warren buffett warren buffett

Quem é Warren Buffett?

6 minutos para ler

Quem é investidor ou se interessa pelo assunto, então já ouviu falar sobre Warren Buffett, a maior lenda do mercado financeiro. Ele é considerado o maior investidor de todos os tempos por conta da sua trajetória de sucesso no mundo dos investimentos. Warren comprou seu primeiro lote de ações aos 11 anos e hoje é uma das pessoas mais ricas do planeta. 

Neste texto, falaremos sobre as frases e ensinamentos desse guru que todo investidor precisa estudar. Veja abaixo! 

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é considerado um dos mais importantes nomes do mercado financeiro no mundo inteiro e um dos homens mais ricos do planeta.  

Nascido em 30 de agosto de 1930, em Omaha, estado de Nebraska, Estados Unidos, onde passou grande parte da sua infância.

Desde muito jovem, Warren demonstrou interesse em ganhar dinheiro. Ele realizou algumas vendas de produtos durante a sua infância e adolescência, demonstrando a sua paixão pelos negócios.

Aos 11 anos, passou a se interessar pela Bolsa de Valores e comprou seu primeiro lote de ações em uma visita à New York Stock Exchance, lugar onde eram negociadas as ações norte-americanas.

Como Warren Buffett começou a investir?

Aos 19 anos, Warren se formou em  Economia pela Universidade Nebraska-Lincoln, depois de cursar dois anos na Wharton Business School.

Em seguida, fez mestrado em Economia pela Columbia Business School, lugar onde foi aluno de outros dois grandes nomes do mercado financeiro: Benjamin Graham e David Dodd.

Sua carreira profissional começou como corretor de ações em Omaha, uma corretora da sua família na cidade em que nasceu.

Sua primeira experiência como corretor de ações era enxergada por ele como “vendedor de remédios”. 

Warren disse: “É como se ele (corretor) fosse pago pela quantidade de comprimidos que vende. Alguns pagam melhor que outros. Mas ninguém consultaria um médico cujo salário depende da quantidade de comprimido que você toma.”

Em 1954, Buffett mudou sua trajetória profissional e passou a trabalhar na Graham-Newman, a empresa de gestão de investimentos de Benjamin Graham.

Neste trabalho, Warren teve uma jornada positiva e pode se considerar aposentado com um patrimônio de US$174.000,00 dólares na época. Mas ele continuou trabalhando.

Warren Buffet e Berkshire Hathaway

A grande virada na vida do investidor Warren Buffett, que fez dele uma lenda, foi a compra das ações da empresa Berkshire Hathaway, uma companhia inicialmente trabalhava com a indústria têxtil.

Aos poucos, Buffett conseguiu comprar um número de papéis suficientes para tomar o controle da gestão da Berkshire Hathaway e mudar o rumo dos investimentos. 

Atualmente, essa empresa supervisiona e gerencia um conjunto de empresas subsidiárias.

Warren ainda é o principal acionista da companhia, além de presidente e diretor-executivo.

Conforme o Índice de Bilionários Bloomberg, a fortuna do presidente da Berkshire Hathaway ultrapassou os US$100,4 bilhões.

Warren Buffett: o método e a estratégia para investir

Vamos explicar o método e a estratégia de Warren Buffett para você se inspirar nesse grande investidor, que se tornou um dos homens mais ricos do mundo através do mundo dos investimentos. Veja:

Método Warren Buffett

O método que o investidor Warren Buffett utiliza para a compra de ações é o Value Investing. 

Foi com seu mentor, Benjamin Grahan, que ele aprendeu essa metodologia e passou a aplicá-la nos seus investimentos. 

O Value Investing consiste na compra de ações com preços baixos de empresas que possuem bons fundamentos, como ótima gestão, produto ou serviço de qualidade, histórico de pagamentos, entre outros pontos positivos. 

Ao utilizar esse método, o investidor acredita que as ações dessas companhias ainda não possuem o real valor durante o atual momento. 

Mas ao realizar a análise fundamentalista sobre essas empresas é possível identificar quais podem ser mais valorizadas e gerar lucros no futuro.

Warren Buffett utiliza esse método para analisar as empresas, comprar os papéis em baixa e aguardar o retorno dos resultados.  

Esse método é um tipo de investimento de longo prazo, então é preciso aguardar os resultados com paciência.

Estratégia Warren Buffett

Warren utiliza durante o seu cotidiano de investimentos a estratégia Buy and Hold, que consiste em comprar ações de boas empresas e guardar esses papéis por um tempo, até quando estiverem boas. 

O objetivo dessa estratégia é acompanhar o crescimento da empresa e lucrar com juros compostos a longo prazo. 

Segundo Buffett, o melhor momento para a compra dessas ações é quando o mercado está em baixa. 

Para ele, o verdadeiro investimento, com ganhos capazes de construir um patrimônio, ocorre em um período mais longo.

Porém, não basta comprar essas ações e esquecê-las na carteira. Antes de adquiri-las, é preciso fazer análises fundamentalista e reavaliar as ações de tempos em tempos.

A estratégia Buy and Hold pode trazer bons resultados aos investidores, mas exige muita paciência e estudo.

7 ensinamentos de Warren Buffett

Vamos contar os principais ensinamentos de Warren Buffett para quem deseja ter sucesso nos investimentos a longo prazo. Confira:

  1. Aprenda a encontrar empresas com bons fundamentos para buscar bons ativos a longo prazo.
  2. É preciso saber nadar contra a maré, então seja otimista quando todos são pessimistas e pessimista quando todos são otimistas.
  3. Dê um longo tempo para os juros compostos trabalharem para multiplicar o seu patrimônio.
  4. Procure manter a consistência da sua estratégia mesmo nas oscilações do mercado.
  5. O mercado financeiro vive em constantes mudanças, então nunca pare de aprender. 
  6. Mantenha os pés no chão. Warren Buffett ainda mantém hábitos simples e mora na mesma casa que comprou nos primeiros anos da sua vida adulta.
  7. Não seja hipnotizado pelas oscilações do mercado porque podem ser aleatórias no curto prazo.

Frases de Warren Buffett

Para finalizar, leia as frases inspiradoras ditas pelo Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos: 

  • “O preço é o que você paga. Valor é o que você recebe”.
  • “Os riscos surgem se você não sabe o que está fazendo”.
  • “O tempo é amigo dos negócios excelentes e inimigo dos negócios medíocres”.
  • “Apenas invista em ‘negócios simples’, que você entenda”.
  • “Regra número um: nunca perca dinheiro. Regra número dois: nunca esqueça a regra número um”.
  • “Ações têm sido muito mais atraentes do que títulos”.
  • “No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o pára-brisa”.
  • “É mais fácil ficar longe do problema do que sair dele”.
  • “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo”.
  • “Reduzir as expectativas é a melhor estratégia de defesa para um investidor”.

Gostou do método, estratégia, ensinamentos e frases do Warren Buffett? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ganhe mais conhecimento sobre investimentos.

Posts relacionados

Deixe um comentário