Técnicas de gestão de riscos para o seu portfólio de investimentos

Quem já investe na bolsa de valores sabe que os riscos fazem parte da rotina deste mercado. Da mesma forma, não é novidade que os retornos oferecidos na bolsa podem ser bem superiores se comparados a outros investimentos considerados mais seguros.

Isso significa que os riscos não precisam ser encarados de maneira negativa. Até porque existem técnicas de gestão de riscos que podem contribuir para tornar sua experiência de investimentos ainda melhor.

Quer conhecer algumas? Veja como a gestão de riscos pode contribuir de maneira muito positiva para sua jornada como um investidor da bolsa!

Entenda os riscos de investir na Bolsa de Valores

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de riscos é conhecer como os seus investimentos podem ser afetados. Problemas com a corretora de valores ou com a empresa da qual você comprou ações podem influenciar diretamente na saúde dos seus investimentos, por exemplo.

Abaixo, listamos 4 dos principais riscos aos quais você está exposto ao investir na bolsa de valores:

  1. Risco de liquidez: quando o investidor encontra dificuldades para vender os ativos que comprou. Isso acontece, por exemplo, quando há poucas pessoas querendo comprar um papel e muitas querendo vendê-lo.
  2. Risco de mercado: possibilidade do ativo se desvalorizar e perder valor de mercado.
  3. Risco da empresa: quando uma empresa que possui ações na bolsa de valores está tendo problemas de qualquer natureza, há o risco de seus papéis se desvalorizarem.
  4. Risco da corretora: diz respeito à possibilidade de falência da corretora em que o investidor tem conta. O que reforça a importância da escolha por uma empresa sólida para abertura de conta.

Como você já sabe, os riscos são uma realidade na bolsa de valores, mas possuem estratégias e técnicas que ajudam a minimizá-los para que você alcance excelentes resultados. No próximo tópico, você conhecerá algumas delas.

Técnicas para fazer uma boa gestão de riscos

Não é nenhum segredo que uma boa gestão de riscos é muito importante. Mas como ela pode ser feita? Para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 técnicas para montar uma estratégia de gestão de riscos de sucesso:

1. Mantenha a relação de risco x retorno saudável

Utilizando uma relação de risco x retorno saudável, o investidor consegue ter resultados consistentes em suas operações na bolsa. Para isso, você pode lançar mão de ferramentas como o stop loss e objetivo, que te ajudam a limitar suas perdas e a manter o controle dos seus ganhos.

Lembre-se que, para obter bons resultados na bolsa, o investidor precisa ganhar mais vezes do que perder. Além disso, é preciso fazer operações com boa rentabilidade para compensar eventuais prejuízos que podem acontecer durante a jornada de investimentos.

2. Diversifique sua carteira

Aquela máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta também vale para o mercado financeiro, mais especificamente quando falamos em técnicas de gestão de riscos. A diversificação de carteira diz respeito a investir em ativos de diferentes setores e dividir o seu dinheiro entre as operações para que seus resultados não dependam somente da oscilação de um ativo.

3. Acompanhe o mercado

Um investidor estratégico utiliza os meios de comunicação para ficar de olho na divulgação de informações que possam afetar suas operações. Acompanhar as notícias, a agenda econômica e informações pertinentes ao setor da empresa na qual está pensando em investir é de extrema importância. Acompanhar o mercado te ajudará a fazer boas escolhas na hora de comprar ou vender ativos.

4. Considere a modalidade da operação

O tipo de operação tem grande influência sobre o volume de dinheiro investido. As operações de longo prazo (buy & hold), por exemplo, não devem ter o mesmo volume de capital investido que as operações day trade.

Afinal, o nível de risco dessas operações é muito diferente; o que, consequentemente, expõe o investidor à maior volatilidade do mercado. Por isso, sempre considere a modalidade da operação para decidir quanto dinheiro investir.

5. Siga a orientação de analistas

Os analistas são profissionais do mercado capacitados e certificados para interpretar o comportamento de cada ativo negociado na bolsa de valores. Eles identificam tendências e podem orientar o investidor sobre a melhor hora para comprar ou vender um ativo.  Dessa forma, seguir a recomendação de analistas ajuda na tomada de decisões assertivas, seja você um investidor experiente ou iniciante. 

6. Busque conhecimento técnico

Estudar o mercado é fundamental. O conhecimento técnico pode tornar sua rotina de investimentos mais simples e contribuir para que você tenha resultados melhores.

Por isso, mantenha-se sempre atualizado, busque informações, pesquise sobre conceitos novos, faça cursos, vá a eventos, assista a vídeos e leia conteúdo na internet. Mas lembre-se de consumir conteúdos apenas de fontes seguras.

7. Troque experiências

Por último, falaremos sobre investir em comunidade. Este tópico não se trata exatamente de uma técnica de gestão de riscos mas, ainda assim, pode te ajudar a investir com mais segurança.

A dica é simples: faça parte de uma plataforma de social trading. Isso vai te colocar em contato constante com informações do mercado e pessoas que entendem sobre o assunto (ou estão buscando entender, assim como você).

Assim, além de compartilhar o que sabe, você também terá a oportunidade de aprender mais. Apoiar-se no ombro de gigantes pode te fazer ir muito mais longe! 

O grande segredo

Investir na bolsa de valores pode parecer arriscado num primeiro momento, mas isso não quer dizer que é preciso ter medo deste mercado. O segredo que tentamos compartilhar neste artigo é: conheça os riscos aos quais você pode estar exposto e saiba como calculá-los. Com boas estratégias, é possível minimizá-los para obter excelentes resultados.

Que tal investir ao lado de quem já domina todas as técnicas de gestão de riscos? Cadastre-se agora mesmo na Vexter e encontre grandes traders que podem inspirar sua jornada de investimentos. Experimente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.