day trade

Recursos para te ajudar a operar Day Trade

Quem acompanha nosso blog já deve ter visto que falamos algumas vezes sobre as operações na Bolsa de Valores do tipo Day Trade, que são aquelas que começam e terminam no mesmo dia e que podem ser bastante lucrativas. Não custa repetir que esse tipo de operação não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Embora seja uma estratégia que envolva riscos, o Day Trade pode ser executado com eficiência quando existe um suporte eficiente para quem o realiza. Para isso, é interessante que o investidor lance mão de algumas ferramentas.

Está interessado em saber mais sobre esse tipo de operação e conhecer os recursos que podem te ajudar? Fique atento às dicas que daremos abaixo!

O que é o Day Trade mesmo?

Vamos recapitular. O Day Trade é uma modalidade de operação na Bolsa de Valores que se refere à compra e a venda de ativos em um único dia, antes que o pregão se encerre. Sua popularidade se deve ao fato de que ele permite ao investidor obter bons retornos em um curto espaço de tempo. Para potencializar ainda mais os seus resultados, é possível recorrer à alavancagem, operando com um valor superior ao que você tem em conta. Fizemos um vídeo para te explicar melhor o que é a alavancagem:

É importante entender que, como as decisões devem ser tomadas em um curto espaço de tempo no Day Trade, o controle emocional é muito importante. Se quiser saber mais sobre como lidar com sentimentos como o medo, frustração e euforia ao investir na Bolsa de Valores, confira o nosso post sobre como manter o controle emocional ao investir em renda variável.  

Caso ainda esteja difícil de entender o que é Day Trade, fizemos um vídeo para te ajudar:

Agora, vamos falar de recursos que podem beneficiar – e muito – quem quer operar Day Trade na Bolsa de Valores. 

1- Simulador de investimentos

Quando entramos na Bolsa de Valores, as chances de errarmos nas estratégias são maiores, porque ainda somos iniciantes. E tudo bem, porque os erros podem nos ensinar muito e eles fazem parte do processo de aprendizagem. Mas o ideal é cometê-los antes de investir seu dinheiro de verdade para não perder uma grande parte do capital e adquirir experiência antes de operar pela conta real.

Já ouviu falar no simulador de investimentos? Ele serve justamente para isso!

Um simulador de investimentos é uma plataforma online na qual você recebe um dinheiro fictício para investir em um cenário que replica a Bolsa de Valores. Por meio dele, o investidor pode aprender como funciona na prática o Day Trade, o Swing Trade e diferentes tipos de operações sem arriscar o dinheiro de verdade. Assim, é possível criar diferentes tipos de estratégias e testá-las antes de colocar o seu capital em jogo.

2- Analista de investimentos

Faça uma analogia com o futebol: qual é a possibilidade de um grande atleta conseguir resultados se não contar com uma equipe forte e um treinador qualificado para apoiar seu time?  Recorremos a esse exemplo para que você entenda que, em determinados setores, “jogar sozinho” pode te impedir de conquistar o sucesso. É assim que funciona com a Bolsa de Valores.

O papel do analista de investimentos é avaliar tudo o que pode causar impacto nos preços das ações das empresas, considerando não somente a gestão das companhias, mas também o cenário econômico do país e do exterior.  Portanto, ao lado do analista de investimentos, você terá o auxílio de um profissional especializado em aplicações financeiras e, por isso, a tendência é que os seus investimentos sejam aperfeiçoados. Assim, mesmo práticas tidas como mais arriscadas, como é o caso do Day Trade, podem ser realizadas por investidores que não sejam tão experientes assim. 

3- Análises técnicas

Um analista de investimentos é a pessoa capacitada para analisar de maneira técnica e fundamentalista os investimentos, gerando um entendimento mais claro do que cada ação pode apresentar, tornando sua tomada de decisão mais consistente. Vamos te explicar o que cada uma dessas análises representa.

A análise técnica se concentra no estudo de gráficos que mostram a variação dos ativos ao longo do tempo. Neste caso, o estudo não considera os fundamentos da empresa, ou seja, o que a leva a gerar tais resultados, mas sim o que a oscilação dos ativos revela. O estudo desses fatores, conhecidos como fundamentos, é chamado de análise fundamentalista que, em resumo, refere-se à avaliação de elementos que dizem respeito à gestão do negócio, como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, entre outros. 

4- Plataforma da Vexter

A Vexter conta com uma plataforma que simplifica o acesso do investidor a todas esses recursos que apresentamos. Além de ser uma rede social para investimentos, a Vexter reúne em um só ambiente todas as funcionalidades de que o investidor precisa para investir melhor.

Dentro da Vexter é possível ter acesso a uma aba de cursos, na qual você pode assistir aulas sobre temas como “Introdução ao mercado financeiro” e “Análise Técnica”. Além disso, é possível operar em um simulador de investimentos antes de usar o seu dinheiro de verdade para investir.

Portanto, a Vexter é um excelente recurso com o qual você pode contar para potencializar seus investimentos na Bolsa de Valores, a partir de um conjunto de ferramentas especialmente desenvolvidas para melhorar o desempenho das suas operações. A Vexter tem a solução ideal não só para quem pretende entrar nesse mercado, mas para quem já está nele e procura meios para simplificar e automatizar as suas operações.

Ficou interessado? Confira o mapa da Vexter que fizemos para ajudá-lo a usar a nossa ferramenta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.