Entenda como funcionam as operações day trade e por que elas podem gerar maiores lucros

Quem gosta de ler sobre investimentos na bolsa de valores com certeza já ouviu falar sobre as operações day trade, uma forma de investir com agilidade que pode ser muito lucrativa. Mas você sabe exatamente o que essa expressão significa e como ela pode te ajudar a rentabilizar seu capital?

Como fazer as operações day trade? Veja a nossa explicação sobre o assunto e aprenda a fazer esse tipo de operação!

O que é o day trade?

O day trade é uma das modalidades de investimento mais rápidas do mercado. Esse tipo de modalidade é bastante popular na bolsa de valores e oferece uma grande oportunidade aos investidores. O investidor compra e vende o ativo no mesmo dia, não levando a operação para o dia seguinte.

É possível fazer operações day trade no mercado de ações e no mercado futuro, sendo possível utilizar a alavancagem (operar com um valor superior ao que você possui em conta) para potencializar os seus recursos. Utilizando seus recursos de forma alavancada, o investidor torna uma pequena oscilação mais interessante para uma operação de curto prazo e consegue investir com menos dinheiro na bolsa de valores

Caso ainda esteja difícil de entender o que é o Day Trade, fizemos um vídeo para te ajudar:

Como fazer operações day trade?

Diferente das operações tradicionais, em que você investe um capital menor e busca por um resultado maior, nas operações day trade, você usa alavancagem e busca variações menores, já que o valor investido, geralmente, é superior.  Existem duas formas de alocar recursos em operações day trade:

  1. o investidor tem a opção de utilizar a alavancagem para potencializar os seus recursos e buscar maiores rendimentos;
  2. ou utilizar somente o capital que tem disponível para fazer as suas operações.

Neste caso, não existe uma melhor opção, isso pode variar de acordo com o nível de risco do investidor. Caso opte por realizar operações alavancado, o retorno dessas operações será proporcional ao valor investido.

Exemplo

A corretora disponibiliza até 5x o valor que o investidor possui em conta para que ele realize suas operações. Sendo assim, se ele tem R$5 mil, poderá investir até R$25 mil, contanto que a operação seja encerrada no mesmo dia.

O primeiro passo para utilizar a alavancagem nas operações day trade é saber qual é a margem de garantia exigida pela corretora para que você possa realizar as operações. Isso é importante porque a corretora precisa se resguardar, já que você está investindo mais dinheiro do que tem disponível. É importante saber que cada corretora define o valor que irá exigir como margem de garantia.

Definindo Stop e Objetivo nas operações day trade

Na hora de realizar suas operações day trade, o Home Broker será o seu  aliado. Ele te possibilita mais agilidade para entrar e sair das operações e para preencher suas ordens de stop e objetivo.

Em resumo, o Stop Loss é seu limite de perda nas operações e o Objetivo é o preço ideal para realizar os lucros. Veremos com mais detalhes cada um deles a seguir.

Stop Loss

Ao preencher sua boleta, você poderá definir o Stop Loss, que é seu limite de perda. Caso o preço do ativo vá na direção oposta do que planejou, a posição se encerra automaticamente ao chegar no valor definido no Stop. Essa é uma técnica de gestão de risco poderosa, pois você passa a saber exatamente quanto terá de prejuízo caso o mercado não corresponda às suas expectativas.

Objetivo

Além disso, você também pode programar uma ordem de Objetivo, o oposto do Stop Loss. Ela é o valor que você determina correspondente às suas expectativas.

Ou seja, caso o preço chegue até certo nível, a operação será encerrada automaticamente, realizando o lucro. É importante citar que o valor deverá estar dentro da estratégia do day trade, pois se for muito alto, inviabilizará a execução da ordem pela própria volatilidade do ativo. 

Vantagens e riscos do day trade

Como você já sabe, quanto maior o risco, maior o potencial de retorno no mercado de investimentos. No day trade, você consegue alavancar seus investimentos e movimentar quantias bem maiores do que você possui, o que aumenta a possibilidade de ganho, mas também aumenta o risco.

Por outro lado, fazer operações day trade te possibilita ter muito mais agilidade, devido ao curto tempo de negociação. Além disso, você fica menos tempo exposto aos riscos de mercado.

Outra vantagem é que você nunca dorme posicionado, porque sempre encerra a posição no mesmo dia. Isso te protege de acontecimentos que podem ocorrer enquanto o mercado está fechado e que podem afetar o preço do seu ativo, como a divulgação de uma notícia importante.

Plataforma de social trading

Além disso, quem faz parte de uma plataforma de social trading pode receber o apoio de amigos investidores e de analistas de mercado para tomar boas decisões na hora de fazer operações. Quem investe por meio desse tipo de plataforma nunca estará sozinho e recebe suporte fundamental para operações rápidas como as de day trade. Mas claro que a regra de ter cautela e disciplina precisa sempre prevalecer.

Viu como fazer operações day trade pode ser muito lucrativo? Aproveite essa oportunidade para fazer o seu dinheiro render!

Convencido a investir na bolsa de valores? Faça um cadastro gratuito na Vexter e veja na prática como podemos te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.