renda extra

8 dicas simples para garantir uma renda extra

Já parou para pensar que obter uma renda extra aos finais de semana pode ser uma ótima ideia? Se você já tinha pensado nisso antes, agora, em meio à pandemia, é bem provável que essa alternativa tenha se tornado ainda mais atrativa.

O mundo está mudando muito rápido e a crise que estamos enfrentando vem acelerando esse processo. As relações de trabalho e a forma como nos comunicamos não são mais as mesmas de um tempo atrás. Não podemos ficar para trás: precisamos nos reinventar!

Em meio a tantas possibilidades, é relativamente simples ganhar uma renda extra fazendo o que você gosta. Se aventurando por esses caminhos, você descobrirá que é possível, inclusive, fazer o seu próprio dinheiro trabalhar para você.

Ficou curioso? Prepare para anotar as próximas dicas!

 1- Antes de mais nada: venda o que não te serve mais

Sabe aquela roupa que está guardada no fundo do armário ou aquele sapato do qual você já enjoou? Que tal programar um final de semana para organizar seu guarda-roupas e separar as coisas que não te servem mais?

Além de praticar o desapego, você pode garantir uma renda extra vendendo roupas, objetos e peças em bom estado. Existem várias plataformas virtuais disponíveis hoje em dia para você comercializar e anunciar o que precisa – como a OLX, o Enjoei e o Mercado Livre, por exemplo.

 2- Dê aulas particulares

Caso você tenha alguma habilidade especial – ou mesmo facilidade em determinado assunto – você pode aproveitar para ganhar uma renda extra dando aulas particulares.

Muitos alunos precisam de um reforço em algumas áreas do conhecimento. Talvez você seja bom (ou boa) em matemática, inglês, química ou biologia. Você também pode compartilhar com as pessoas seu conhecimento em música, canto, dança ou arte, por exemplo. São muitas as possibilidades. Organize seus horários e comece a oferecer as aulas de acordo com a sua rotina. Seu chefe é você mesmo!

3- Aproveite os aplicativos de transporte nos finais de semana

Nos últimos anos, os aplicativos de transporte de pessoas e de entregas sob demanda cresceram bastante. Você pode complementar sua renda se cadastrando nas plataformas virtuais para trabalhar durante os finais de semana – ou no final do expediente. Dentre os aplicativos de transporte de passageiros, você pode apostar no Uber, 99Pop e Cabify, por exemplo. Além disso, o Rappi, UberEats e Ifood são opções para realizar entregas sob demanda.

4- Venda como afiliado

Uma outra maneira de garantir uma renda extra sem sair de casa é por meio da venda online de produtos de terceiros. Um pouco diferente das plataformas de desapego citadas anteriormente, nas quais você comercializa seus próprios produtos, aqui você se torna afiliado de algum produtor para revender mercadorias terceirizadas.

Alguns exemplos de programas de afiliados são as plataformas da Hotmart e Magazine Você: a cada infoproduto vendido e ou objetivo alcançado, você recebe uma comissão e garante uma remuneração extra.

5- Trabalhe como freelancer

Como freelancer (ou autônomo), você trabalha por conta própria, sem vínculos empregatícios com o contratante. Muitas empresas e marcas precisam produzir conteúdo para fortalecer sua relação com o cliente e fazer negócios, e é nesse momento que pode entrar sua atuação como freelancer: se você escreve bem, é designer ou videomaker, por exemplo, pode se cadastrar em plataformas como o 99Freelas – que te conecta com Websites, blogs e Startups – para oferecer seus serviços e garantir uma renda extra.

6- Produza vídeos para as redes sociais

Você sabia que também é possível ganhar dinheiro produzindo vídeos para o YouTube? A ideia é a seguinte: ativando o recurso de monetização – isso é, autorizando a divulgação de anúncios junto aos seus conteúdos – você ganha uma renda extra pelas propagandas. De acordo com os termos de uso do Youtube, quanto mais você produz e divulga seus conteúdos, maiores serão os retornos financeiros.

7- Aproveite seus dotes culinários ou artísticos

Muita gente hoje em dia aproveita para conciliar suas habilidades culinárias – ou mesmo manuais – com a oportunidade de ganhar uma renda extra. Por exemplo: se você gosta de se aventurar na cozinha, por que não aproveitar para ganhar uma renda extra vendendo doces, comidas saudáveis ou marmitas?

Caso você goste de trabalhos manuais – como crochê, costura ou tricô – pode confeccionar peças e amigurumis para vender. Também é possível oferecer serviços de reparo de roupas.

8- Comece a investir seu dinheiro para ganhar renda extra

Caso você ainda não tenha ouvido falar em renda passiva, vamos te contar agora que é possível, sim, fazer o seu dinheiro trabalhar para e por você. Isso quer dizer que além das opções anteriores – nas quais você trabalha ativamente – você também tem a possibilidade de gerar renda a partir de seus próprios investimentos, sem precisar atuar de forma direta no mercado de trabalho.

Para isso, antes de mais nada, você precisa conhecer a dinâmica do mercado financeiro e o seu perfil de investidor. A regra aqui é organização e planejamento para aproveitar da melhor forma o dinheiro que você tem para investir.

Ao investir em renda fixa ou variável, seu dinheiro poderá ter ganhos compostos. É assim que as pessoas garantem uma renda extra por meio dos investimentos – que englobam tanto a renda fixa quanto a renda variável. Existem várias opções disponíveis, desde os CDBs até as ações da Bolsa de Valores.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Renda Passiva. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.