Melhores pagadoras de dividendos Melhores pagadoras de dividendos

Conheça as empresas que pagam os melhores dividendos

5 minutos para ler

Quem nunca teve o sonho de fazer o dinheiro trabalhar sozinho? Pois bem, esse sonho pode ser realizado: investindo em ativos geradores de renda. 

Dentro do mercado de ações existem diversas maneiras de gerar renda passiva, mas com certeza investir em empresas que pagam dividendos é uma das opções mais conhecidas.

Afinal de contas, investir em busca de dividendos é uma forma de conquistar uma renda extra periodicamente sem precisar trabalhar e nem atuar de forma direta na Bolsa de Valores. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para saber mais sobre as melhores pagadoras de dividendos!

O que são dividendos?

Antes de tudo uma pergunta: você sabe o que é dividendo e como pode lucrar com eles? 

Os dividendos são a distribuição de parte do lucro da empresa aos acionistas. São um provento, uma recompensa ao investidor. Quando você compra uma ação, automaticamente passa a ter direito a receber esse valor proporcionalmente a quantidade de ações que possui. 

Cada empresa possui uma política para a frequência de pagamentos e sobre a forma como eles são feitos.  Do mesmo modo, elas também possuem diretrizes sobre essa divisão do percentual de lucro entre os seus acionistas. 

Portanto, antes de escolher a empresa que você irá investir é importante buscar essas informações para encontrar qual enquadra melhor no seus objetivos. 

Como avaliar as empresas que pagam dividendos ? 

Segundo os especialistas em finanças existem algumas dicas valiosas que podem te ajudar a avaliar as empresas e tomar melhores decisões. 

Nem sempre uma empresa que paga dividendos tem os melhores índices. Da mesma forma, também não é regra que os melhores pagadores de dividendos são as companhias mais conhecidas. 

Veja algumas características a serem observadas nas empresas:

1- Dividend Yield

Esse é um indicador muito utilizado para avaliação das empresas. É uma conta bem simples em que você descobre quanto de dinheiro a empresa repassou para os seus acionistas. 

Para fazer esse cálculo você precisa somar o valor que foi distribuído por ação  no período de um ano e dividir pelo preço da ação (unitária). O resultado você transforma em percentual e esse é o Dividend Yield. 

Se o DY for igual ou superior a 5%, isso indica que essa empresa é uma das boas pagadoras de dividendos. 

2- Histórico de dividendos 

Outra forma de avaliar as empresas é consultando o seu histórico de pagamento de dividendos. 

A própria B3 possui em seu site uma tabela com o índice de dividendos de todas as empresas agrupadas por ano.

É uma tendência que as companhias que mantêm o DY alto durante os anos tenham uma maior consistência nos valores pagos.  

3 – Saúde financeira e mercado que está inserida

As empresas que são consideradas melhores pagadoras de dividendos, geralmente, podem ser aquelas que possuem uma saúde financeira estável e que já estão consolidadas no mercado.

Acontece, que as companhias que estão passando por crises, reorganização ou que estão passando por desajustes em relação ao mercado podem ter uma variação maior. Como consequência, isso pode gerar uma desvalorização do preço da ação, bem como significar uma queda nos lucros da empresa. 

Sendo assim, para investir em algum ativo na Bolsa de Valores é importante acompanhar as notícias sobre a empresa, além de conferir outras informações sobre histórico e desempenho dela.

4 – Setores das melhores pagadoras de dividendos

O setor de atuação da empresa é muito importante na hora de avaliar quais são as melhores pagadoras de dividendos. Isso pois existem alguns setores que possuem maior nível de estabilidade e, consequentemente, as empresas costumam ter uma boa rentabilidade. 

Esse é o caso, por exemplo, do setor financeiro, do setor de construção civil, do setor de saneamento básico e do setor de energia elétrica.

Acontece que esses setores, mesmo em tempo de crises, como estamos vivendo em 2020 com a pandemia, costumam conseguir manter certa estabilidade. E isso é importante de ser levado em consideração, afinal, as empresas com lucratividade mais consistente e previsível são aquelas que geralmente pagam os melhores dividendos. 

Melhores pagadoras de dividendos dos últimos 5 anos

Como te contamos, o histórico da empresa é um indicador muito importante para avaliar quais são as melhores pagadoras de dividendos. 

Por isso, elaboramos uma lista com algumas das empresas reconhecidas como boas pagadoras nos últimos 5 anos e com significativa estabilidade. 

Essa lista foi feita com base nos dados disponíveis pela Bolsa de Valores Brasileira e com a avaliação de especialistas no mercado financeiro sobre as melhores opções para 2020. 

Vamos lá ?

Empresa Setor de atuação DY (média por ano)
Cyrela Realt Construção civil 11,04%
BBSeguridade Previdência e seguros 10,14%
Petrobras BR Petróleo gás e biocombustíveis 10,01%
Sid Nacional Siderurgia e metalurgia 9,37%
Itausa Intermediários financeiros 9,00%
Qualicorp Serviços médico-hospitalares 8,36% 
MRV Construção civil 7,94%
Telef Brasil Telecomunicações 7,68%
  Cemig  Energia Elétrica 6,73%

Mas lembre-se, esses são somente alguns exemplos. Existem grandes empresas com bons indicadores de pagamentos dos seus dividendos. Por isso, é sempre importante se manter atualizado. 

Assine nossa newsletter e mantenha-se informado! Saiba tudo sobre o mercado financeiro e tenha acesso a dicas valiosas dos nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário