trader

Quanto ganha um Trader e como se tornar um?

Muitas vezes, um Trader pode passar a imagem de ser um profissional que ganha dinheiro fácil. Mas ganhar dinheiro fácil não existe.

Nós já vamos adiantar que, por trás de todo Trader, há muito estudo, busca por conhecimento financeiro e ferramentas de auxílio ao investimento. Nós acreditamos que investimentos são para todos (mas para todos aqueles que se planejam para isso).

Está curioso pelo assunto? Quer saber quanto ganha um Trader e como fazer para se tornar um? Veja o que temos para compartilhar com você sobre o assunto!

O que é um trader?

Muitos não sabem o que é um trader e por isso enxergam a profissão de maneira pejorativa. Por isso, é necessário entender melhor sobre o que esse profissional faz.

Trader é um tipo de investidor que foca os seus investimentos em ações na bolsa de valores. Ele ganha dinheiro comprando e vendendo essas ações (ou outros tipos de ativos), aproveitando-se da oscilação do mercado. Uma vez que o mercado é nivelado por oferta e procura, podemos dizer que o Trader é essencial para a movimentação das negociações da bolsa e, com isso, essencial para o funcionamento do mercado também.

Os 4 tipos principais de traders 

O que vai definir cada um desses perfis é a forma como o trader opera. Afinal, cada um tem um grau de conforto em relação ao tempo de permanência na operação. Alguns traders têm objetivos mais longos, como entrar em ações para terem dividendos sobre elas. Então, tudo isso precisa ser considerado. 

Em suma, os tipos de trader costumam ser orientados pelos prazos que duram as suas operações, como day trade e swing trade. Veja abaixo os 4 perfis principais de traders:

Day trader

Este é aquele trader que faz operações que duram um dia. Ou seja, se ele abrir a operação hoje, fechará ainda hoje também. 

Geralmente, o day trader tem um perfil de investidor mais agressivo. Ele costuma ser mais especulativo, operando de acordo com pequenas oscilações de preço ao longo do dia. O day trader, portanto, possui stops menores e faz mais operações ao longo do dia. 

Scalper 

Dentro do perfil day trader, existe o scalper. Todo scalper é day trader, mas nem todo day trader é um scalper. 

O scalper faz operações cujo tempo entre abertura e fechamento dura segundos e, por isso, ele é considerado um perfil de trader ainda mais agressivo. Esse perfil de operações não é muito recomendado para quem está começando na Bolsa de Valores, já que exige objetivos muito bem definidos e muita habilidade para investir.

Swing trader

O swing trade é uma operação em um dia e a fecha dentro de alguns dias, podendo assim pegar um movimento do ativo um pouco maior do que o day trader. Este é o tipo de operação que favorece quem não tem tanto tempo para acompanhar o mercado durante todo o pregão, como o day trader e o scalper.

Position trader

É o trader que assume uma posição na Bolsa de Valores. Geralmente, investe buy’n’hold. 

O position trader tem um perfil de operar mais a longo prazo e, geralmente, baseia-se na análise fundamentalista. Este tipo de trader não tem muito tempo para ficar analisando gráficos e aproveitando pequenas oscilações. Sendo assim, ele busca ativos que possuem a possibilidade, fundamentalmente falando, de subir ao longo de meses ou anos.   

Quanto ganha um Trader?

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida, porque a resposta varia muito de um Trader para o outro. Para começo de conversa, assim como em todas as áreas profissionais, existem Traders mais estudiosos, analíticos e, por isso, mais bem sucedidos, e existem aqueles Traders mais emotivos, impulsivos e que, por isso, passam por algumas frustrações profissionais. O que estamos tentando dizer é que: a escolha por uma carreira não é garantia de sucesso e o Trader não é uma exceção para essa regra. 

Há muito para ser dito sobre técnicas de ganho para um Trader. Esse é um assunto subjetivo, que depende do estudo de cada profissional.

Vale ressaltar que não estamos falando de formação acadêmica específica para ser um Trader, mas de análises da área, como o tape reading, e disciplina para ter bons rendimentos. Felizmente, hoje em dia, existem plataformas que facilitam o aprendizado para iniciar os investimentos na Bolsa de Valores.

Quanto ganha um trader iniciante?

Um trader iniciante não deve esperar ter ganhos iguais a de um trader experiente. O trader iniciante precisa aprender a operar primeiro. 

Ao aprender a operar, você geralmente vai perder mais do que ganhar, por estar aprendendo ainda as regras da Bolsa de Valores. Então, muito mais importante do que quanto esperar de ganho, é quanto não perder durante a fase de aprendizado. 

Durante a fase de trader iniciante, opere pequeno, com pouco dinheiro. Afinal, quanto menos você estiver arriscando o seu capital, menos você irá perder. 

Um trader iniciante que consegue ganhar R$50/ R$100 no dia já está com grandes ganhos! Portanto, esse não é o momento de pensar em ganhar dinheiro, é o momento de economizar capital, não perder muito dinheiro e se dedicar aos estudos. 

Por que se tornar um Trader?

A vida de um Trader é sim cheia de vantagens. Veja alguns motivos para investir nessa profissão:

Autonomia e independência financeira

Muitas pessoas são atraídas pela possibilidade de ter mais autonomia profissional. Definir os seus próprios horários de trabalho e controlar a sua própria rotina é o sonho de muitos (e é realmente possível)!

No entanto, há muitos Traders que possuem um trabalho regular e investem na bolsa de valores concomitantemente. Até porque, entre o momento em que você investe nessa carreira e o momento em que você já tem mais independência e controle sobre os seus investimentos, há uma curva de aprendizado que pode ser lenta.

Comodidade e possibilidade de trabalhar de casa

Desde a invenção do Home Broker, por volta de 1999, trabalhar na Bolsa de Valores é uma tarefa que pode ser realizada do conforto de nossos sofás. Além disso, na verdade, é possível trabalhar de qualquer lugar que você queira. Basta, para isso, ter um dispositivo tecnológico na mão que te dê acesso à sua plataforma de investimentos e à internet.  

Possibilidade de ter grandes lucros

Um Trader pode ganhar muito dinheiro! Mas pode perder dinheiro também, caso não estude o suficiente para ser um bom profissional.

Não se esqueça disso e prepare o seu psicológico para várias possibilidades. A oscilação da Bolsa de Valores é grande e, por isso, fazer uma gestão de risco consciente dos seus investimentos é muito necessário.

Como se tornar um Trader?

Existem características em comum no perfil desse profissional. Continua interessado em se tornar um Trader, mesmo com tudo que leu até agora? Veja abaixo os atributos que você precisa para ser dar bem no ramo:

Prepare o seu psicológico

Como já mencionamos, é preciso preparo psicológico para lidar com a Bolsa de Valores. Um Trader não pode se deixar tomar pela emoção da oscilação das ações, ele tem que ter claro o quanto pode perder e o quanto pretender ganhar, estabelecendo limites. Saber a hora de vender ou comprar um ativo é fundamental (e é importante também, para a gestão de riscos das suas operações, definir stop loss e objetivo).

Busque conhecimento

Também já falamos sobre a importância de estar sempre estudando sobre investimentos, técnicas e análises. Uma boa alternativa para isso seria buscar por comunidades educativas para trocar informações e ler bons livros. Trouxemos 3 exemplos de bons materiais para aplicar o seu tempo estudando:

1-Aprenda a operar no mercado de ações – Alexander Elder

Livro que fala sobre o aspecto psicológico do tranding. O autor evidencia como não ter preparo emocional pode levar o trader a perder dinheiro na bolsa.

2- The Master Swing Trader – Alan Farley

Conteúdo que fala sobre a percepção de gráficos da Bolsa de Valores. Trabalha a criatividade na hora de fazer análises técnicas dos investimentos.

3- Axiomas de Zurique – Max Gunther

Obra que fala sobre axiomas (premissas consideradas verdadeiras) a serem seguidos por investidores. Leitura que reúne vários ensinamentos sobre o Mercado de Ações!

Estude diferentes técnicas

Em geral, um Trader se vale de algumas técnicas. Falaremos sobre duas técnicas muito conhecidas entre os traders: a análise gráfica e o tape reading.

O que é a análise gráfica?

A análise gráfica, também chamada de análise técnica, estuda os gráficos. Por meio deles, é possível acompanhar o comportamento dos ativos, mostrando a variação do seu preço em um espaço de tempo. Ter uma noção de como um ativo se comporta e ter indícios de uma tendência de alta ou de queda significa ter mais confiança para investir de maneira estratégica.

O que é o Tape Reading?

O Tape Reading é uma das análises de leitura estratégica do mercado. Por meio dessa leitura, o Day Trade é facilitado: como você vê o que ocorre naquele exato momento do pregão, as chances de acerto são maiores. É um recurso interessante para ir além da identificação de padrões. 

Você pode aproveitar a expertise de uma pessoa que já opera com conhecimento do segmento e posicionar-se na mesma direção para também obter lucro. Isso porque um grande investidor tem menores chances de atuar de forma equivocada, pois movimenta grandes somas de dinheiro e, popularmente dizendo, “não brinca em serviço”.

Fora essas técnicas mais comuns e compartilhadas entre o meio, não existe exatamente uma fórmula de bolo pronta para investir na Bolsa de Valores. É isso que torna difícil a profissão de um Trader. É isso que a torna emocionante também.

Teste, observe e arrisque sistematicamente. Aprenda com os erros e, por que não, com os erros de outros? Pesquise e siga analistas de investimentos, leia e escute o que eles têm a dizer e a compartilhar.

Este artigo foi útil para você? Nós queremos ajudar o mercado brasileiro a se educar sobre investimentos na bolsa de valores.

Quer fazer parte dessa jornada? Faça um cadastro gratuito na Vexter e aproveite todas as formas pelas quais podemos te ajudar a investir melhor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Só iniciante , quero aprender

    1. Boa tarde, Eliel! Nós temos aulas para iniciantes sobre investimento na Bolsa de Valores em nossa plataforma. Estamos com uma promoção a R$4,90. Segue: https://materiais.vexter.com.br/planolimitadovexter

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.