planilha de gastos planilha de gastos

Baixe e saiba como usar nossa planilha de gastos para controle financeiro

7 minutos para ler

Se você está pensando em investir, então o primeiro passo a ser dado é manter a organização financeira em dia. Isso porque para investir é importante ter controle dos seus gastos mensais. 

Pensando nisso, nós mostraremos como baixar e usar a nossa planilha de gastos mensal. Confira abaixo!

O que é planilha de gastos?

A planilha de gastos é um documento que pode ser feito de maneira online (computador e celular) ou física (caderno). 

Essa planilha é criada para acompanhar os gastos diários com o dinheiro para observar determinado período, geralmente o mês. 

O objetivo desse documento é verificar as entradas e saídas para ter mais consciência sobre o destino do dinheiro e gerar mais controle sobre ele. 

Por isso, é preciso cadastrar todos os gastos e toda renda para dar início a sua jornada financeira e atingir as suas metas. 

Para que serve a planilha de gastos?

Uma planilha de gastos serve para detalhar suas despesas diárias e para ganhar conhecimento sobre o uso do dinheiro.

Além dessas informações básicas, essas planilhas podem ajudar quem está planejando realizar um sonho e, por isso, deseja entender e reduzir os gastos. 

Existem outras utilidades das planilhas de gastos, como ter mais controle financeiro e economizar para aplicar o dinheiro em investimentos ou para se livrar das dívidas e sair do vermelho.

Também é possível usar esse tipo de planilha para dar os primeiros passos rumo à independência financeira. 

As planilhas de gastos podem ser usadas por pessoas físicas e jurídicas, ou seja, empresas de pequeno a grande porte que desejam observar os custos fixos e variáveis para realizar o fluxo de caixa.

Por que usar uma planilha de gastos?

Sem dúvida, existem vários motivos que vão te incentivar a usar uma planilha de controle de gastos. Veja quais são eles:

Fácil acesso

A planilha de gastos precisa ser criada para facilitar a vida, então é preciso criá-la em uma plataforma de fácil acesso, como Excel no computador ou celular. 

Uso rápido

Você pode acessar rapidamente em qualquer horário e em poucos minutos para preencher os seus gastos realizados. 

É de graça!

Se você não quiser pagar para ter uma planilha de gastos financeiros use as opções gratuitas disponíveis na internet. Mais a frente indicaremos qual usar!

Contas automáticas

Não é preciso ser da área de exatas ou saber muito sobre matemática para usar a planilha. Isso porque as contas são feitas automaticamente!

Maior organização

Ao colocar todos os seus gastos e rendas na planilha, você consegue visualizar exatamente o quanto está entrando e saindo do seu orçamento de acordo com as categorias de gastos e ganhos.

Reduz uso do papel

Anotar os gastos em cadernos, folhas ou agendas consome muito papel, afinal, são gastos diários, mensais e anuais para serem anotados. Portanto, a planilha digital é a melhor saída sustentável. 

Mais segurança

Só você terá acesso a sua planilha digital de gastos porque estará no seu computador ou celular. Ao contrário do papel que pode ser acessado facilmente por qualquer pessoa. 

Planilha de gastos para download

Se você não deseja criar uma planilha de gastos personalizada por não ter conhecimento com Excel ou por falta de tempo, o ideal é baixar uma planilha pronta na internet. 

Existem várias opções disponíveis para download na web com diversas finalidades, como planilha de controle de gastos pessoais, para controle do orçamento familiar, para gastos avançados, orçamento doméstico e outras. 

A nossa dica é escolher uma planilha que atenda às suas necessidades financeiras: economizar, poupar, investir, sair do vermelho e outros motivos.

Planilha de orçamento mensal da Vexter

Já a nossa planilha de orçamento mensal completa possui campos para inserir as descrições das despesas e os valores correspondentes.

É preciso informar o valor da renda mensal, despesa mensal, economia mensal, renda fixa mensal, renda extra, despesas mensais e economia do mês. 

Essa planilha proporcionará mais disciplina para manter o controle sobre as suas finanças e poder realizar os seus investimentos.

Passo a passo: como usar a planilha de gastos mensal

Não basta apenas baixar e não usar a planilha financeira de gastos mensais, portanto, aprenda como usar a seguir: 

Registro de Entradas e Saídas

Informe todas as entradas e saídas de dinheiro e lembre-se: quanto mais detalhes dos gastos, maior é o controle financeiro.

Portanto, informe pequenos e grandes gastos, sem exceção nenhuma.  Até mesmo os gastos com aquele cafezinho diário de R$3 reais que pode parecer pouco, mas no final do mês conta muito. 

Frequência de uso

É preciso manter uma regularidade na atualização diária dos seus gastos e rendas. Isso porque você pode esquecer o valor dos seus gastos e acabar se atrapalhando no final do mês. 

Sendo assim, procure manter uma frequência na atualização dos valores para não ter valores errados no final do mês.

Acompanhe de perto

Não basta baixar a planilha e colocar as informações se você não acompanhar de perto o andamento da sua vida financeira. 

Mesmo que os gastos e rendas sejam alterados diariamente ou mensalmente, o ideal é consultar a planilha de gastos com regularidade.

Defina metas

Uma maneira eficiente de usar a planilha de gastos é definindo as metas que você deseja atingir e que precisam de controle financeiro

Através da planilha você poderá entender quais as mudanças que precisam ser feitas para alcançar os seus objetivos. 

Estabeleça prioridades

Ao observar os seus gastos, você terá uma noção das suas prioridades de consumo e o que não pode deixar de ser pago de forma alguma.

Portanto, coloque em ordem de prioridades conforme os seus gastos básicos, que costumam ser moradia, alimentação, transporte e outros. 

Aplicativos para fazer controle financeiro diário

Existem outras ferramentas de controle de gastos, além da planilha no Excel, como os aplicativos para organizar as finanças mensais. 

Eles são ferramentas online que podem ser baixadas no seu celular de forma gratuita ou paga. Podemos indicar alguns: 

  • Mobills: app de controle financeiro pessoal online fácil de usar que gerencia os seus cartões de crédito para organizar as faturas, possibilita a criação de metas de gastos e possui alertas com dicas de economia.  
  • Organizze: oferece controle das despesas mensais, permite a criação de metas financeiras, fornece acesso aos relatórios simplificados e muito mais. 
  • Guiabolso: aplicativo que vai além do planejamento financeiro e oferece opções de empréstimo, seguros e muito mais. 
  • Orçamento Fácil: além de permitir a criação de categorias de consumo para gerenciar melhor as despesas diárias, o usuário define os lembretes de notificação sobre a data de vencimento para não perder o pagamento.
  • Wallet: permite o lançamento de rendimentos e gastos, análises de gráficos, sincronia de contas bancárias e muito mais. 
  • Minhas economias: possui um diferencial que permite os lançamentos dos gastos sem precisar estar conectado à internet.

Ficou interessado em ter sua planilha de gastos? Então baixe a nossa planilha de controle financeiro mensal!

Posts relacionados

Deixe um comentário