home broker home broker

O que é Home Broker e como ele permite negociar ações com facilidade

8 minutos para ler

Segundo dados da B3, hoje, aproximadamente 3 milhões de brasileiros operam no mercado financeiro por meio do home broker. Popularizada a partir dos anos 2000, a ferramenta permitiu que o investidor começasse a fazer negociações na Bolsa de Valores de maneira totalmente online, com apenas alguns cliques. 

Sem sequer precisar sair de casa, as pessoas puderam começar a comprar e vender ativos de forma muito mais fácil e rápida, ao contrário de uma realidade de anos atrás. Com o Pregão Viva Voz e, posteriormente, com o Mega Bolsa, para investir na Bolsa de Valores, o investidor precisava ligar para uma corretora de valores para realizar uma operação. As negociações eram executadas em uma sala cheia de operadores de terno gritando ao telefone, com pilhas e mais pilhas de papel sobre a mesa. 

Felizmente, esse cenário ficou no passado e o mercado financeiro se tornou muito mais acessível – por diversos motivos. Quer conhecer melhor a tecnologia que revolucionou a forma de investir na Bolsa de Valores? Siga a leitura e entenda o que é Home Broker e como ele permite negociar ações com facilidade!

O que é o Home Broker?

Antes de mais nada, vale uma consideração: para investir na Bolsa de Valores, o investidor precisa, obrigatoriamente, do acesso a um home broker – afinal, é ele o responsável por intermediar as operações entre o investidor e a B3.

Se você nunca viu um home broker, pense no internet banking – plataforma disponibilizada pelas instituições financeiras para que clientes façam transações online: ambos os sistemas se parecem, com a diferença que, por meio do primeiro, o investidor tem acesso direto à Bolsa de Valores. 

O home broker (HB) é, portanto, uma plataforma de negociação de ativos que permite a conexão entre o investidor e o mercado de renda variável. Por meio dele, tudo acontece online e em poucos segundos: o investidor pode enviar suas ordens de compra e venda de maneira rápida e prática, fazendo todas as suas operações com apenas alguns cliques. 

Além de realizar operações de compra e venda, também é possível fazer cotações, acompanhar as ordens enviadas, verificar seu portfólio de investimentos e consultar seu extrato.

Para acessar um home broker, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores, porque é ela que recebe as ordens de compra e de venda do HB e as envia para a B3. Assim que a abertura de conta é realizada, você recebe um login e senha para acessar a ferramenta.

Apesar de ter a mesma base de funcionamento, a interface do HB pode ser diferente de uma instituição para outra. Alguns têm o layout mais complexo e outros são mais amigáveis e fáceis de usar. Por isso, vale avaliar a plataforma de negociação antes de escolher a instituição onde você vai investir.

O aplicativo da Vexter é bastante intuitivo e simplificado, pensando justamente em facilitar a vida do investidor. Confira:

Como usar o Home Broker da Vexter?

1- Abra sua conta na corretora de valores

O primeiro passo é conhecer bem o seu perfil de investidor – vale lembrar que apenas investidores moderados ou arrojados devem investir em renda variável – e abrir sua conta na Vexter. 

Para isso, baixe gratuitamente o nosso aplicativo na Apple Store ou no Google Play e realize seu cadastro.

2- Defina suas estratégias 

Saber onde se quer chegar – e como – é a chave para o bom desempenho de qualquer investidor, principalmente no mercado de renda variável. Estude sobre os mercados da Bolsa de Valores (o mercado de ações não é o único!), conheça os ativos disponíveis e suas particularidades, e não se esqueça de ler sobre análise técnica e fundamentalista.

Há espaço para todo mundo na B3, o importante é ter objetivos e estratégias bem definidos. Se possível, diversifique também a sua carteira de investimentos – assim, você dilui os riscos envolvidos nas operações em renda variável.

3- Compre o(s) ativo(s)

Após escolher o(s) ativo(s) que irão compor a sua carteira e a respectiva quantidade, confira o código (ticker) correspondente – listado no book de ofertas no home broker. Os tickers são compostos, geralmente, por quatro letras e um número.

Envie a ordem de compra e pronto! Em alguns segundos e de forma automática, a operação é realizada e concluída no sistema da B3. O mesmo processo vale quando você for vender o(s) seu(s) ativo(s).

Como comprar ações no Home Broker?

Para operar pelo home broker, você só precisará preencher alguns campos na ferramenta: primeiro, você seleciona que tipo de ordem deseja enviar – compra ou venda, como vimos anteriormente – e, depois, completa os dados.

Se você estiver comprando ações, vai precisar preencher:

  • Código da ação (ticker): representa qual ação você quer comprar;
  • Preço: quanto você deseja pagar por aquela ação;
  • Quantidade: quantos papéis você quer comprar;
  • Data de envio da ordem: você pode agendar para outra data ou preencher a ordem fora do horário do pregão (horário de funcionamento da Bolsa de Valores), por isso, é importante preencher a data de envio;
  • Validade da ordem: pode ser apenas para aquele dia e a ordem é cancelada ao final do pregão, caso não tenha sido executada – ou você pode escolher que a ordem fique disponível para você cancelar manualmente.

Feito isso, é só enviar e sua ordem chegará à Bolsa de Valores. Se houver pessoas dispostas a vender ações no preço e na quantidade que você ofereceu para compra, a ordem é executada e as ações são suas. Se você tiver muitas dúvidas sobre como operar no Home Broker, sugerimos que você comece com um simulador de investimentos.

Seguindo os mesmos passos, também é possível comprar Fundos de Investimentos (FIs), Brazilian Depositary Receipt (BDRs) e Exchange Traded Funds (ETFs) por meio do HB – ativos que vêm se popularizando recentemente no mercado financeiro brasileiro entre investidores que desejam operar a médio ou longo prazo.

Quais as vantagens de investir com o home broker?

Segurança

O Home Broker trouxe mais segurança para investir no mercado de ações. Afinal, antes do surgimento da ferramenta, todo o processo ocorria de forma manual, o que deixava maiores brechas para erros.

No entanto, ainda hoje é possível investir na mesa de operações, apesar de ser uma situação bem mais rara. O investidor liga para a corretora e fala diretamente com o operador que envia a ordem para a bolsa pelo Home Broker. Nesse caso, a diferença é que o operador preenche a ordem para você.

Menores custos

Investir pelo Home Broker também pode ser mais barato. Geralmente, as taxas cobradas pelas corretoras são bem mais baixas em comparação à mesa de operações.

Diversificação da carteira 

Além de comprar e vender ações, o investidor também pode fazer operações com ETFs e fundos imobiliários na ferramenta, uma grande vantagem na hora de diversificar a carteira. Como vimos, a B3 não é composta apenas pelo mercado de ações!

Comodidade

Não se pode esquecer da comodidade que o home broker oferece. Com a ferramenta, é possível operar de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, seja em casa, no escritório ou até mesmo durante uma viagem.

Além disso, é possível consultar o histórico da sua carteira de ações, acompanhar as cotações do mercado em tempo real e até mesmo programar ordens de compra e venda.

Agilidade

No caso da Vexter, o home broker pode ser acessado pelo aplicativo em seu próprio celular ou tablet, de forma simples e rápida, com autonomia, de onde você estiver. Principalmente quando o assunto é Bolsa de Valores – que funciona em tempo real, durante o pregão – qualquer segundo pode fazer a diferença para suas operações, afinal, o mercado é bastante volátil e muda constantemente.  

Quais cuidados adotar na hora de investir?

Ainda que o home broker seja seguro para investir, você precisa tomar alguns cuidados, assim como ao fazer qualquer transação por meio da internet. O primeiro deles é proteger seus dados.

Não divulgue informações pessoais

Seu login e senha são o acesso aos seus investimentos, por isso, proteja-os assim como você faz com sua senha do banco.

A escolha da corretora na qual você irá investir também é muito importante. Verifique se a instituição é uma empresa idônea, que possui credibilidade no mercado. Afinal, ela terá acesso aos dados pessoais que você compartilhar.

Busque conhecimento sobre investimentos

Por último, mas não menos importante: busque conhecimento sobre investimentos. Ainda que alguns home brokers sejam fáceis de usar, exigem conhecimento de mercado.

Investir pelo HB é simples, prático e oferece muito mais comodidade. Aproveite as vantagens que a tecnologia oferece e use-as ao seu favor! 

A Vexter é uma plataforma que tem como principal objetivo facilitar a vida dos investidores – sejam eles iniciantes ou experts. Com uma equipe especializada, possui também um home broker simplificado e com um layout bastante amigável. Baixe agora mesmo o nosso aplicativo e saiba como podemos ajudá-lo a conquistar seus objetivos financeiros!

Posts relacionados

Deixe um comentário