O que é trade?

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das traduções da palavra trade é negócio. No mercado financeiro, o termo representa as operações de compra e venda de ativos – como as ações e contratos futuros – na Bolsa de Valores. 

À primeira vista, as negociações na Bolsa podem parecer complicadas e destinadas apenas a especialistas e grandes conhecedores do mercado financeiro. Mas atualmente, o mercado financeiro tem se tornado mais acessível, devido a várias iniciativas que buscam democratizar os investimentos, proporcionadas principalmente pelo surgimento das fintechs. A disseminação de informações sobre como atuar na Bolsa de Valores, por meio de cursos e ferramentas online, é fundamental para a orientação dos investidores iniciantes sobre como se lançar no mercado acionário. 

Você tem interesse de entender melhor como os trades funcionam, assim como as estratégias envolvidas nessa modalidade de investimento? Continue a leitura para se informar sobre o assunto!

Quais os tipos de trade?

É possível investir na Bolsa de Valores a curto, médio e longo prazos. Tudo dependerá da estratégia traçada pelo investidor para negociar na Bolsa. 

Por isso, antes de começar a investir, entender o próprio perfil de investidor – conservador, moderado, arrojado ou agressivo- é o primeiro passo para evitar cometer erros estratégicos. Os dois tipos de trade mais conhecidos são o Day Trade e o Swing Trade. 

Day Trade 

Para quem deseja operar em curto prazo, o Day Trade é uma boa opção. Nesse caso, o trader compra e vende o ativo em um mesmo dia. No Day Trade, as operações podem durar poucas horas, minutos ou até segundos.

A grande vantagem é que, se a operação for bem sucedida, o investidor pode lucrar em pouco tempo, não precisando monitorar o pregão durante o dia todo. Outra vantagem é que, operando Day Trade, os investidores podem recorrer a uma maior alavancagem.

O que é a alavancagem financeira?

Alavancar significa usar uma quantia maior de dinheiro do que realmente se tem para operar.  Para operar alavancado, o investidor precisa depositar na conta da sua corretora de valores uma margem de garantia, que possibilitará cobrir eventuais perdas. Esse tipo de estratégia envolve mais riscos e exige grande dedicação e conhecimento por causa da maior exposição ao risco. 

O Swing Trade 

Diferente do Day Trade, as operações de Swing Trade duram mais de um dia, não se iniciando e encerrando dentro do mesmo dia. Nessa estratégia, ao dormir com o ativo posicionado, há algumas considerações a se fazer:

  1. dependendo da operação, o investidor precisará de uma maior disponibilidade de recursos para permanecer na operação;
  2. além disso, podem ocorrer fatos relevantes fora do horário de pregão, fazendo com que o preço caia de um dia para o outro.

No entanto, ao optar por esta estratégia, o investidor paga menos no Imposto de Renda sobre seus ganhos, por exemplo. Então tudo depende da estratégia de cada trader.

Quais as vantagens de recorrer ao trade?

Dentre as vantagens do trade, está a possibilidade de alta rentabilidade dos investimentos. A possibilidade de adquirir ativos de alta liquidez – velocidade e facilidade de transformar um ativo em dinheiro na conta do investidor – também é um diferencial.

Então, recorrendo ao trade, aquele dinheiro que está parado na sua conta corrente sem uso pode ser uma fonte extra de renda. Dessa forma, você poderá estar no caminho para realizar seus objetivos de vida mais rapidamente: aquela viagem para o exterior, um carro novo ou a casa própria. 

Outro importante ponto a se considerar é que, com a facilidade do home broker (ferramenta por meio da qual se investe on-line), o trader pode operar de qualquer lugar. Basta ter um computador ou smartphone, acesso à internet e uma conta em uma corretora de investimentos. 

Invista na Bolsa de Valores sem medo

O investimento na Bolsa não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com a ajuda da plataforma da Vexter, por exemplo, é possível aprender sobre o mercado financeiro, compartilhar informações e estar em contato direto com outros investidores. 

Ou seja, mesmo se você não tem muito conhecimento sobre o mercado ou não dispõe de tempo para aprender, pode se beneficiar da nossa ferramenta, pois fazemos o “trabalho pesado” por você! Após fazer o  seu cadastro gratuito, você poderá terá acesso ao nosso time de especialistas, que estão prontos para identificar oportunidades de investimento, além de ajudá-lo com as eventuais dúvidas que surgirem. 

Faça já o seu cadastro e venha para a Vexter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *