day trade e swing trade day trade e swing trade

Entenda as Diferenças entre Day Trade e Swing Trade

5 minutos para ler

O investimento em ações pode gerar retorno de diferentes formas, afinal, você pode aplicar em empresas de nichos diversos, com objetivos e estratégias também diversas. Por falar em estratégia, as operações na Bolsa de Valores podem se divergir pela duração. É aí que aparecem nomes como Day Trade e Swing Trade, que se diferenciam basicamente em função do período entre a compra e a venda dos ativos.

Quer saber mais sobre como funciona o Day Trade e o Swing Trade na Bolsa de Valores? Continue a leitura para entender melhor as diferenças entre esses dois tipos de operações!

O que significa o Day Trade e o Swing Trade?

Se você já leu um pouquinho sobre ações, já deve ter ouvido falar em Day Trade. Tecnicamente, o que caracteriza esse tipo de operação é a velocidade com que ela ocorre. O Day Trade é uma das modalidades de investimento mais rápidas do mercado, na qual você compra e vende os ativos em um mesmo dia, sendo possível gerar lucro em um intervalo de horas, minutos e até segundos.

Já as operações do tipo Swing Trade costumam ocorrer em um prazo maior – o que não quer dizer que sejam de longo prazo, como as de buy and hold.  Em geral, esse período dura de um dia a algumas semanas. Operando Swing Trade, o investidor tem um tempo maior para avaliar as oscilações do mercado e buscar resultados de maneira menos imediatista.  

Quais os benefícios de cada operação?

O trader atua como um especulador do mercado financeiro, especializando-se em prever o sobe e desce dos preços. Essa é uma profissional muito visada por oferecer várias vantagens. Caso queira saber sobre quanto ganha um trader, por exemplo, você pode conferir o nosso artigo que fala sobre o assunto!

Mas de acordo com a estratégia que utiliza para prever as alterações no valor dos ativos, o trader pode ser classificado como Day Trader ou Swing Trader. Como falamos acima, a segunda estratégia prevê o monitoramento de tendências por mais de um dia. O investidor que atua em prazos menores pode se beneficiar mais rapidamente das oscilações, não sendo necessário contar com o crescimento expressivo das empresas para obter retorno.  Vale lembrar que, em ambas as modalidades, é possível lançar mão de um mecanismo conhecido como alavancagem que permite ao investidor movimentar uma quantidade de dinheiro significativamente maior do que efetivamente possui para potencializar os seus resultados.

Por que optar pelo Swing Trade?

Para optar pelo modelo mais adequado para o seu perfil, é preciso analisar bem as diferenças e entender o tipo de investidor que você é. No caso do Swing Trade, entre as vantagens, está a possibilidade de ter um tempo maior para avaliar o mercado e tomar uma decisão. Caso você não possua tanto tempo para dedicar às suas operações por dia, essa pode ser uma modalidade mais indicada. 

Por que optar pelo Day Trade?

O grande diferencial do Day Trade é permitir um retorno rápido como nenhuma outra forma de investir na Bolsa de Valores. Além disso, já que nas operações de Day Trade o investidor jamais termina o pregão posicionado, os eventos que podem ocorrer enquanto o mercado está fechado não interferem nos preços e nem desvalorizam os ativos nesse tipo de operação.

De maneira geral, esse é o tipo de operação no mercado financeiro que mais beneficia quem domina a análise de ações e gráficos. Mas se esse não é o seu caso, não significa que você não possa operar Day Trade e beneficiar-se das possibilidades de retorno dessa modalidade.

Conheça a Vexter

A Vexter oferece uma plataforma completa para quem quer investir e gerenciar melhor as suas finanças. Além de usar o nosso simulador de investimentos, que é uma ótima maneira de aprender a investir na prática, você ainda pode fazer parte de nossa rede social, interagir com outros investidores e tirar dúvidas com analistas de investimentos, que fazem projeções e apontam oportunidades de compra, venda ou manutenção dos ativos.

Como você viu, Day Trade e Swing Trade são estratégias que podem trazer grandes lucros. Conhecendo suas peculiaridades e vantagens, você pode fazer uso dessas duas operações para obter ótimos resultados.

Quer começar a investir na Bolsa com o apoio de quem entende de mercado e aumentar as suas chances de sucesso? Faça seu cadastro gratuito e venha para a Vexter!

Posts relacionados

Deixe um comentário