O que é Home Broker e como ele permite negociar ações com facilidade

Tempo de leitura: 5 minutos

Há alguns anos, antes da criação do Home Broker (HB), investir na bolsa de valores era bem diferente. O investidor precisava ligar para uma corretora de valores para realizar uma operação. As negociações eram executadas em uma sala cheia de operadores de terno gritando ao telefone, com pilhas e mais pilhas de papel sobre a mesa. Se você já assistiu algum filme sobre bolsa, com certeza vai se lembrar do cenário que acabamos de descrever.  

Porém, as coisas mudaram. Uma ferramenta chamada Home Broker permitiu que o investidor começasse a fazer negociações na bolsa de valores de maneira totalmente online. Dessa forma, a compra e venda de ativos se tornou mais fácil e, atualmente, muitas pessoas físicas estão ganhando dinheiro com investimentos, sem sequer precisar sair de casa.

Quer conhecer melhor a tecnologia que revolucionou a forma de investir na bolsa de valores? Entenda o que é Home Broker e como ele permite negociar ações com facilidade!

O que é o Home Broker?

O Home Broker (HB) é uma plataforma de negociação de ativos que permite a conexão entre o investidor e a bolsa de valores. Por ele, tudo acontece na internet e em poucos segundos. O investidor pode enviar suas ordens de compra e venda de maneira rápida e prática, fazendo todas as suas operações com apenas alguns cliques. Além de realizar operações de compra e venda, por meio do HB é possível fazer cotações, acompanhar as ordens enviadas, verificar seu portfólio de investimentos e consultar seu extrato.

Como ter acesso a um Home Broker?

Para ter acesso a um Home Broker, você precisa, primeiro, ter conta em uma corretora de valores. Afinal, é ela que recebe as ordens de compra e de venda pelo HB e as envia para a bolsa. Assim que a abertura de conta é realizada, você recebe um login e senha para acessar a ferramenta.

Apesar de ter a mesma base de funcionamento, o Home Broker pode ser diferente de uma instituição para outra. Alguns têm o layout mais complexo e outros são mais amigáveis e fáceis de usar. Por isso, vale avaliar a plataforma de negociação antes de escolher a instituição onde você vai investir.

Como enviar ordens para a bolsa pelo Home Broker?

Para enviar ordens de compra e venda pelo Home Broker, você só precisará preencher alguns campos na ferramenta. Primeiro, você seleciona que tipo de ordem quer enviar – compra ou venda. Depois, completa os dados.

Suponhamos que seja uma ordem de compra de ações. Você vai precisar preencher:

  • Código da ação: representa qual ação você quer comprar;
  • Preço: quanto você deseja pagar por aquela ação;
  • Quantidade: quantos papéis você quer comprar;
  • Data de envio da ordem: você pode agendar para outra data ou preencher a ordem fora do horário do pregão (horário de funcionamento da bolsa), por isso, é importante preencher a data de envio;
  • Validade da ordem: pode ser apenas para aquele dia e a ordem é cancelada ao final do pregão, caso não tenha sido executada. Ou você pode escolher que a ordem fique disponível para você cancelar manualmente.

Feito isso, é só enviar e sua ordem chegará à bolsa. Se houver pessoas dispostas a vender ações no preço e na quantidade que você ofereceu para compra, a ordem é executada e as ações são suas. Se você tiver muitas dúvidas sobre como operar no Home Broker, sugerimos que você comece com um simulador de investimentos.

Quais as vantagens de investir com o Home Broker?

O Home Broker trouxe mais segurança para investir no mercado de ações. Afinal, antes do surgimento da ferramenta, todo o processo ocorria de forma manual, o que deixava maiores brechas para erros.

Ainda hoje é possível investir na mesa de operações. O investidor liga para a corretora e fala diretamente com o operador que envia a ordem para a bolsa pelo Home Broker. Nesse caso, a diferença é que o operador preenche a ordem para você.

Investir pelo Home Broker também pode ser mais barato. Geralmente, as taxas cobradas pela corretoras são bem mais baixas para operações realizadas por ele do que pela mesa de operações.

Além de comprar e vender ações, o investidor também pode fazer operações com contratos futuros e fundos de investimento na ferramenta, uma grande vantagem na hora de diversificar a carteira. Não se pode esquecer da comodidade que o HB oferece. Com a ferramenta, é possível operar de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, seja em casa, no escritório ou até mesmo em uma viagem.

Quais os cuidados na hora de investir?

Mesmo que o Home Broker seja seguro para investir, você precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é proteger seus dados.

Não divulgue informações como seu login e senha. Eles são o acesso aos seus investimentos, por isso, proteja-os assim como você faz com sua senha do banco.

A escolha da instituição onde você vai investir também é muito importante. Verifique se é uma empresa idônea, que possui credibilidade no mercado. Afinal, a instituição terá todos os seus dados pessoais. 

Busque conhecimento sobre investimentos

Por último e também muito importante, busque conhecimento sobre investimentos. Apesar de alguns HBs serem mais fáceis de usar, ainda exigem conhecimento de mercado.

Quem está começando pode buscar o apoio de especialistas ou investir ao lado de quem tem experiência em plataformas de social trading (redes sociais de investimento). Afinal, investir sozinho pode tornar sua jornada para o sucesso árdua e muito mais longa. Portanto, para os iniciantes, ter esse auxílio de quem entende do mercado é fundamental

Investir pelo Home Broker é simples, prático e oferece muito mais comodidade. Aproveite as vantagens que a tecnologia oferece e use-as ao seu favor. Claro que sempre com muita cautela e disciplina. 

Que tal treinar suas operações em um simulador de investimentos? Faça o seu cadastro gratuito na Vexter e teste o nosso simulador por 15 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *