smartcoin smartcoin

Smartcoin: conheça as novas queridinhas do mundo cripto

6 minutos para ler

Você que está envolvido no mundo dos criptoativos, já ouviu falar das Smartcoins? Se a resposta for não, você está no lugar certo! Pois, neste artigo, nós iremos te explicar o que são as Smartcoin e porque elas são as queridinhas do momento no universo cripto. 

Boa leitura!

Afinal, o que são as Smartcoins?

O termo Smartcoins significa “moedas inteligentes”, e é utilizado para descrever a nova classe de moedas digitais ligadas a contratos inteligentes. As smartcoins são as moedas de plataformas de desenvolvimento de projetos descentralizados

Esses contratos inteligentes permitem que acordos tradicionais sejam firmados no meio digital. Eles são códigos escritos por desenvolvedores que são executados em alguma rede de blockchain, que possibilita a criação de dApp, aplicações descentralizadas, e apresentam três características que já estão revolucionando os contratos digitais:

  • Impossibilidade de adulteração: por serem registrados na blockchain, os contratos não podem ser modificados;
  • Não estão sujeitos a erros interpretativos: celebrados em linguagem digital, eles não carecem de uma avaliação por autoridades judiciais;
  • São auto executáveis: o próprio protocolo trata de realizar as ações e sanções cabíveis ao contrato, o que inviabiliza descumprimentos e disputas diante do trato.

Atualmente, esse tipo de contrato é utilizado, principalmente, no mercado financeiro, especialmente em transações de câmbio, leilões e criptomoedas. Áreas de vendas e também de recursos humanos também já olham com carinho para os protocolos: o Facebook, por exemplo, tem usado smart contracts ao empregar novos funcionários.

Essas moedas digitais têm apresentado valorização de quase 1.700% ao longo de 2021 no mercado de cripto, segundo o Mercado Bitcoin. A perspectiva de analistas é de que ofereçam bom retorno ao investidor a longo prazo.

Quais são as principais Smartcoins 

Confira a lista das principais smartcoins do mercado, e que apresentam uma boa performance de valorização nos últimos tempos.

Shiba Inu (SHIBA)

A Shiba Inu é uma moeda digital baseada em blockchain da rede ethereum. Ela tem 394,80 trilhões de moedas em circulação e com capitalização de US$17,23 bilhões, o token ocupa o 11º lugar no ranking por capitalização de mercado das criptomoedas.

Avalanche (AVAX)

A Avalanche oferece a mesma funcionalidade que a rede Ethereum, permitindo a execução de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps). No entanto, a Avalanche visa realizar transações mais rápidas e com taxas mais baixas.

Quant (QNT)

QNT é um token Ethereum utilizado para interconectar blockchains, mas também plataformas empresariais, aplicativos e redes existentes para blockchain da marca Overledger da Quant Network de soluções de software empresarial, que permite a criação de mDapps que viabilizam o funcionamento de aplicações descentralizadas em vários blockchains ao mesmo tempo.

 Cosmos (ATOM)

Cosmos (ATOM) é uma criptomoeda que capacita um ecossistema de blockchains criados para expandir e interoperar entre si.Sua proposta é ser uma cadeia com prova de participação.

Solana (SOL)

Solana é uma rede blockchain que fornece aplicativos escaláveis com centenas de projetos em DeFi, NFTs, Web3, entre outros. Seus recursos são semelhantes ao Ethereum, porém mais focado em transações rápidas, de alto rendimento e taxas mais baixas. Para isso, utiliza-se de um pacote de novas tecnologias, incluindo um novo método de verificação de transações chamado de prova de história (PoH).

Atualmente o sistema Solana suporta cerca de 50.000 transações por segundo (TPS) e 400ms de tempos de bloco. A criptomoeda nativa da plataforma Solana é o SOL, usada para pagar taxas de transação e execução de programas na rede.

Mas por que as smartcoins podem ser promissoras?

Um dos motivos para o crescimento das Smartcoins está relacionado à necessidade do mercado de criptomoedas utilizar o serviço das plataformas de contratos inteligentes para se desenvolver. Pois essas possuem ferramentas para os desenvolvedores proporem novas soluções. Boa parte do desenvolvimento do mercado deve passar por essas plataformas.

De todas já disponíveis no mercado, o Ethereum é a plataforma mais conhecida neste segmento das criptomoedas. E a relevância se deve ao desempenho que o ativo digital Ether alcançou desde o seu lançamento no ano de 2015. 

De acordo com a Coinmarketcap, o seu valor de mercado já supera a casa dos R $3 trilhões.Em 2021, o valor de mercado da moeda cresceu 550% (em USD), a Cardano, teve valorização de 1067% (em USD) do seu token. 

E a Solana obteve uma surpreendente alta de 16191% (em USD) no mesmo período e é um dos poucos blockchains, baseados em contratos inteligentes, que possuem uma arquitetura técnica capaz de competir com o Ethereum quando se trata de velocidade e custo de transações. 

Para a utilização de contratos inteligentes, especialmente em DeFi, estes fatores podem ser um importante indicador de sucesso.

Quais são os cuidados?

Apesar da perspectiva de bons retornos, os investidores precisam ficar atentos a alguns detalhes antes de investir nestas criptomoedas. 

A primeira orientação, é entender que o retorno financeiro desse ativo digital deve ser alcançado a longo prazo. Além dessa perspectiva de retorno a longo prazo, é interessante que o investidor realize aportes recorrentes. 

Por isso, antes de tomar essa decisão é muito importante que você já saiba o seu perfil investidor, afinal compreender nossas características nos permite traçar objetivos e definir os caminhos necessários para alcançá-los.

 Quando o assunto é investimento, não seria diferente! Conhecê-lo é tão importante quanto entender sobre finanças na hora de investir e, para saber onde e como investir o seu patrimônio, você precisa conhecer suas preferências e saber qual o seu grau de tolerância às variações naturais do mercado.

E agora que você aprendeu um pouco sobre as Smart Coins, quais são as principais do mercado e porque elas estão sendo a queridinha dos investidores, conta para gente, se você considerou investir neste ativo e qual das principais moedas combina com seu perfil investidor. 

Posts relacionados

Deixe um comentário