O que é Value Investing e como usar a estratégia! O que é Value Investing e como usar a estratégia!

Value Investing: como funciona essa estratégia de investimento

6 minutos para ler

Você já ouviu falar sobre Value Investing? Ele é um conceito muito utilizado por investidores bilionários e por empresas bem-sucedidas. Um dos nomes do mercado financeiro associado a esse método é o famoso Warren Buffet, um investidor citado na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo. Saiba mais sobre essa estratégia, logo abaixo!

O que é Value Investing?

O Value Investing é uma técnica no mundo dos investimentos que existe desde o início do século XX.

Ela consiste na compra de ações que estão com valor intrínseco da empresa, ou seja, estão desvalorizadas. 

Os investidores que compram essas ações com preço abaixo do seu valor verdadeiro acreditam que elas possam se valorizar a longo prazo. 

A tradução do nome “Value Investing” significa “investimento em valor”, referindo-se às empresas que possuem bons fundamentos, mas que ainda não possuem valorização nos preços das ações.

Como funciona o Value Investing?

Para entender como funciona a estratégia Value Investing vamos explicar desde o início da oferta de uma empresa na Bolsa de Valores. 

As empresas que desejam ampliar suas operações ou se desenvolver com mais rapidez podem abrir o IPO (Oferta Pública Inicial) na B3.

Após a entrada na Bolsa, os investidores podem comprar as ações dessa empresa durante os leilões e se tornarem acionistas. Essas transações são realizadas no mercado primário. 

Em seguida, os investidores podem continuar negociando e repassando as ações conforme as metas de cada um. Esse processo é chamado de mercado secundário. 

A estratégia pode ser aplicada no mercado primário ou secundário, como o investidor desejar.

Os investidores interessados em estudar as ações podem usar o método Value Investing, através de uma análise fundamentalista, para verificar se a empresa tem mais valor que o preço das ações em determinado momento do mercado.

Sendo assim, se o investidor descobrir que a empresa tem mais valor que o preço das ações nesse período, então ele investirá a longo prazo na compra desses papéis.

Tipos de Value Investing

Existem dois tipos de Value Investing para os investidores escolherem a melhor opção, de acordo com seu perfil.

O Deep Value Investing também é conhecido como Value Investing extremo porque consiste em comprar papéis muito depreciados na Bolsa. 

Essa estratégia se aplica em empresas que estão na fase de liquidação ou recuperação judicial.

Porém, quem investe nesse tipo de ação precisa ter muito conhecimento no mercado financeiro porque o risco pode ser alto. 

O High Quality Investing possui uma estratégia contrária da anterior, ou seja, consiste em comprar ações de ótimas empresas que estão com as ações com valores baixos.

A possibilidade de retornos positivos dessas ações é alta porque há chances de recuperação de valor.  

Mesmo com as ações desvalorizadas, essas empresas podem ter aspectos positivos como boa gestão, marca reconhecida no mercado, ótimo produto ou serviço e histórico de caixa positivo. 

Como calcular o Value Investing de uma empresa?

Não existe uma fórmula capaz de encontrar o valor em potencial de uma empresa, mas alguns princípios básicos podem ajudar a descobrir se o preço pelo qual ela é negociada corresponde ao real valor. Confira: 

  1. Primeiramente, procure identificar empresas que possam se tornar bons negócios a longo prazo.
  2. Estude essas companhias e escolha aquelas que você acredita mais na gestão, valor e produto ou serviço oferecido.
  3. Faça a análise fundamentalista dessas empresas em que você vê potencial para identificar quais companhias estão com ações desvalorizadas.
  4. Com base nas análises, compre os papéis e foque no longo prazo. Afinal, quem investe utilizando essa estratégia precisa aguardar os resultados com calma.

Vantagens do Value Investing

Podemos citar algumas vantagens dessa estratégia para compra de ações na Bolsa de Valores. Veja:

Compra consciente

O investidor que utiliza o conceito de Value Investing compra as ações de modo consciente, sem aleatoriedade. 

Encontra boas oportunidades

As análises sobre o valor das ações da empresa ajudam a identificar as boas oportunidades do mercado.

Menos pressão

Por ser um investimento a longo prazo, reduz bastante a pressão e o estresse em busca de retornos rápidos. 

Papéis baratos

O Value Investing oferece a possibilidade de comprar ações com baixos preços no mercado. 

Confiança no método escolhido

Quem utiliza o Value Investing também pode ter fases ruins nos seus investimentos, mas não deixa de acreditar nesse formato de análise para buscar resultados em períodos maiores. 

Menos gastos com taxas

Os gastos com taxas nas transações podem ser menores porque o investidor realiza menos operações com a estratégia.

Menor preocupação com as oscilações

Os investidores não precisam se preocupar constantemente com as oscilações de preços das ações compradas com essa estratégia porque a visão é de longo prazo. 

O que grandes investidores falam sobre Value Investing? 

Essa é uma estratégia bastante utilizada pelos grandes investidores. Saiba quem são eles:

Warren Buffett: como citamos no começo do texto, esse investidor se tornou famoso por conta do Value Investing. Em 1962, ele comprou um número suficiente de ações de uma empresa têxtil capaz de mudar a administração e passou a controlar a companhia.

Benjamin Graham: ele escreveu dois livros muito importantes sobre análise fundamentalista e Value Investing: “Security Analysis” e “O Investidor Inteligente”. Graham inspirou Warren Buffett, de quem foi mentor por muitos anos. 

Seth Klarman: esse investidor é conhecido por apostar em ativos subvalorizados, buscando segurança e lucrando com sua alta no preço.

Vale a pena utilizar a estratégia value investing?

Essa é uma estratégia que exige estudo e paciência, então vale a pena para investidores que buscam resultados a longo prazo.

Ao realizar boas análises sobre as empresas que estão com papéis desvalorizados e encontrar boas oportunidades, o tempo de retorno dessa estratégia pode ser compensado pelos grandes lucros. Descubra mais sobre o mundo dos investimentos com a nossa newsletter. Assine já!

Posts relacionados

Deixe um comentário