formas de investir dinheiro formas de investir dinheiro

5 formas de investir seu dinheiro

8 minutos para ler

A verdade é que entender quais as formas de investir dinheiro não é um assunto comum no dia a dia do brasileiro. No entanto, de acordo com especialistas, aos poucos, os brasileiros estão começando a entender a necessidade de ter um capital financeiro.  

O capital financeiro é todo o dinheiro que uma pessoa guarda e investe, fazendo com que a quantia inicial renda e gere mais dinheiro a partir dos juros compostos.

Mas grande parte da população ainda não tem conhecimento sobre finanças e acham que a famosa caderneta da poupança é a melhor opção. Isso porque acreditam que outros investimentos são muito arriscados e que é preciso ter muito dinheiro para fazer outros investimentos. Mas isso não é verdade!

A poupança é uma boa escolha?

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não investir na poupança, podemos te dar alguns motivos pelos quais a poupança não é a melhor forma de investir seu dinheiro:

  • probabilidade de rentabilidade baixa;
  • taxa de juros, atualmente, em queda;
  • possibilidade de rendimento menor que a inflação;
  • o rendimento não é diário;

Por isso, antes de te apresentar 5 formas de investir dinheiro, nós listamos algumas dicas para te ajudar a tomar melhores decisões ao investir seu dinheiro. Continue a leitura!

Defina as suas metas de curto, médio e longo prazo

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos, seus sonhos, os prazos em que deseja alcançá-los e colocar tudo isso no papel. Isso porque visualizar seus objetivos te ajuda a ter motivação para tomar as atitudes mais alinhadas com suas metas. Mas, além disso, ter suas metas traçadas ajuda na hora de decidir as formas de investir seu dinheiro. Quer entender como? Veja o exemplo a seguir.

Exemplo

José definiu que quer construir uma reserva de emergência. Por isso, na hora de escolher as formas de investir seu dinheiro para construir uma reserva, José precisa levar em consideração a liquidez do investimento. Ou seja, qual vai ser a facilidade de trocar o seu investimento por dinheiro, pois ele precisa poder resgatar imediatamente quando acontecer imprevistos.

Além disso, ele deve se atentar para os riscos do investimento. Afinal, não é recomendado colocar a reserva de emergência em investimentos de alto risco. 

Organize as suas finanças

Ter a vida organizada é importante para diversos fatores. Você consegue planejar suas tarefas diárias, não perder prazos e principalmente poupar tempo.

Quando se trata da vida financeira a lógica é a mesma. Com as finanças organizadas, é possível realizar um planejamento de tudo que você deve fazer para conquistar seus objetivos.

Entenda seu perfil de investidor e os tipos de investimentos

Cada tipo de investimentos possui condições e rentabilidades diferentes. A rentabilidade pode ser entendida como o retorno financeiro que o investidor pode receber a partir da aplicação de dinheiro em alguma aplicação financeira.

Além disso, você precisa entender qual o seu perfil de investidor. O perfil de investidor é determinado se você tem baixa, média ou alta tolerância a correr riscos. Se você tem um perfil conservador, por exemplo, não recomendado que você invista em aplicações de maior risco, como ações da Bolsa de Valores. No caso de perdas isso pode até afetar a sua saúde. 

Confira nosso artigo: Qual é o seu perfil de investidor? Descubra e invista melhor!

Abra conta em uma corretora

Com as metas estabelecidas, vida financeira organizada e plano de investimento feito, agora é hora de colocar o seu dinheiro para render. As corretoras de investimentos são instituições financeiras que viabilizam a aplicação do dinheiro de investidores.

Para quem investe na bolsa de valores, por exemplo, as corretoras fazem o elo que liga o investidor à bolsa, o que possibilita que as operações sejam realizadas. Da mesma forma acontece com produtos de renda fixa. A corretora faz a ponte entre o investidor e o Tesouro, tornando possível a compra dos títulos públicos.

Diversifique sua carteira de investimentos

Nunca coloque todos os ovos numa mesma cesta! A economia possui uma dinâmica cíclica e interligada com fatores políticos e sociais, o que causa uma grande volatilidade no mercado financeiro. Por isso, é importante diversificar sua carteira para ter a possibilidade de aumentar sua rentabilidade ao correr um determinado risco. 

Formas de investir dinheiro 

Agora que você já entendeu quais os passos que podem te ajudar a analisar as vantagens e desvantagens de um investimento, é hora de conhecer 5 formas de investir dinheiro que podem ser mais rentáveis que a poupança. Confira! 

1.    Mercado Fracionário

No mercado fracionário é possível investir em 01 até 99 ações e, portanto, negociá-las em um baixo valor. Por exemplo, em setembro de 2020, uma ação do Banco do Brasil está custando R$30,47. 

Por se tratar de um investimento de renda variável, as ações fracionadas são indicadas para quem tem perfil moderado ou agressivo.

Elas também são formas de investir dinheiro ideais para quem tem estratégias de médio e longo prazo, que visam o pagamento de dividendos. Pois a liquidez delas é menor em relação às operadas em lotes no mercado de ações. 

2.    Tesouro Direto

Em síntese, o Tesouro Direto são títulos emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ao comprar um título, o seu lucro vem dos juros que incidem sobre o valor que foi investido. 

No Tesouro Direto existem dois tipos básicos de investimento: O pós-fixado e o pré-fixado.  Dentro do grupo dos pós-fixados você pode optar pelo Tesouro Selic ou pelo IPCA. A diferença entre eles é o índice no qual o título está indexado. 

Os títulos do tesouro são mais indicados para os investidores conservadores, ou seja, que toleram menos riscos. Por isso, eles buscam produtos com rentabilidade mais previsível e prazo de vencimento determinado.  

3.    Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são formas de investir dinheiro mais indicados para os investidores com média e alta tolerância a riscos. Neles, você compra uma cota que vai ser administrada por uma gestora que vai administrar esse capital. 

Os fundos podem ser investimentos com boa rentabilidade, mas eles também podem exigem investimentos iniciais mais altos. Além disso, a maioria dos fundos tem um período para que você possa resgatar o dinheiro. 

4.    Certificado de Depósito Bancário

Com certeza em algum momento seu banco já te ofereceu investir no CDB. Em suma, os CDBs são títulos emitidos pelos bancos. Quando uma pessoa compra um, o dinheiro é utilizado pelo banco para fazer empréstimos a outras pessoas ou outras instituições com juros.

Assim, a remuneração de quem investe no CDB costuma ficar entre 90% a 120% dos juros praticados nesses empréstimos. Para fazer esse cálculo, é necessário saber qual a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Essa é a taxa que baseia os rendimentos do CDB.

5.    Mercado Futuro

O Mercado futuro é recomendado para os investidores com perfil agressivo. Nele, você garante o direito de negociar outros ativos no futuro. Não entendeu? Vamos te explicar com um exemplo prático!

Imagine que você comprou um título no Mercado Futuro de uma empresa do setor de laticínios. Após um tempo, você viu no jornal que devido às mudanças climáticas, a maior parte do capim das fazendas estão seco e, por isso, as vacas estão se alimentando menos. A consequência disso é que elas estão produzindo menos leite e isso afeta diretamente a produção dessa empresa.

Diante disso, você analise e percebe que a longo prazo isso é um risco, as ações podem desvalorizar muito e a lucratividade da empresa diminuir. Sendo assim, você negocia a venda antes da produção diminuir por causa da estiagem e se proteger das possíveis perdas.

Mas lembre-se: Essa são apenas algumas das possibilidades que o mercado financeiro como formas de investir dinheiro. Se você quiser saber mais sobre outras formas, veja nosso artigo sobre renda fixa e renda variável.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente aqui nos comentários que estamos à disposição para te ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário