day trade day trade

Recursos para te ajudar a operar Day Trade

6 minutos para ler

Estratégia bastante conhecida no mercado financeiro tradicional, o day trade começou a se tornar comum em meio ao universo das criptomoedas também – e vem se popularizando cada vez mais entre investidores individuais.

As operações day trade começam e terminam em um mesmo dia e que podem ser bastante lucrativas, no entanto, a modalidade traz riscos e pode gerar prejuízos – uma vez que o mercado se comporta de maneira imprevisível no curto prazo.

Para driblar as oscilações do mercado e investir com mais consistência visando o lucro, é interessante que o investidor entenda como o day trade funciona na prática. Fique atento às dicas que daremos abaixo!

O que é o day trade

O day trade é uma modalidade de operação que se refere à compra e à venda de ativos em um único dia, antes que o pregão se encerre. Sua popularidade se deve ao fato de que ele permite ao investidor obter bons retornos em um curtíssimo espaço de tempo.

As operações podem durar algumas horas ou até mesmo poucos minutos, e, por isso mesmo, exigem muita atenção, dedicação e controle emocional por parte do investidor – afinal, como vimos, as decisões devem ser tomadas em um curto período de tempo. Enquanto um day trader está de olho na volatilidade diária dos papéis, um swing trader está mais atento às tendências de mercado de modo geral.

Hoje, as operações day trade podem ser feitas com ações, opções, contratos futuros e até mesmo com criptomoedas!

Como o day trade funciona

O day trade pode ser entendido como uma operação oposta às negociações de longo prazo – nas quais o investidor busca lucrar com o crescimento das empresas listadas na bolsa de valores em janelas de tempo que vão de meses a anos.

As operações funcionam capitalizando pequenos movimentos do mercado, que geram oscilações nos ativos. É por isso que, quanto maior a volatilidade dos papéis, maiores são as oportunidades de ganho para o day trader. Como o número de negociações pode ser grande ao longo de um único dia, o potencial de lucro também cresce.

Entretanto, como sabemos, o risco de perdas nessas negociações é diretamente proporcional às possibilidades de ganho – então é preciso lançar mão de habilidades avançadas de gerenciamento de riscos.

Logo abaixo, você confere alguns recursos que podem auxiliar quem deseja começar a operar day trade: 

Simulador de investimentos

Quando entramos no mercado financeiro – e, principalmente no universo da renda variável – as chances de errarmos são maiores. E tudo bem, porque os erros podem nos ensinar muito e eles fazem parte do processo de aprendizagem. Mas o ideal é cometê-los antes de começar a investir de verdade, para não correr risco de perder uma grande parte do capital.

Um simulador de investimentos possui exatamente essa função: de permitir que o investidor realize operações em uma plataforma online, que simula a Bolsa de Valores, para treinar – sem que corra risco de perder seu dinheiro.

baixar simulador de investimentos na bolsa gratuitamente

Por meio dessa ferramenta, o investidor aprende a operar day trade, swing trade e outras modalidades – sem precisar se arriscar no mercado, podendo criar também diferentes tipos de estratégias para testá-las antes de colocar o seu capital em jogo.

Análise técnica

Para ter cada vez mais assertividade e consistência nesse tipo de operação (independentemente de ser iniciante ou experiente no mercado), o investidor deve lançar mão, principalmente, da análise técnica (ou gráfica) dos ativos.

A análise técnica se concentra no estudo de gráficos que mostram a variação dos ativos ao longo do tempo. Neste caso, o estudo não considera os fundamentos da empresa, ou seja, o que a leva a gerar tais resultados, mas sim o que a oscilação dos ativos revela no dia a dia – que é o que, de fato, interessa ao day trader.

O estudo desses fundamentos, por sua vez, é chamado de análise fundamentalista – que, resumidamente, refere-se à avaliação de elementos relacionados à gestão do negócio, como fluxo de caixa, balanço patrimonial, entre outros. Um ponto importante a considerarmos é: apesar de possuírem objetivos diferentes, a análise técnica e a análise fundamentalista se complementam.

Principais vantagens de operar day trade

Alavancagem

A alavancagem é um mecanismo interessante nas operações day trade, já que funciona como um limite de “crédito” que a corretora oferece ao investidor, maximizando sua capacidade financeira por meio de uma espécie de empréstimo. Dessa forma, é possível operar com valores superiores aos disponíveis em conta corrente.

Como as operações duram pouco tempo, não há taxas de alavancagem – no entanto é necessário apresentar a margem de garantia (que pode ser um investimento em CDB, Tesouro Direto, Letras de Crédito etc.).

Redução da exposição aos riscos

Apesar de parecer contraditório, é isso mesmo: como as operações ocorrem em curtas janelas de tempo, o investidor não fica exposto ao mercado por muito tempo, o que reduz seus riscos.

Existem também outras maneiras de gerenciar os riscos das operações. Uma delas é o mecanismo stop loss, por meio do qual o investidor define um valor máximo para as suas perdas: assim, quando o ativo atinge a cotação determinada, o stop loss atua evitando um prejuízo maior.

Ativos que podem ser operados day trade

Como vimos, operações day trade podem ser realizadas com qualquer tipo de ativo negociado na Bolsa de Valores – como ações, opções, ETFs (Exchange Traded Funds) e fundos imobiliários (FIIs) – e com criptomoedas também.

Diferente do day trade na Bolsa de Valores, que ocorre somente ao longo do pregão, as operações com criptomoedas nessa modalidade podem ocorrer a qualquer dia e horário.

Teoricamente, qualquer investidor com pouca aversão ao risco pode operar day trade – no entanto, é preciso ter em mente que essa modalidade demanda um pouco mais de experiência e bastante comprometimento – afinal, as negociações ocorrem ao longo do dia, a qualquer momento. Só assim o investidor consegue aproveitar as melhores oportunidades para comprar e vender os papéis que deseja visando um lucro acima da média do mercado.

E você, já opera algum ativo day trade? Conte para a gente a sua experiência deixando um comentário aqui no blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário