prosperidade financeira prosperidade financeira

Como a Vexter pode te ajudar a alcançar a prosperidade financeira?

6 minutos para ler

A maioria de nós já sonhou em viver uma vida plena, sem ter que se preocupar constantemente em trabalhar apenas para pagar as contas. A verdade é que é natural do ser humano almejar a prosperidade financeira, afinal, é só por meio dela que é possível ter liberdade, segurança e tranquilidade para aproveitar o melhor que a vida tem a nos oferecer. 

A parte difícil é que nem sempre é fácil chegar nesse estágio de tranquilidade e abundância. Assim como qualquer objetivo macro da vida, para alcançar a prosperidade é exigido organização, foco e dedicação. Mas fazendo uma mudança no seu mindset e implementando algumas ações no seu dia a dia, é possível alcançar a prosperidade financeira. 

Quer começar a mudar sua vida hoje mesmo? A Vexter pode te ajudar. Confira agora passos práticos do que  fazer para alcançar a prosperidade financeira! 

O que é prosperidade financeira?

Algumas pessoas condicionam a prosperidade financeira apenas à riqueza material, enquanto outras focam na prosperidade financeira como a capacidade de gerar dinheiro e usufruir dessa riqueza conquistada para ter mais qualidade na vida. É inegável que a riqueza material proporciona condições mais confortáveis. 

Mas se engana quem pensa que ser próspero é necessariamente ser rico. Ser próspero é viver bem e com conforto, independentemente da renda mensal. Afinal, de nada adianta ser milionário e viver preocupado com o acúmulo de dívidas. 

Portanto, como prega o senso comum, dinheiro não compra felicidade. E é aí que o conceito de prosperidade financeira entra, como um mecanismo para viver com abundância usufruindo da renda disponível para alcançar a felicidade plena.   

Por que é importante ter prosperidade financeira?

A prosperidade financeira é importante principalmente para nos proporcionar uma vida mais tranquila e proveitosa. E diz mais respeito ao nosso relacionamento com o dinheiro do que de fato o volume do dinheiro em si. É importante ter prosperidade financeira para:  

  1. Não viver preocupado com dívidas; 
  2. Fazer escolhas mais assertivas e conscientes na hora de gastar o seu dinheiro;
  3. Poder viver e proporcionar a quem você ama uma vida com mais conforto e tranquilidade.   

4 passos práticos para alcançar a prosperidade financeira 

Toda escolha é uma renúncia e escolher alcançar a prosperidade financeira exige que você quebre velhos paradigmas e renuncie antigos hábitos destrutivos. Para uma vida mais próspera, o melhor caminho é através da educação financeira. 

A educação financeira te dá ferramentas e conhecimento para tomar as melhores decisões, entender como investir corretamente (fazendo o seu dinheiro trabalhar por você) e viver com mais tranquilidade com o resultado dessa mudança de vida. Comece se planejando, tire um tempo para fazer contas e dedique-se a estudar suas finanças e também o mercado financeiro. 

Depois de entender melhor sobre educação financeira, dar o primeiro passo rumo à prosperidade se torna mais fácil! Confira abaixo práticas essenciais para alcançar a tão sonhada liberdade financeira:

1- Mude o seu mindset

O passo mais difícil de qualquer mudança é a decisão em si. Mudar exige coragem e comprometimento e, por isso, quando você decide se dedicar a conquistar uma vida mais próspera, é importante repensar as suas decisões financeiras e o estilo de vida que você tem vivido. 

Decisão tomada? É hora de agir! 

Desenhe um fluxo de caixa realista da sua vida financeira, levando em conta principalmente o quanto ganha e o quanto gasta mensalmente. Lembre-se que é importante levar em conta os gastos fixos, como contas a pagar, mas também considerar os gastos supérfluos como  idas à restaurantes, ao salão de beleza, pedidos de delivery e etc. 

A partir daí o segredo é entender que cada gasto, mesmo que de baixo custo, tem um impacto no orçamento mensal. Assim, você conseguirá escolher suas despesas de maneira mais consciente. 

2- Acabe com as suas dívidas  

É impossível ter prosperidade financeira estando endividado. Então, o primeiro passo para a liberdade é fazer as contas e priorizar o pagamento de dívidas. 

Uma boa dica é tentar negociar suas pendências. Da mesma forma que você deseja quitar suas dívidas, a entidade para a qual você deve dinheiro deseja receber o montante devido.

Com esse desejo em comum, é normal que negociando você consiga um bom acordo, com diminuição na taxa de juros, de multas e até mesmo desconto no valor principal da dívida. 

3- Comece a poupar dinheiro 

Com as dívidas pagas, o fluxo de caixa desenhado e alguns pequenos cortes em gastos não essenciais, é natural que “sobre” um dinheiro no seu orçamento mensal. Não importa a quantia, o que verdadeiramente faz a diferença é a decisão de poupar parte do seu salário.

O dinheiro poupado pode – e deve – ser usado para criar uma reserva de emergência, um capital destinado para situações que você não pode prever. A melhor opção é aplicar essa quantia em investimentos de curto prazo (como no tesouro direto, fundos de renda fixa ou CDBs), que permitam o resgate imediato. Dessa forma, o dinheiro não fica parado na sua conta, mas ao mesmo tempo continua disponível, caso você precise dele.

4- Aprenda a investir

O primeiro passo para investir, seja em renda fixa ou variável, é consumir conteúdo de qualidade sobre o mercado financeiro por meio de cursos, livros e filmes. Feito isso, você já pode traçar um plano de investimento, com base na melhor estratégia para o seu estilo de vida e para o seu perfil de investidor. 

Lembre-se, você não precisa ser rico para começar a investir. Com menos de R$100 já é possível fazer o seu dinheiro começar a render. 

Como a Vexter pode te ajudar?

A Vexter é uma plataforma que tem como principal objetivo facilitar a vida dos investidores, sejam eles iniciantes ou experts. Por isso, além de um home broker simplificado e de um simulador de Bolsa para você aprender a investir na prática, oferecemos aos nossos clientes a ajuda especializada dos melhores analistas de investimentos do mercado. Quer aprender de maneira simples e descomplicada tudo o que você precisa saber para começar a investir na Bolsa de Valores!? Baixe gratuitamente o nosso “Guia prático: como começar a investir em ações”!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe um comentário