E wallets: conheça as carteiras digitais E wallets: conheça as carteiras digitais

E wallets: conheça o que é essa carteira e para que serve

6 minutos para ler

Se você está por dentro dos avanços nos meios de pagamento que vêm ocorrendo nos últimos anos, possivelmente já ouviu falar das e wallets – ou carteiras virtuais.  Elas vão muito além dos cartões de crédito e débito e servem para armazenar, com segurança e em um único só lugar, diversos tipos de informação do usuário.

Mas não é só isso: por meio das e wallets, é possível realizar pagamentos de produtos e serviços de forma instantânea e descomplicada, bem como operar as moedas virtuais (ou, criptos) – cada vez mais comuns entre os investidores. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation) e divulgada pelo Serasa em 2019, cerca de 61% dos brasileiros já realizavam transações por meio das carteiras digitais. Com a pandemia, esse número cresceu ainda mais.

Mesmo assim, as e wallets ainda geram dúvidas. Será que elas são realmente úteis? Como funcionam na prática? Continue a leitura e entenda como elas podem facilitar as transações no seu dia a dia!

O que é uma e wallet?

Como vimos, a e wallet é similar a uma carteira tradicional, por meio da qual podemos armazenar dinheiro, informações bancárias, cartões de crédito e débito – e realizar pagamentos. 

A diferença é que ela é totalmente digital – e os usuários acessam suas informações por meio de um aplicativo instalado em seu próprio smartphone. Alguns exemplos de e wallets são o Google Pay, o Samsung Pay e o Paypal.

Também existem carteiras virtuais que possibilitam ao usuário armazenar outros tipos de informação, que vão desde documentos pessoais (como RG e CPF, por exemplo), até chaves de acesso a veículos e residências, cupons digitais e senhas.

Acompanhando o movimento de transformação digital das últimas décadas, as e wallets surgiram para atender ao desejo dos usuários por rapidez, praticidade e, principalmente, segurança. Hoje, inclusive, algumas instituições financeiras oferecem a solução como um serviço adicional aos seus clientes. 

Para que a e wallet serve/como funciona?

Como vimos, a maioria das e wallets funciona a partir de aplicativos instalados nos smartphones, armazenando dados pessoais e financeiros e viabilizando transações financeiras em tempo real.

Na prática, toda vez que for a uma loja que aceite esse meio de pagamento, basta que o cliente aproxime seus dispositivos digitais (como um celular ou smartwatch, por exemplo) de um terminal de check-out compatível e finalize sua compra. 

Algumas carteiras digitais também possibilitam o armazenamento de dinheiro, dispensando o cadastro de cartões. De qualquer forma, vale lembrar que as transações só são concluídas após uma autenticação – realizada por meio de senha, reconhecimento facial ou biometria. 

Fato é: por meio das e wallets, é possível adquirir produtos ou serviços em estabelecimentos físicos e virtuais – e de forma rápida e segura, uma vez que todas as transações são protegidas por criptografia, um código virtual complexo que garante segurança às operações.

Principais carteiras digitais em 2022 

As carteiras digitais estão cada vez mais populares entre os consumidores – o que faz com que tenhamos cada vez mais opções à nossa disposição no mercado. Abaixo, listamos as 10 e wallets mais conhecidas atualmente. Confira:

  • Ame Digital
  • Apple Pay
  • BanQi
  • Google Pay
  • Iti Itaú
  • Mercado Pago
  • PagBank
  • Paypal
  • Picpay
  • RecargaPay

Vantagens ao utilizar e wallets

Agilidade 

Uma das principais vantagens desse meio de pagamento é a agilidade: por meio de uma e wallet, é possível realizar transações de forma instantânea – basta aproximar o dispositivo da maquininha de pagamento ou concluir as etapas de autenticação (caso esteja realizando algum pagamento online). 

Segurança

Outro ponto positivo é a segurança, uma vez que os dados contidos nas carteiras digitais são protegidos por criptografia. Além disso, o usuário não precisa cadastrar suas informações pessoais e financeiras toda vez que for realizar uma transação, pois elas ficam registradas virtualmente – basta que autorize o pagamento por meio da autenticação. 

Praticidade

Por reunir virtualmente todas as informações do usuário em um único lugar, a e wallet dispensa a necessidade de andarmos com diversos cartões e dinheiro vivo em uma carteira física. Para usá-la, basta estar com o dispositivo móvel habilitado em mãos. 

E wallets de criptomoedas

As carteiras digitais específicas para criptomoedas (como o Bitcoin, uma das mais conhecidas) possibilitam o armazenamento de informações transacionais por meio do blockchain (ambiente virtual no qual são registradas informações através de blocos de dados) – garantindo praticidade e segurança para os investidores. 

Um ponto importante a ser ressaltado é que as e wallets de criptomoedas não funcionam como as carteiras virtuais tradicionais, uma vez que não armazenam moedas, mas, sim, registros de transações armazenadas no blockchain.

Dessa forma, ao realizar uma transação com uma criptomoeda, o investidor está enviando valores de sua carteira virtual para o endereço público de outra carteira virtual – e toda a movimentação fica registrada no blockchain.

Na prática, as e wallets de criptomoedas são semelhantes às contas bancárias, com a diferença de que, aqui, o responsável pelo gerenciamento e segurança dos seus ativos é o próprio usuário, e não a instituição financeira.  

Quem deseja investir em criptomoedas pode utilizar as carteiras digitais multi-moedas, por meio das quais é possível operar com Bitcoins – e diversos outros tipos de moedas digitais – em um só lugar, de forma prática e segura.

Interessante, não é mesmo? Hoje, a tecnologia está em todo lugar, e no mercado financeiro não seria diferente. É normal que as carteiras e as moedas virtuais pareçam um pouco abstratas para quem ainda não está muito familiarizado com o assunto, mas não se preocupe: é conhecendo nossos objetivos (pessoais e financeiros), estudando e colocando a mão na massa que vamos aprendendo!

Conte para a gente se você já utiliza as e wallets – e se elas facilitam o seu dia a dia – deixando um comentário aqui no blog! 

Posts relacionados

Deixe um comentário