dicas de economia dicas de economia

Dicas de economia para não perder mais dinheiro

6 minutos para ler

Todo mundo tem um objetivo: comprar um imóvel, um carro, fazer a viagem dos sonhos, entre muitas outras possibilidades. Mas nem todo mundo consegue realizá-los por um motivo: a falta de organização financeira. 

Se identificou com essa situação? Então algumas dicas de economia simples e eficazes podem mudar a sua vida!

Afinal, poupar não é tão difícil quanto parece. Tudo é questão de organização e disciplina, não importa qual seja o seu salário. Por isso vamos te ajudar a realizar seus sonhos, começando por colocar em prática as dicas abaixo. Confira!

12 dicas de economia infalíveis para colocar em prática já!

Não espere mais!

Sabe aquela famosa frase da ilustradora inglesa Karen Lamb: “Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje”? Pois é, ela se aplica perfeitamente quando o assunto são dicas de economia. 

Não espere o melhor momento para começar a organizar a sua vida financeira. O melhor momento é o agora. Então comece o quanto antes!

Acompanhe suas despesas 

O primeiro passo é entender com o que você gasta. Quais são suas despesas essenciais e quais só prejudicam o seu orçamento. 

Para fazer o seu controle financeiro e acompanhá-lo, você pode montar sua planilha de gastos mensais, usar algum APP ou até mesmo anotar tudo em um caderno. O importante é compreender com o que, e para aonde vai o seu dinheiro.

Por isso lembre-se de anotar cada gasto, até mesmo o menor deles, que você ache irrelevante. Ao final do mês você pode se surpreender com ele.

Corte gastos supérfluos

A partir da identificação dos seus gastos você consegue identificar tudo o que consome o seu orçamento, mas não é importante.

Sabe os gastos mínimos com docinhos, cafezinhos e etc.? Acumulados, eles podem somar um montante nada pequeno. Assim como serviços de assinatura que você mal usa, por exemplo. 

Logo, identifique tudo o que não é necessário e corte esses gastos. 

Quite as dívidas 

Uma das dicas de economia fundamentais na hora de organizar a vida financeira é pagar as dívidas.

Caso não seja possível quitar todas de uma vez, comece com aquelas que têm o valor/juros mais alto. Também é possível negociar a dívida com a instituição financeira. E se der, umas das melhores formas é conseguir pagá-las à vista, negociando um abatimento por isso.

Nesse ponto também vale lembrar da importância de se pagar as contas em dia. Dessa forma evita-se a cobrança de juros e ainda que mais endividamentos aconteçam.

Monte sua reserva de emergência

Não tem mais nenhuma conta pendente? Então é a hora de montar a sua reserva financeira de emergência. Ela servirá para os possíveis imprevistos que podem acontecer, como algum conserto em casa ou no automóvel, um problema de saúde e até mesmo a perda do emprego.

Aliás, se você deseja se tornar um investidor, esse é o primeiro passo: ter uma reserva de emergência estabilizada. 

Não compre sem antes pesquisar e negociar

Economizar não significa comprar mais nada, mas sim comprar com inteligência. Por isso, uma das dicas de economia é pesquisar bastante antes de comprar algo.

Hoje em dia essa tarefa fica ainda mais fácil devido aos canais e sites de review de produtos. Eles são grandes aliados para entender se o que você deseja realmente vale a pena e vai atender às suas necessidades.

Tendo essa certeza, vale a pena chegar a alguma negociação de valor com a loja. Para isso vale usar cupom de desconto ou pechinchar mesmo. Esse hábito, que muitas pessoas não são adeptas, pode gerar boas economias. Outro modo de economizar é pesquisar por lojas que tenham cashback.

Liste as compras de supermercado

Por falar em compras, ir ao supermercado sem saber o que realmente falta na despensa de casa, pode gerar gastos desnecessários, além de desperdício. Por isso, sempre faça uma lista com o que é preciso comprar, além de levar em conta a quantidade adequada de cada item. 

Atente-se aos gastos domésticos

Já que estamos falando de casa, as contas recorrentes, como de energia e água, por exemplo, podem ter um grande impacto positivo com simples mudanças de hábitos.

Economizar água e luz fará bem tanto para as suas finanças, como para o meio ambiente. Portanto, use lâmpadas econômicas como as de LED, aparelhos elétricos com certificação A de economia, não deixe as luzes acesas sem motivo, tome banhos rápidos, não deixe torneiras pingando, nem as deixe abertas enquanto escova os dentes, ou lava a louça, por exemplo. 

Cuidado com o cartão de crédito!

O uso consciente do cartão de crédito não poderia ficar de fora das dicas de economia, não é mesmo? Afinal de contas, ele é o principal vilão dos endividados. 

É claro que em momentos pontuais ele pode ser usado, mas não no dia a dia. Por isso, evite passar toda e qualquer compra no crédito, parcelar com juros, e não acompanhar suas faturas. Além disso, novamente, lembre-se de pagá-la em dia, já que os juros por atraso dos cartões de crédito são os mais altos do mercado!

Mude seus hábitos de consumo

Se interessar por dicas de economia já é o primeiro passo para transformar a sua saúde financeira. E nesse processo, uma das principais disciplinas é mudar de hábitos. 

Como, por exemplo, quando for comprar algo novo reflita: “eu preciso ou eu quero isso”? Geralmente quando o impulso é movido pelo querer, esse gasto pode ser poupado. 

Portanto, pense sempre antes de agir quando for desembolsar qualquer quantia. Você vai ver que isso irá te ajudar a economizar muito. 

Defina um valor para poupar todo mês

Começamos este artigo falando sobre objetivos, e agora voltamos a eles. Para alcançar o seu objetivo você não deve comprometer sua reserva de emergência, mas sim poupar.

E para isso, você não deve usar o dinheiro que sobra depois que você paga as contas. É preciso definir um valor, não importa qual seja!

Antes pouco, do que não poupar nada! Com o tempo, essa quantidade que você destinou ao seu propósito vai tirar os seus objetivos do papel.

Aprenda a investir o seu dinheiro 

Por fim, estando com uma vida financeira saudável, você pode começar a investir o seu dinheiro na Bolsa de Valores. A princípio pode parecer complicado, mas com um passo a passo de confiança, você pode se tornar um investidor de sucesso!
Gostou dessas dicas de economia? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este que te ajudarão a manter a sua vida financeira saudável.

Posts relacionados

Deixe um comentário