Investir em banco

Investir em banco x investir em corretora: confira as diferenças

Os bancos deixaram de ser os protagonistas quando falamos em investimentos. Isso porque, com o avanço da tecnologia, instituições como as corretoras de valores e fintechs – startups que atuam para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro – passaram a atuar nesse mercado. 

Mas diante de tantas opções, pode existir a dúvida, principalmente por parte dos investidores iniciantes: o que é melhor, investir meu dinheiro por um banco ou por meio de uma corretora de valores?  Por falta de informação ou pela comodidade de receber sempre ofertas de produtos do seu gerente, você pode acabar optando por um banco no qual possui uma conta corrente. Mas será que essa é realmente a melhor escolha?

Ao ato de investir por meio de uma corretora, é dado o nome de desbancarização, que é não depender dos bancos para investir seu dinheiro. Dessa forma, o investidor deixa de ser dependente de um banco e movimenta seu dinheiro com a ajuda de uma empresa especializada em investimentos. Consequentemente, encontra um leque maior de produtos mais adequados ao seu perfil.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entenda as diferenças entre investir por uma corretora de investimentos e por um banco. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as vantagens da desbancarização?

A desbancarização é um processo que começou nos Estados Unidos. No Brasil, esse movimento vem ganhando força com o passar dos anos e consequentemente, promovendo o fortalecimento das corretoras de valores. O brasileiro, assim como o resto do mundo, quer serviços melhores, mais práticos e mais rápidos para cuidar do seu dinheiro. 

Hoje em dia, quando falamos em serviços bancários, quase tudo pode ser feito pelo computador ou pelo celular e, em relação aos investimentos, isso não seria diferente. Os próprios bancos tradicionais tiveram que se adaptar a essas mudanças.

Taxas cobradas e atendimento oferecido

Os bancos saem em desvantagem quando o assunto são as aplicações financeiras:  há diferenças que vão desde as taxas cobradas até o atendimento oferecido pelas instituições. Portanto, uma das principais vantagens das corretoras se refere justamente aos custos para a aplicação. Muitas oferecem isenção de taxas para aplicar no Tesouro Direto e outros títulos, o que melhora a rentabilidade para o investidor. 

Além disso, você deve saber que os gerentes de bancos costumam trabalhar por metas. Por isso, o gerente pode te oferecer um produto financeiro que não tem a ver com seu objetivo e que seja mais favorável ao banco do que a você.

Por exemplo, se você juntou dinheiro e quer fazer uma viagem no próximo ano, mas o gerente, pressionado a bater metas, terá mais retorno se você fizer uma aplicação em previdência privada, ele pode te convencer a fazer uma aplicação nesse investimento. Só que a previdência demora a ser resgatada, ou seja, a sua viagem teria que esperar mais para ser realizada. 

Igualdade entre os correntistas 

Além disso, como o banco possui foco em metas, é mais provável que o seu gerente, que opera com muitas contas, vá direcionar mais tempo aos correntistas com uma renda maior. Assim, ele irá oferecer produtos melhores a esses investidores, pois são vistos como mais “qualificados”. Com as corretoras ocorre justamente o contrário. O atendimento é mais personalizado e não há diferenças em relação ao tipo de investidor, tenha ele muito ou pouco dinheiro para aplicar.

Como as plataformas de investimento trabalham exclusivamente com produtos financeiros, na busca por atrair e fidelizar os investidores, os profissionais são mais dedicados a atender os clientes com soluções compatíveis aos seus interesses. Por isso, as corretoras oferecem diferentes produtos do mercado financeiro para que todos tenham bons resultados, sem privilégios de renda.

Quais os diferenciais de investir com ajuda profissional?

Quando se trata de produtos mais complexos, como os de renda variável, contar com ajuda especializada é fundamental. Como já falamos anteriormente, nas corretoras você encontra esse benefício.
Os analistas de investimentos são profissionais altamente qualificados que verificam as condições econômicas do país e das empresas que estão no mercado. Com base nas informações levantadas, eles identificam as melhores oportunidades de compra e venda de ativos. Por ser certificado e ter experiência no mercado, ele consegue interpretar os indicadores para dar ao investidor suporte e confiança, indicando as melhores oportunidades para direcionar o seu capital. 

Serviços mais especializados

Além disso, as corretoras são pioneiras em oferecer serviços especializados, como canais de atendimento capazes de estreitar o relacionamento com o cliente. Nas plataformas financeiras,  existe também a figura do analista de investimentos, um profissional que atua como um elo entre o investidor e o mercado. Assim, ele pode te indicar oportunidades de aplicação para que você tenha mais sucesso na compra e venda de ativos.

Conheça a Vexter

A Vexter é a primeira rede social integrada a uma plataforma de investimentos no Brasil. Além de interagir com outros investidores, você pode contar com a nossa equipe de analistas, que passa o pregão inteiro monitorando o mercado e os eventos que influenciam a Bolsa de Valores.​​​ 
Além da assistência profissional dos analistas, a Vexter conta com um simulador de investimentos, uma plataforma online, na qual é possível realizar operações muito semelhantes àquelas realizadas na Bolsa e sem arriscar o seu dinheiro de verdade. No simulador, o usuário recebe um valor fictício para operar. Na Vexter, são disponibilizados R$100.000 diariamente.
Vale lembrar que os dados do simulador são provenientes do mercado real, ou seja, você consegue verificar seu desempenho como se estivesse operando de verdade. A Vexter vem mostrar que quem têm interesse em investir na Bolsa não precisa abrir mão desse produto por não ter o conhecimento necessário. A nossa plataforma conta com  um home broker – ferramenta que permite fazer negociações online na Bolsa de Valores.  Ou seja, após receber informações, oportunidades de investimentos e simular aplicações, você pode partir para a prática e começar a investir com o acompanhamento especializado que nenhum banco vai te oferecer.   
Ficou animado para investir e quer saber como começar? Faça já seu cadastro gratuito na Vexter

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.