são geralmente ensinadas em cursos. 

Para se atualizar

Mesmo acompanhando salas de análise e estudando por meio de livros, é muito importante que o investidor nunca deixe de estudar. Afinal, caso isso aconteça, é perigoso que ele se acomode ou fique muito confiante e é nesses momentos em que se corre o risco de perder dinheiro, por ter parado no tempo. 

Como saber se um curso de Bolsa de Valores é bom para você?

O que analisar ao escolher qual curso de Bolsa de Valores fazer? Veja abaixo alguns pontos interessantes para se pensar:

Escolha o que você quer aprender no curso de Bolsa de Valores

Antes de fazer um curso de Bolsa de Valores, é essencial averiguar a ementa para entender se o que será ensinado é o que você deseja aprender para operar melhor na Bolsa de Valores. Caso você esteja começando a investir, um curso mais introdutório é o ideal. Mas se você já participa de salas de trades e já lê sobre o mercado financeiro, talvez o melhor seja buscar por treinamentos que te ensinem sobre o tipo de análise que você deseja se especializar, por exemplo. 

Investigue quem está dando o curso de Bolsa de Valores

Outro fator muito importante é se certificar que a pessoa que irá ministrar o curso de Bolsa de Valores é qualificada para ensinar sobre investimentos. Buscar treinamentos ofertados por profissionais do mercado financeiro ou por investidores experientes é uma medida crucial para não cair em técnicas mirabolantes que podem colocar a sua estratégia em risco. 

Veja se a empresa está disponível para tirar suas dúvidas

Principalmente quando estamos falando de aulas online, e não presenciais, é muito importante que a empresa responsável pelo curso de Bolsa de Valores e os profissionais envolvidos sejam solícitos para auxiliarem os alunos em suas dúvidas. Afinal de contas, mercado financeiro é um universo extenso e cheio de conceitos específicos que exigem muito estudo e preparo do investidor para planejar suas estratégias de maneira consistente.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre como você pode se informar sobre o mercado financeiro. A Vexter possui cursos gratuitos e treinamentos especializados pagos. Faça um cadastro gratuito em nossa plataforma para ter acesso aos nossos conteúdos e nos siga em nossas redes sociais para ser noticiado quando anunciarmos condições especiais para os nossos usuários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *