o que é um trader

O que é um Trader?

O mercado de ações é um mundo fascinante! Entre o sobe e desce da Bolsa de valores, há possibilidades para grandes ganhos.

Porém, não se trata de um “dinheiro fácil”. Por trás dos bons resultados há muito estudo, pesquisa e uso de recursos específicos por parte de um profissional importante nesse cenário: o Trader. 

Trader é a pessoa que utiliza seus conhecimentos no mercado financeiro para ganhar dinheiro com operações na Bolsa de Valores. Isto é, ele é um negociador, um comerciante de ativos financeiros, que podem ser desde títulos públicos ou privados até ações (dentre outros produtos, como as commodities). 

Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais as vantagens de ser um Trader?

Uma das características mais atrativas de ser um Trader é a possibilidade de atuar com autonomia, ou seja, definir seu próprio horário de trabalho e controlar a sua rotina.

O Trader pode trabalhar de qualquer local, necessitando apenas da Internet para acessar o Home Broker, plataforma online por meio da qual são emitidas as ordens de compra e venda dos ativos. Essa tecnologia permite que qualquer investidor opere de sua casa ou do seu trabalho, por meio de um computador ou notebook ou até celular.

Outro grande benefício é que não precisa cumprir um horário corporativo, ou seja, não é necessário trabalhar 8 horas por dia. Basta bater a meta estabelecida por si próprio, como chegar a um valor específico de ganho, para cuidar de outros afazeres.

Uma quarta vantagem é a possibilidade de obter um retorno financeiro superior ao de outras profissões. Outra forma de trabalho remunera de forma fixa. Todo mês você recebe X valor. Um aumento depende ou de um reajuste salarial conseguido pelo sindicato ou pelo qual seu chefe concedeu. Um Trader, empenhado em conquistar suas metas, não tem limite para esse valor e pode conquistar ganhos de um dia para outro ou até no mesmo dia (operação chamada de day trade). 

Quanto ganha um Trader?

Esse profissional vive do mercado de capitais, portanto, quanto ganha um trader vai depender de sua atuação. E não importa se os ativos negociados por ele estão perdendo ou ganhando valor. Seu ganho vem da compra ou venda dessas ações, independente da oscilação positiva ou negativa.

Para entender melhor, vamos usar como exemplo a estratégia chamada de venda a descoberto. Ela consiste em alugar uma ação que não faz parte da sua carteira.

Essa estratégia é usada quando há uma tendência de queda do mercado. Desta forma, caso o preço do ativo caia conforme previsto, na hora de comprá-la de volta, você investirá a um preço menor do que aquele pelo qual você vendeu anteriormente, lucrando com a transação.

De qualquer maneira, não há um “salário” fixo nessa profissão. Há profissionais que estipulam metas para obter 1% ou 2% de rentabilidade por mês. Entretanto, há Traders com perfis mais agressivos que miram em rentabilidades de até 10% ao mês. Para saber mais sobre a remuneração desse profissional, acesse nosso post Quanto ganha um Trader e como se tornar um. 

O que é preciso para ser um Trader?

Você pode até se deparar com algumas propagandas por aí que dão a entender que o Trader ganha muito dinheiro de forma fácil, mas não se engane: é preciso estar em busca de aprimoramento constante, gerenciar riscos, ser persistente, objetivo e confiante em suas decisões. Apesar de não ser necessário ter feito uma faculdade para atuar como Trader profissional, é preciso estudar muito sobre o mercado financeiro.

Além de conhecimento para ganhar dinheiro nessa função, é preciso ter disciplina, estratégia e racionalidade. Para obter sucesso nas operações, esse profissional também conta com ferramentas que permitem otimizar a sua atuação na Bolsa.

Os Day Traders, investidores que atuam em curtíssimo prazo, em operações de compra e venda que começam e terminam no mesmo dia, podem se beneficiar da análise gráfica de ações, também chamada de análise técnica (estudo que, por meio de dados sobre as ações e gráficos, permite entender tendências). Já para os Swing Traders, que se dedicam a operações que duram mais de um dia, além da análise técnica, a análise fundamentalista também pode ser muito importante (analisa informações sobre as empresas e os seus resultados).

A importância do controle emocional

Além de tudo o que já mencionamos, para atuar como um Trader é preciso ter bastante controle emocional. O mercado de capitais é volátil, ou seja, oscila muito, e isso pode afetar o emocional de um Trader.

No entanto, nenhuma decisão pode ser tomada pela emoção. Saber a hora e a maneira certa de negociar um ativo e contar com gerenciamento dos riscos inerentes a esse mercado é fundamental. 

O manejo de riscos, aliás, é importante não só para quem atua como Trader profissionalmente, mas para qualquer pessoa que quer investir. Quer saber mais sobre? Acesse nosso post sobre Técnicas de gestão de riscos para o seu portfólio de investimentos.

Quanto dinheiro é necessário para ser um Trader?

Quando uma pessoa começa a atuar na Bolsa de Valores, não é necessário ter muito dinheiro. Contudo, um Trader não é esse iniciante.

Para começar, é recomendável juntar um recurso considerável (que aqui dependerá de sua estratégia, quais produtos deseja investir, entre outros fatores). Lembre-se que uma atuação considerada autônoma, portanto você precisa estar com as contas em dia para ter sucesso como Trader. 

Neste aspecto é sempre bom ressaltar que é preciso separar uma verba para investir em ser um Trader e uma reserva financeira para destinar a emergências que possam surgir. Assim, se tiver algum problema, não terá que utilizar seu ganho para esse fim.

Ficaram dúvidas sobre o que é Trader e como ele atua? Fale para a gente nos comentários. A Vexter chegou ao mercado para democratizar as informações sobre investimento, te ensinando a economizar, investir e gerenciar as suas finanças melhor. Para ficar por dentro, assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.