Mercado de ações: o que você precisa saber antes de investir

O mercado de ações é um ambiente da bolsa de valores onde são negociadas ações de diversas empresas que realizaram abertura de capital. Ou seja, vendem uma parte de si na bolsa com o objetivo de captar recursos para expandir suas operações. Esse tipo de negociação só não é tão comum em nosso país porque a cultura de investimentos ainda não é tão voltada para a bolsa, como acontece em países como os Estados Unidos.

Porém, isso tem começado a mudar. Os brasileiros têm se interessado  por formas alternativas de rentabilizar seu dinheiro além da poupança. Uma dessas alternativas é o mercado de ações, que oferece ao investidor rentabilidades superiores às aplicações mais tradicionais.

Tem se interessado por este universo? Não deixe de ler este post. Abaixo, separamos 5 coisas que você precisa saber antes de investir no mercado de ações!

É preciso ter um plano para investir no mercado de ações

Investir em ações vai muito além de comprar e vender papéis de empresas que você gosta. Existem estratégias para ter bons lucros com esses investimentos.

Por isso, o ideal é que você tenha um plano de investimento. Ele pode conter os valores que você pretende investir, suas metas de ganho e limites de perda.

É preciso que você saiba aonde quer chegar e o que tem que fazer para alcançar seu alvo final. Dessa forma, seus esforços serão bem direcionados.

Coloque o seu plano em prática

Mas preste bem atenção: mais importante que ter um plano de investimento é colocá-lo em prática e respeitá-lo. De nada adianta se ele não sair do papel.

Não invista todo o seu dinheiro no mesmo lugar

Existem investidores que enxergam em uma ação grandes oportunidades de ganho e, por isso, decidem investir todo o seu capital naquele papel. Porém, essa não é uma prática aconselhável.

O motivo é muito simples: se você investir em apenas uma empresa, caso ocorra qualquer problema que a afete, os preços das suas ações podem desabar e gerar um grande impacto nos seus investimentos. Em um escândalo de corrupção, por exemplo, você pode ter perdas que não estavam calculadas.

Por isso, por mais que as perspectivas sejam as melhores para aquele papel, o recomendado é que você invista em ações de diferentes empresas e de diferentes setores. Assim, você terá uma carteira de ações diversificada e poderá proteger seu capital.

É possível lucrar com a queda das ações

Não é só com a alta das ações que o investidor pode lucrar, também é possível ganhar com a queda delas. Isso acontece por causa de uma estratégia chamada operar vendido.

Funciona da seguinte maneira: ao concluir que uma ação está com perspectiva de desvalorização nos próximos dias, você vende ações que não são suas (sim, na bolsa é possível “alugar ações”) e, quando o preço cair, você compra os papéis por um preço inferior ao que vendeu anteriormente. Pronto, está feita uma operação de compra e venda. Nesse caso, a venda ocorreu primeiro do que a compra. Assim, você pode lucrar com as ações que estão em tendência de queda.

Perdas precisam fazer parte da sua estratégia no mercado de ações

Não é nenhum segredo que o mercado de ações possui riscos de perda. Afinal, na bolsa de valores, você depende das oscilações do mercado.

Contudo, isso não pode ser um motivo para que você desista de investir. Pelo contrário, ambientes do mercado financeiro que oferecem mais riscos tendem a oferecer também maiores retornos. Os riscos precisam ser levados em consideração e você precisa ter um plano para compensá-los. 

Então, para que você obtenha resultados positivos no mercado de ações, a dica é lançar mão de técnicas de gestão de risco, como a diversificação de carteira e o uso do Stop Loss. Assim, você não precisa deixar as perdas fora da sua estratégia de investimento. 

Ter controle emocional é um grande desafio

Um dos maiores desafios de se investir em ações é ter controle emocional. Pode parecer bobagem, mas esse fator é de extrema importância para o seu sucesso como um investidor.

Quando é o seu dinheiro que está em jogo, tanto em momentos de ganho quanto em momentos de perda, a mente trabalha de maneira diferente. Se o preço de uma ação começa a cair, por exemplo, seu emocional dificilmente vai aceitar perder e você pode entrar na armadilha de esperar outra alta para recuperar o que havia perdido. O problema é que isso pode não acontecer e as perdas podem aumentar ainda mais!

O mercado de ações pode te oferecer grandes oportunidades de rentabilizar seu capital, porém, você precisa estar sempre atento aos pontos que levantamos aqui. Estratégias como operar vendido, diversificar sua carteira e ter um plano de investimento farão total diferença. Além disso, planejar perdas e ter controle emocional podem te manter no caminho rumo ao sucesso.

Quer aprender mais sobre o mercado de ações? Baixe o nosso infográfico sobre Mercado de Ações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.