simulador de investimento

O que um simulador de investimento pode te ensinar?

O simulador de investimento é uma ótima maneira de aprender a investir na prática, tirar suas dúvidas e se permitir errar, já que seu dinheiro não estará em jogo. Com ele, é possível fazer operações simuladas com dinheiro fictício usando dados do mercado real. Por isso, o simulador de investimento foi criado para facilitar a vida do investidor iniciante. 

Como o simulador de investimento pode te ajudar e como ele funciona na prática? Vamos entender melhor agora!

O que é um simulador de investimento?

O simulador de investimento é uma plataforma online, onde é possível realizar operações muito semelhantes àquelas realizadas na bolsa de valores. Nele, é possível enviar ordens de compra e venda de ações e ativos do mercado futuro, acompanhar a carteira de investimentos, as ordens em aberto e encerradas, entre outras atividades. Tudo isso sem usar seu dinheiro de verdade. 

No simulador de investimento, o usuário recebe um valor fictício para operar. No caso do simulador da Vexter são R$100.000. O mais interessante disso tudo é que os dados são do mercado real, ou seja, você consegue verificar seu desempenho como se estivesse operando de verdade. ​​​ ​

O simulador é essencial para saber operar na bolsa e aprender a aplicar estratégias. Mesmo que você seja um investidor profissional, você ainda pode pode testar e montar novas estratégias no simulador de investimento, já que na conta real você corre um risco. A conta simulada, portanto, é segura para testar novas técnicas.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Os pregões da B3 (Bolsa de Valores) acontecem de segunda à sexta-feira. São neles que ocorrem as negociações dos ativos, isto é, a compra ou venda dos produtos financeiros, tal como as conhecidas ações das empresas. 

É o investidor que emite essas ordens de compra e venda, tudo de modo virtual. Por isso, antes de realizar a operação, o investidor precisa ter bem definida a sua estratégia e é nessa definição que está um dos critérios para se ter sucesso do investimento.

Para isso, o simulador pode ser de grande ajuda. Sem usar dinheiro de verdade, o usuário envia ordens fictícias de compra e venda de ações e ativos do mercado futuro, acompanha a carteira de investimentos simulada e as ordens em aberto e encerradas, entre outras atividades. 

Quais as vantagens do simulador de investimentos?

Como a Bolsa de Valores apresenta riscos maiores do que a poupança e do que boa parte de outros investimentos de renda fixa, para um iniciante pode parecer mais complicado de investir. Só que, como diz o ditado, a prática leva à perfeição e essa é a principal vantagem do simulador de investimentos na Bolsa.

No caso do simulador da Vexter, são disponibilizados R$ 100.000 para você simular com dados reais do mercado real, ou seja, você consegue verificar seu desempenho como se estivesse operando de verdade. Por isso, o nosso simulador é indicado para quem quer aprender a operar na bolsa.

Mas até mesmo quem já está no mercado há muito tempo pode usar o simulador. Afinal, é possível utilizar o simulador de bolsa para treinar novas estratégias operacionais. 

Por que o simulador de investimento é importante para iniciantes?

O simulador de investimento permite que o iniciante pratique sem arriscar seu patrimônio, sendo importante para quem deseja ter uma experiência operacional na bolsa e entender os fatores que envolvem as operações, como: 

  • o que é um objetivo;
  • o que é um stop;
  • o que é uma saída antecipada;
  • como se comporta uma operação que deu mais lucro ou mais prejuízo, etc. 

Ou seja, conhecer e saber como funciona tecnicamente o mercado. Assim, é possível adquirir experiência para migrar para o mercado real com segurança. 

Simulador de investimento da Vexter

O diferencial do nosso simulador de investimento é que a experiência nele é muito similar à experiência que você teria na sua conta real. Além disso, muitos simuladores de investimento não possuem certas funcionalidades muito importantes, como colocar um stop. Diferente do simulador da Vexter, que possui stop, objetivo e cotações reais.

O fator psicológico de operar na conta real

Contudo, mesmo depois de muito treino, ao operar na conta real é preciso se atentar a algo muito importante: o fator psicológico. Quando você passa a fazer operações reais, é o seu dinheiro que estará em jogo, por isso, a dica é não ir com muita sede ao pote. Vá com calma, mesmo que já tenha adquirido bastante experiência com o simulador de investimento. 

Powered by Rock Convert

Como fazer operações em um simulador de investimento?

Agora que você entendeu melhor como funciona o simulador de investimento, vamos ver na prática como ele funciona. Nos tópicos a seguir, veremos as telas do simulador da Vexter. Vamos lá?

Passo 01: Cadastre-se

O primeiro passo para começar a praticar em um simulador de investimento é cadastrar-se em um. Parece um passo simples, mas essa é uma fase muito importante, porque fazer uma boa escolha de simulador de investimento vai te ajudar em sua jornada de aprendizado. 

Além disso, quanto mais próximo da realidade for o ambiente, melhor! A usabilidade também conta muito, ou seja, a facilidade de utilizar o simulador de investimento. Você deve gastar mais tempo entendendo como realizar operações do que buscando entender o simulador de investimento. 

Para se cadastrar em um simulador de investimento é simples. Na Vexter, você só precisa de Nome, Sobrenome e e-mail.

Depois de se cadastrar, é hora de colocar a mão na massa! Acesse o simulador de investimento e entenda como funciona. Muitos oferecem um tutorial, o que pode te ajudar  no começo.

Passo 02: Escolha as ações que vai negociar

Uma vez no simulador de investimento e com o dinheiro fictício disponível em sua conta, você pode escolher as ações que vai comprar. 

Passo 04: Defina a quantidade e seus limites

Neste momento, é hora de definir a quantidade de ações que você vai comprar e os seus limites de ganho e de perda, que são chamados de stop loss e objetivo. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Passo 05: Enviar ordem

Definidos seus números, é só enviar a ordem e confirmar o envio! Lembre-se apenas de confirmar os dados antes de enviar. Se algo não estiver correto, clique em cancelar. Se estiver, é só confirmar!

Passo 06: Acompanhe seus resultados

Depois de comprar as ações, você pode acompanhar seus resultados através da carteira. 

Passo 07: Encerre sua operação

Quando você alcançar suas metas com a operação, você pode encerrá-la manualmente dentro da aba carteira. Basta clicar no botão “encerrar”. Algumas operações são encerradas automaticamente quando alcançam o valor definido como stop (limite de perda) ou objetivo (limite de ganho).

Praticar é o segredo do sucesso!

Fazer operações no simulador de investimento vai ter ajudar a imergir nesse universo de investimentos. Você irá adquirir experiência e agilidade para fazer operações no mercado real. 

Isso te dará mais segurança e aumentará suas chances de sucesso! Conte com a Vexter para te ajudar em sua jornada de aprendizado. 

Que tal se cadastrar gratuitamente no nosso simulador de investimento? Comece hoje mesmo a praticar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.