Warren Buffett Warren Buffett

Quem é Warren Buffett?

5 minutos para ler

Um dos mais importantes investidores da atualidade, Warren Buffett se destaca pela sua genialidade e simplicidade. Sem dúvida nenhuma, é uma referência para qualquer investidor e uma personalidade para termos como inspiração.

Seu interesse pelo mundo dos negócios começou bem cedo, ainda na infância. Ao final da adolescência, Warren Buffett já havia juntado mais de 9 mil dólares, o que equivale a aproximadamente 90 mil dólares nos dias atuais.

Apesar de acumular um patrimônio bilionário – ocupando o posto de quarto homem mais rico do mundo, de acordo com a Revista Forbes – Buffett se destaca pela sua generosidade e sabedoria, trazendo grandiosas lições de vida para todos nós. 

Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre a vida desse incrível investidor e inspire-se!

Quem é Warren Buffett?

Nascido no dia 30 de agosto de 1930, em Nebraska, nos Estados Unidos, Warren Buffett é um filantropo, empresário e investidor.

Mas não é só isso: também chamado de lenda do mercado financeiro por alguns e é considerado um dos mais importantes e bem-sucedidos investidores do mundo!

Sua fortuna provém da empresa multinacional de investimentos Berkshire Hathaway, localizada em Omaha, no estado de Nebraska, da qual é CEO e principal acionista. Um outro apelido pelo qual é muito conhecido também é Oráculo de Omaha, devido à inteligência e genialidade de suas estratégias.

Como Warren Buffett começou a investir 

Sua trajetória no mundo dos negócios começou logo na infância: quando criança, entregava jornais na porta das casas e vendia o que podia – de pipoca a Coca-Cola.

Antes dos 15 anos, Warren Buffett já havia declarado o seu primeiro imposto de renda – o que o fez receber uma restituição pela sua bicicleta, a qual usava para trabalhar.

Com quase 20 anos, Buffett se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Nebraska-Lincoln. Logo em seguida, recebeu o título de mestre em Economia pela Columbia Business School. Foi lá que ele conheceu um de seus mestres, Benjamin Graham – precursor da Análise Fundamentalista, ou Value Investing.

Alguns anos depois, Warren Buffett começou a comprar papéis da empresa Berkshire Hathaway, e, passado algum tempo, acabou se tornando o CEO da corporação. A multinacional do ramo dos investimentos possui participações em grandes companhias, como a Coca-Cola e a Apple, por exemplo.

Método Warren Buffett de investir

Em linhas gerais, Warren Buffett acredita que o planejamento, a paciência e o autoconhecimento são as chaves para se obter sucesso no mundo dos investimentos. Para ele, o retorno financeiro está diretamente ligado ao tempo que o investidor está disposto a considerar ao investir. Quanto maior o prazo, maiores são as possibilidades de lucro.

Além do conhecimento técnico sobre o mercado, é importante também desenvolver o autoconhecimento. Isso porque o que irá diferenciar um investidor mediano de um bom investidor é a sua capacidade de enxergar boas oportunidade de negócio sem se deixar levar pela emoção, agindo impulsivamente.

Buffett é autor de várias frases de sucesso que ilustram suas estratégias. Veja abaixo o que ele diz sobre risco e persistência:

1- “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo”.

 2- “Risco vem de você não saber o que está fazendo”.

3-“O tempo é amigo dos negócios excelentes e inimigo dos negócios medíocres”.

Estratégia de Warren Buffett

Como vimos, o foco de Warren Buffett está no longo prazo. Mais de 90% de sua fortuna foi alcançada após os seus 50 anos de idade, o que evidencia seu sucesso com as apostas realizadas em longos períodos de tempo no mercado financeiro.

Buffett vê na fórmula juros compostos + tempo uma ótima oportunidade para lucrar, e é por isso que adota o buy and hold como estratégia ao investir.

Após analisar a solidez e as condições financeiras, econômicas e até mesmo sociais das empresas – Value Investing, também conhecido como Análise Fundamentalista – é hora de buscar boas oportunidades de negócio.

Para Buffett, o melhor momento para comprar as ações das instituições que você enxerga potencial e chance de valorização a médio e longo prazo é quando o mercado está em baixa.

É agora que entra a atuação da fórmula juros compostos + tempo: quanto maior o tempo, maiores os juros e ou os dividendos acumulados.

Prazo de investimento

Apesar de ser uma ótima estratégia para quem deseja obter bons retornos a longo prazo, o buy and hold pode não atender às expectativas de um investidor que visa fazer o seu patrimônio crescer em curto ou médio prazo.

Existem diversas opções de investimento no mercado financeiro, e não há nenhuma melhor que a outra.

Como o próprio Warren Buffett diz, um bom investidor é aquele que conhece seus objetivos e desenvolve a capacidade de enxergar e fazer bons negócios. A depender de seu perfil e de suas metas como investidor, apostar no curto prazo pode ser a melhor alternativa para você, por exemplo.

Se você se interessou pelo assunto, deixe um comentário para a gente aqui no blog e não se esqueça de ler mais sobre o seu Perfil de Investidor. No mercado financeiro, sucesso é sinônimo de conhecimento, prática e persistência!

Posts relacionados

Deixe um comentário