investidor de sucesso (1) investidor de sucesso (1)

Como se Transformar em um Investidor de Sucesso?

3 minutos para ler

Ter sucesso em investimentos de renda variável não ocorre em um passe de mágica. Depende de muito aprendizado, encontrar a melhor estratégia para seu caso e contar com suporte qualificado.

Em 2019, a B3 registrou, ao final do ano, um recorde de 1,68 milhão de investidores pessoas físicas. Além da procura por ações, também aumentou os investimentos em fundos multimercados, como destacou pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgada em fevereiro do mesmo ano.

Você faz parte desses investidores que começaram a investir há pouco tempo e quer saber como aumentar suas chances de ser um investidor de sucesso? Confira as dicas que temos para te passar!

Tenha objetivos 

Para se tornar um investidor de sucesso ajuda traçar objetivos. Neste caso, a dica é não criar expectativas surreais. Ter “o pé no chão” é imprescindível para operar no mercado financeiro. Depois de pensar em seus objetivos, verifique se as suas metas são de curto, médio ou longo prazos, como:

  • Curto: viajar com toda a família para fora do país;
  • Médio: comprar um carro novo;
  • Longo: viver de renda (pagar suas despesas com o lucro que você ganha em suas aplicações financeiras).

Diversifique suas aplicações 

Uma das melhores estratégias de investimento costuma ser diversificar suas aplicações. Você pode investir em Tesouro Direto, que é um produto de renda fixa, mas também destinar uma parte de seus recursos às ações ou fundos de renda variável

É o que os especialistas dizem: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Fazendo isso, você dilui os potenciais riscos, isto é, você pode até ter perdas com um produto, mas o investimento em outros poderão compensar. 

Para quem está começando, pode ser interessante investir com poucos recursos e aumentar gradativamente os valores aplicados. A partir do lucro, o ideal é reinvestir.

Não seja impulsivo

Não se deixe levar por uma moda ou por “novidades” do mercado. Afinal de contas, se um produto financeiro está sendo muito divulgado pela imprensa, é porque possui muita demanda. Isso não quer dizer que ele deva fazer parte de sua estratégia. 

A experiência e o estudo vão te ajudar a descobrir como sofisticar as suas estratégias. Por isso, é bom lembrar que o controle emocional, ou seja, não se deixar levar pela impulsividade, é primordial para ser um investidor de sucesso!

Pesquise as melhores ferramentas para te ajudar a investir

Independente de qual produto você pretende investir, você pode utilizar ferramentas para te ajudar a investir. Mas não faça isso sem pesquisar! Veja quais plataformas são seguras e têm mais cuidado e atenção com o cliente, por exemplo.

Não tenha vergonha de pedir ajuda, principalmente no começo. Aliás, começar contando com suporte profissional faz toda a diferença.

Não tem muito conhecimento sobre o mercado nem tem muito tempo para se aprofundar nos estudos? A Vexter pode ser perfeita para você!

Temos uma equipe de especialistas online durante todo o pregão para te auxiliar. Além disso, você pode treinar usando nosso simulador e tirar dúvidas sempre que precisar. Faça seu cadastro na Vexter, é grátis!

Posts relacionados

Deixe um comentário