O que são as Small Caps?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está pensando em investir em renda variável, quer diversificar sua carteira e não sabe o que escolher dentre tantas opções, uma boa opção a se considerar são as Small Caps. Tratam-se de ações de empresas com baixa capitalização (com valor de mercado abaixo de R$ 2 bilhões) e com alto potencial de valorização e lucratividade. Apesar das ações de grandes empresas como Petrobras, Itaú Unibanco e Vale – chamadas de blue chips –  surgirem como primeira opção quando se opta pelo mercado de ações, as small caps também podem proporcionar interessantes oportunidades de investimentos (para saber mais sobre tipos de ações e como influenciam seus investimentos clique aqui).

Quer entender melhor o que são as Small Caps? Continue a leitura para conhecer as características, vantagens e, principalmente, os riscos que envolvem esse tipo de aplicação!

Small Caps x Blue Chips

O termo Blue Chip é originário dos cassinos, mais especificamente dos jogos de pôquer, nos quais as fichas azuis (blue chips) são as mais valiosas e, consequentemente, as mais visadas. Fazendo um paralelo com o mercado acionário, as Blue Chips são as ações das empresas de grande porte, com mais capitalização e altos valores de mercado, ou seja, “as mais valiosas da bolsa de valores”, em termos de valor de negócio. Apesar da analogia, vale lembrar que investir na Bolsa não é uma aposta: pelo contrário, esse tipo de aplicação envolve estudo e táticas baseadas em dados e informações.  

Na outra ponta estão as Small Caps, ou seja, as ações que podem ser de companhias jovens com diversificação no seu setor de atuação ou de empresas com alguns anos de história, mas com atuação em mercados que ainda não estão consolidados. Seus papéis apresentam menor liquidez na Bolsa e não estão no radar dos grandes investidores, especialmente por ter menos volume de negócio.

Exemplos de small caps brasileiras 

No Brasil, existem diversos exemplos de Small Caps em setores diversos, como Hering e Lojas Marisa (vestuário), Camil (alimentos), Grendene (calçados), Movida (aluguel de carros), Gol (companhia aérea), CVC (turismo), TOTVS (tecnologia)  e Via Varejo (varejo). Uma empresa que vem se destacando nesse cenário é a Duratex, dona das marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, que fabricam louças e metais sanitários, revestimentos cerâmicos e painéis de madeira. A empresa anunciou investimentos na casa de R$ 525 milhões para este ano, o que representa 8,4% a mais do que no ano passado. Vale lembrar que o anúncio de projetos que incluem acordos com outras empresas e bons resultados de uma companhia acabam se refletindo em ganho nas ações. 

Vantagens e riscos das Small Caps

Dentre as vantagens de investir em Small Caps, destaca-se a possibilidade de comprar os papéis de empresas que possuem um valor mais baixo do que o das grandes empresas, bem como a baixa dependência das flutuações dos mercados internacionais. Isso porque geralmente elas dependem mais do mercado doméstico.

Por outro lado, existe o risco de você não conseguir vender os papéis tão rapidamente caso deseje fazê-lo. É o risco de liquidez, como falamos anteriormente. Outro ponto importante está relacionado à baixa liquidez; é preciso estar ciente de que essas ações são indicadas para quem deseja investir em longo prazo – afinal, a ideia é esperar que se valorizem –  e quer correr um pouco mais de risco, visto que o crescimento dessas companhias não é certo. 

Small Caps hoje, Blue Chips amanhã

Há empresas com enorme potencial de valorização que podem gerar altos ganhos para quem investe. Como elas ainda não estão consolidadas, elas podem entrar na mira de seus concorrentes e serem adquiridas ou fundidas. 

Powered by Rock Convert

Isso significa dizer que suas ações possuem um grande potencial de valorização. É possível que empresas que hoje são Small Caps se tornem Blue Chips amanhã, visto que muitas das grandes de hoje já foram, no passado, Small Caps. 

A Magazine Luiza, rede varejista de eletrônicos e móveis, é um bom exemplo de uma empresa que obteve uma grande valorização nos últimos anos. Desde sua abertura de capital, em 2011, obteve valorização de mais de 1000% e, hoje, faz parte do Ibovespa. 

O índice Small Cap (SMLL)

Criado há 13 anos, o Índice Small Cap (SMLL) reúne as ações de empresas com menor valor de capitalização na bolsa de valores e que costumam gerar um menor volume de negociações. Portanto, uma forma de acompanhar o desempenho dessas ações é checando o SMLL, que indica o desempenho das cotações dos ativos de uma carteira composta por Small Caps.

No site da B3 é possível saber como está o desempenho das ações de empresas como: Arezzo, Marfrig, Minerva, Camil, Gol e Via Varejo.  Ao investir, o investidor pode “garimpar” as Small caps de um setor com chances de bom desempenho.

A sugestão é estudar e analisar muito bem para não “cair em uma cilada”. Nesse caso, o dever de casa do investidor deve englobar o conhecimento das métricas financeiras, das estratégias das empresas e, acima de tudo, dos fatores que podem afetar as atividades e o desempenho dessas companhias.

Não tem tempo para se dedicar a essa pesquisa?

Se você não tem conhecimento ou tempo para se dedicar a essa pesquisa, isso não te impede de investir em Small Caps – ou em Blue Chips. Hoje, é possível contar com diversas ferramentas que podem te auxiliar a investir na Bolsa, mesmo que não seja um expert no assunto.

Uma delas é a plataforma da Vexter. Por meio dela, o investidor tem à disposição uma rede social 100% focada em investimentos, na qual pode interagir com outros investidores, aprender, tirar dúvidas com especialistas e acompanhar as salas de trade ao vivo.

Além disso, é possível usar o simulador de investimentos, no qual se pratica em um ambiente muito próximo da Bolsa, sem precisar investir o seu dinheiro de verdade. Experientes analistas de mercado identificam oportunidades de investimento para que você se sinta mais seguro em relação às suas escolhas.

Quer começar investir? Faça já o seu cadastro gratuito

Ficou alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *