scalper trader

O que é Scalper Trader e como operar Scalping?

Operar na Bolsa de Valores vai muito além de comprar um ativo (produto financeiro que pode gerar renda) quando seu valor estiver baixo e vender quando se valorizar. Existem outras maneiras de ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Este artigo irá falar de uma delas: o scalping trade. Um tipo de operação de day trade arrojado, mas que com estudo e análises, pode ser muito eficiente para quem o utiliza.

Quer saber como isso é possível? Acompanhe o nosso artigo!

O que é Scalper Trader?

Na tradução literal para o português, scalper é “cambista”. No mercado financeiro, é quem observa movimentos rápidos no segmento que investe e se aproveita desses momentos pontuais para comprar e vender seus ativos.

Em outras palavras, o scalper faz várias negociações ao longo de um único dia, com entradas e saídas rápidas que podem durar apenas alguns segundos. A intenção nessa modalidade é ganhar mais dinheiro a partir de uma grande quantidade de negociações curtas.

Para que isso fique mais claro, vamos exemplificar:

Um operador tradicional de day trade pode entrar em uma operação única com a intenção de conseguir 300 pontos, enquanto um scalper trader tentaria conseguir esses mesmos 300 pontos a partir de 10 operações de 30 pontos cada.

De todo modo, quando se trata de duração e frequência das operações, o Scalping trade entra na modalidade de Day Trade.

E o que é o Day Trade?

Existem três formas de se operar na Bolsa, definidas pela duração e frequência com que o investidor opera: a longo, médio ou curto prazos. São elas:

Day trade: negociações que começam e terminam no mesmo dia, isto é, no mesmo pregão.

Swing trade: negociações no curto e médio prazos. O trader se mantém nas operações por mais de um dia.

Buy and hold ou position trade: é a estratégia em que o investidor compra um ativo e deixa ele em sua custódia (mantendo-se posicionado) por um maior tempo, aproveitando os rendimentos e valorizações do preço desse ativo no futuro.

Independente da modalidade, o planejamento e a estratégia são essenciais para ter consistência nos resultados. Para obter lucro, o trader precisa estabelecer metas e lançar mão de recursos para se proteger, como o stop loss – um tipo de ordem que tem o objetivo de limitar o prejuízo da operação quando o ativo atinge uma perda preestabelecida, sendo fechada a operação. 

Como operar como um Scalper Trader?

Além disso, o scalper trader é um grande estudioso que analisa bem as oportunidades. Para analisar as movimentações do mercado, ele utiliza principalmente dois tipos de análises: a técnica e a de fluxo de ordens – também conhecida como tape reading. 

Tape Reading

O Tape Reading se baseia em observar as movimentações ou intenções de compra e venda de ativos por meio do book de ofertas ou livro de ofertas. Por meio deste sistema, o scalper trader verifica como está o preço e a quantidade de ativos à venda, bem como a demanda de compra.

Em outras palavras, o tape reading dá mais detalhes para avaliar qual se aquele é o melhor momento para a negociação daquele ativo. Assim, ele pode ver quando o ativo está com o maior número de interessados, por conta de sua valorização de preço (que não precisa ser muito alta) e vender de forma super-rápida. Essa é uma forma interessante para tomar uma decisão porque é possível aproveitar a expertise de outras pessoas que já operam com conhecimento do segmento e “imitar” a direção que estão tomando naquele momento.

Análise Técnica

A análise técnica, também chamada de análise gráfica, estuda os gráficos e analisa o comportamento dos preços e do volume (quantidade) negociado dos ativos por um tempo determinado (um mês, um ano, etc). O gráfico pode considerar uma janela de tempo: como foi a evolução do preço do ativo em um dia (o que mostrará como a cotação se comportou em minutos ou horas naquele pregão), em uma semana, um mês  ou em meses. O investidor quem decide o período a ser analisado. Os gráficos mais comuns são os gráficos de candle, de linha, barra e o OHLC (revela ao mesmo tempo como os preços iniciaram o pregão, como fecharam, a cotação máxima e mínima em um determinado período).

Quem deve operar como Scalper Trader?

O Scalping é uma estratégia utilizada por investidores arrojados, então o primeiro passo para investir nessa modalidade é entender qual o seu perfil de investidor. De maneira geral, existem três tipos principais: conservador, moderado e arrojado. Vamos falar sobre cada um deles:

1- Perfil Conservador

É aquele tipo de investidor avesso ao risco. Para ele, a segurança é uma prioridade. Como o ideal são as aplicações de baixíssimo risco, investir em renda fixa pode ser uma boa ideia.

2- Perfil Moderado

Este é um perfil que está no meio do caminho entre o conservador e o agressivo. Ele gosta de segurança, mas aceita correr alguns riscos para buscar melhores resultados.O investidor de perfil moderado pode diversificar seus investimentos e ir além da renda fixa. Se a renda variável trouxer retornos mais atrativos, por que não se arriscar um pouco?

3- Perfil Arrojado

O perfil arrojado é aquele que busca por boas rentabilidades, mesmo que precise se arriscar mais para isso. Até porque, no mercado de investimentos, quanto maior o risco envolvido, maior o retorno esperado de uma aplicação. Este perfil entende que, com boas estratégias, as perdas podem ser calculadas e compensadas por grandes ganhos. 

Quais as vantagens de operar Scalping Trade

Uma grande vantagem de operar como Scalper Trader é que você consegue ter resultados positivos independente do cenário do mercado. Negociando nessa modalidade é possível lucrar tanto com a alta quanto com baixa do mercado, afinal, é Scalping Trade uma estratégia que aproveita a volatilidade do mercado.

Além disso, por se tratar de operações rápidas (que duram poucos minutos ou até mesmo segundos), o risco de exposição às mudanças do mercado é minimizado. Isso porque quanto menos tempo você fica exposto em uma operação menos você corre o risco de ocorrer uma grande mudança no cenário previsto através das suas análises.

É sempre importante lembrar que apesar disso, operações de Scalping são feitas em renda variável então você sempre estará sujeito a volatilidade do Mercado Financeiro. Por isso, é necessário muito estudo para que você tenha mais confiança nas suas previsões de oscilação da Bolsa de Valores.

Desvantagens de operar Scalping Trade

Como já dissemos anteriormente, a pessoa que opera como Scalper Trader faz várias operações ao longo do dia. Isso traz à tona uma possível desvantagem financeira, que são os custos das operações.

Quando você realiza várias operações em um mesmo dia, você deve pagar taxas de corretagem toda vez que inicia e encerra uma operação. Se você não estiver em uma corretora com um bom custo-benefício, os valores pagos em taxa de corretagem podem exceder os ganhos que você conseguiu com as operações.

Além disso, é sempre importante lembrar que operações de Scalping são feitas em renda variável então você sempre estará sujeito a volatilidade do Mercado Financeiro. Por isso, é necessário muito estudo para que você tenha mais confiança nas suas previsões de oscilação da Bolsa de Valores. 

Quer saber mais sobre a profissão do trader? Confira nosso texto sobre quanto ganha um trader.

Acompanhe também a Vexter nas redes sociais (Facebook e Instagram) e descubra tudo que é preciso saber para ser um ótimo investidor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Avatar

    Ual quero aprender mais

    1. Bom dia, Isabel! Tudo bem? Que tal se inscrever em nosso canal no Youtube? Nele, nós fazemos uma aula semanal gratuita: https://www.youtube.com/channel/UCnLBDclPk3ibhq1V9TIykFQ

  2. Avatar

    Quero ganhar dinheiro

    1. Bom dia José! Temos um artigo que fala sobre o assunto, recomendamos a leitura: https://bit.ly/2MpO1up

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.