O que é Tape Reading?

Tempo de leitura: 4 minutos

Investir na Bolsa de Valores é menos complicado do que parece, mas exige cuidados e estratégia. A pesquisa e a análise de dados são ferramentas essenciais para entender esse mercado e monitorar o desempenho dos seus investimentos. 

Nesse cenário, a análise técnica de ações e a análise fundamentalista são importantes para auxiliar nas escolhas dos investidores. 

Além delas, existe outro recurso que, se usado corretamente, pode te ajudar consideravelmente, especialmente nas operações de Day Trade (aquele tipo de negociação que começa e termina no mesmo dia). É também uma opção interessante para quem quer encontrar a maior liquidez possível, ou seja, fazer com que o seu ativo seja fácil de vender para “virar dinheiro”. 

Esse recurso é chamado de Tape Reading ou de Análise de Fluxo de Ordens. O procedimento mostra como os grandes investidores estão operando naquele dia. Quer saber como funciona e como se beneficiar dela? Descubra abaixo!

O Tape Reading de antigamente 

O termo Tape Reading remonta ao século 19, quando surgiu o telégrafo. A máquina imprimia as informações sobre o que era negociado na Bolsa de Valores naquele dia, com atraso de cerca de 20 minutos.

Eram listadas as ordens de compra e venda de ações, quais papéis estavam sendo negociados e se os preços estavam oscilando acima ou abaixo do valor que foi registrado no início do pregão. 

Em posse dessas informações, os traders (profissionais do mercado financeiro que focam na oscilação de preços para obter lucro), principalmente os Day Traders, se posicionavam e conseguiam decidir se seria melhor vender ou comprar ações para obter retorno financeiro.

O Tape Reading atual

Atualmente, essa essência não mudou. A diferença é a evolução da tecnologia, por meio de softwares, os traders acompanham as informações em tempo real.

Pelo computador, sabem como uma determinada ação está sendo negociada no pregão, quais papéis estão recebendo ordens de compra ou venda e em que volume isso está ocorrendo.

Então, o que é Tape Reading?

Powered by Rock Convert

O Tape Reading, em suma, é uma leitura estratégica do mercado. As negociações são focadas em condições visíveis em tempo real e não em suposições.

Por meio dessa leitura, o Day Trade é facilitado: como você vê o que ocorre naquele exato momento do pregão, as chances de acerto são maiores.

É um recurso interessante para ir além da identificação de padrões. Você pode aproveitar a expertise de uma pessoa que já opera com conhecimento do segmento e posicionar-se na mesma direção para também obter lucro.

Um grande investidor tem menores chances de atuar de forma equivocada, pois movimenta grandes somas de dinheiro e, popularmente dizendo, “eles não brincam em serviço”.

Diferenças entre Tape Reading e outras análises

Você deve estar se perguntando: se já é possível contar com as análises técnica e fundamentalista, por que levar em consideração essa outra leitura?

Por meio do Tape Reading, você obtém um panorama de todo o mercado: quem negocia, como e o quanto está sendo negociado. 

Na análise técnica e na fundamentalista, importam o preço dos ativos e o histórico de preços.  

Para que você entenda melhor: na análise técnica são utilizados gráficos que apontam como os valores dos ativos se comportaram em um determinado período. Aponta caminhos para identificar um padrão, por exemplo, se uma ação apresentou mais alta do que baixa no tempo avaliado, ou se é um bom investimento.

Já a análise fundamentalista se debruça sobre dados e números da empresa que emite as ações. São levados em consideração aspectos como: a companhia teve mais lucro ou prejuízo? Como funciona a gestão da empresa? O objetivo é descobrir se o valor de um ativo é justo, ou seja, se vale o que é cobrado por ele. 

O Tape Reading é mais uma forma de verificar o que está ocorrendo no mercado em si naquele exato momento e não somente padrão de desempenho ou se o valor é justo. Portanto, combiná-lo aos outros tipos de análise pode aumentar as suas chances de sucesso. 

Quer saber mais sobre os estudos que podem te ajudar a investir com mais assertividade na Bolsa? Então confira nosso Guia de análise técnica de ações para iniciantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *